Licenciadas nas melhores universidades chinesas estão a trabalhar como empregadas domésticas

Uma mulher licenciada numa das melhores universidades do país trabalha há anos como empregada doméstica e babysitter para famílias ricas na China. O seu caso não é único no país.

Na China, o currículo de uma empregada doméstica está a gerar um debate aceso na internet focado no aproveitamento dos alunos licenciados nas melhores universidades do país.

A mulher de 29 anos tem uma licenciatura na Universidade Tsinghua, uma das melhores do país e até do mundo. O seu currículo foi partilhado online por uma agência de empregadas de limpeza e, entretanto, fez furor nas redes sociais chinesas, escreve a Vice.



A chinesa, cujo nome não foi revelado, trabalha como empregada de limpeza e babysitter para algumas das famílias mais ricas de Xangai, desde 2016. Agora, a mulher está à procura de um trabalho semelhante, ambicionando um salário de cerca de 4.500 euros por mês.

Apenas uma pequena fração dos candidatos é admitida nas principais universidades do país: a Universidade Tsinghua e a Universidade de Pequim. A maioria dos recém-licenciados em Tsinghua seguem empregos nas áreas da tecnologia, finanças e educação.

Embora muitos internautas argumentem que é um desperdício de talento tornar-se empregada de limpeza, outros defendem que é natural que as pessoas procurem empregos de menor prestígio com salários mais altos num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Uma sondagem de 2020 revelou que recém-licenciados da Universidade Tsinghua recebem, em média, um salário mensal a rondar os 2.280 euros, o mais alto entre todos os licenciados chineses.

A geração jovem chinesa muitas vezes queixa-se de ser apanhada numa competição incessante na escola e no trabalho.

A Your Trust Home Service, a agência que partilhou o perfil da mulher, disse ao jornal chinês Southern Metropolis que emprega candidatos altamente qualificados para trabalhar como tutores particulares ou empregadas de limpeza para clientes ricos.

As empregadas de elite são responsáveis por administrar outras empregadas domésticas e organizar festas, em vez de fazerem o trabalho doméstico sozinhas, disse a empresa ao jornal na semana passada.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …