Licenciadas nas melhores universidades chinesas estão a trabalhar como empregadas domésticas

Uma mulher licenciada numa das melhores universidades do país trabalha há anos como empregada doméstica e babysitter para famílias ricas na China. O seu caso não é único no país.

Na China, o currículo de uma empregada doméstica está a gerar um debate aceso na internet focado no aproveitamento dos alunos licenciados nas melhores universidades do país.

A mulher de 29 anos tem uma licenciatura na Universidade Tsinghua, uma das melhores do país e até do mundo. O seu currículo foi partilhado online por uma agência de empregadas de limpeza e, entretanto, fez furor nas redes sociais chinesas, escreve a Vice.

A chinesa, cujo nome não foi revelado, trabalha como empregada de limpeza e babysitter para algumas das famílias mais ricas de Xangai, desde 2016. Agora, a mulher está à procura de um trabalho semelhante, ambicionando um salário de cerca de 4.500 euros por mês.

Apenas uma pequena fração dos candidatos é admitida nas principais universidades do país: a Universidade Tsinghua e a Universidade de Pequim. A maioria dos recém-licenciados em Tsinghua seguem empregos nas áreas da tecnologia, finanças e educação.

Embora muitos internautas argumentem que é um desperdício de talento tornar-se empregada de limpeza, outros defendem que é natural que as pessoas procurem empregos de menor prestígio com salários mais altos num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Uma sondagem de 2020 revelou que recém-licenciados da Universidade Tsinghua recebem, em média, um salário mensal a rondar os 2.280 euros, o mais alto entre todos os licenciados chineses.

A geração jovem chinesa muitas vezes queixa-se de ser apanhada numa competição incessante na escola e no trabalho.

A Your Trust Home Service, a agência que partilhou o perfil da mulher, disse ao jornal chinês Southern Metropolis que emprega candidatos altamente qualificados para trabalhar como tutores particulares ou empregadas de limpeza para clientes ricos.

As empregadas de elite são responsáveis por administrar outras empregadas domésticas e organizar festas, em vez de fazerem o trabalho doméstico sozinhas, disse a empresa ao jornal na semana passada.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga figura de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …