Líder comunista chinês condenado à prisão perpétua

(dr) Mingtiandi

Wan Qingliang

Wan Qingliang

O antigo secretário-geral do Partido Comunista Chinês em Cantão, Wan Qingliang, foi condenado esta sexta-feira à prisão perpétua por aceitar subornos, informou a imprensa estatal.

Wan Qingliang, de 52 anos, antigo primeiro-secretário do PCC e ex-presidente da Câmara de Cantão, uma das mais prósperas cidades da China, aceitou subornos de pelo menos 111 milhões de yuan (14,8 milhões de euros), segundo a sentença, citada pela agência oficial Xinhua.

A mesma fonte detalha que todas as suas propriedades foram confiscadas e os seus “direitos políticos” eliminados.

Wan desempenhou vários cargos regionais até ser nomeado vice-governador da província de Guangdong, considerada a “vanguarda da política de Reforma e Abertura” adotada pelo PCC no final da década de 1970 e que transformaria a China na segunda economia mundial.

Foi também membro não permanente do 18.º Comité Central do PCC, até que em 2014 foi afastado de todos os seus cargos, após a Comissão Central de Disciplina do partido colocá-lo sob investigação.

Mais de uma centena de quadros dirigentes, alguns dos quais ministros, foram atingidos por uma campanha anti-corrupção que está em curso na China desde que o atual presidente Xi Jinping assumiu a chefia do PCC, em novembro de 2012.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. em Portugal também acontece a prisão perpetua só que não é dos corruptos mas sim a do povo (fica eternamente a pagar a divida do dinheiro “roubado” por esses corruptos e de quem os corrompeu)

  2. Por cá, temos a prenda recebida pelo Ricardo Salgado e a gente da alta ligada ao BPN, ao BPP, ao BCP, ao BANIF, ao BES/GES, à CGD, para só falar na banca. E se fora só na banca… Tudo gente intocável?

RESPONDER

Desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou esta sexta-feira que a desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável" e enumerou ainda cinco áreas que necessitam de igualdade de género para "mudar o …

Isabel dos Santos comprou casa em Lisboa através de um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo

A empresária Isabel dos Santos utilizou uma empresa com sede no Estado norte-americano de Delaware, considerado um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo, para comprar um imóvel de luxo em Lisboa, que está avaliado …

"Não é aceitável". Alentejo de fora dos descontos nas portagens

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, considera “incompreensível” que a A6 (Autoestrada Marateca-Caia), que atravessa o Alentejo, não esteja incluída na lista das autoestradas que vão beneficiar de uma redução do preço …

Afinal, a economia portuguesa cresceu 2,2% em 2019 (mas está em desaceleração)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em alta, de 0,2 pontos percentuais, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português em 2019, situando-o em 2,2%, três décimas acima das previsões do Governo. Ainda assim, …

Deputado do PSD propõe referendo. "Concorda com a despenalização da prática da eutanásia?"

O deputado do PSD Pedro Rodrigues enviou na quarta-feira aos companheiros de bancada um projeto de resolução que propõe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a convocação de um referendo sobre a eutanásia. De …

Alguém apostou no Placard num café fechado. Santa Casa perdeu dois milhões de euros

Durante quatro dias, a Santa Casa da Misericórdia registou o valor de dois milhões de euros em apostas, a partir de um café encerrado em Odivelas. Entre 9 e 12 de fevereiro, alguém apostou dois milhões …

Bairro da Jamaica. Novas suspeitas reabrem queixa contra agentes

Os moradores envolvidos nos confrontos de janeiro de 2019, no Bairro da Jamaica, pedem a reabertura do processo contra os agente da PSP. A defesa quer ver anulada a decisão do Ministério Público que acusou …

"Cuidados de morte." Governo acusado de cortar em cuidados paliativos para poupar dinheiro

A Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) acusa o Governo de estar a cortar nos cuidados paliativos para poupar dinheiro. A TSF avança esta sexta-feira que a Associação Nacional dos Cuidados Continuados (ANCC) não tem dúvidas …

Novo Banco contrata detetives para seguir ex-líder da Ongoing

O Novo Banco contratou equipas especializadas compostas por investigadores privados para fazer o levantamento de todos os bens que possam ser associados a Nuno Vasconcellos, ex-líder da Ongoing. Segundo avança o Correio da Manhã esta sexta-feira, …

Eurobic nega que Teixeira dos Santos esteja a ser investigado pelo Banco de Portugal

Na quinta-feira, o jornal Público deu conta de uma investigação do Banco de Portugal (BdP) ao papel de Teixeira dos Santos no Eurobic no âmbito do caso Luanda Leaks. Agora, o banco vem a público …