Pedidos de licenças para alojamento local caem 40%

No primeiro trimestre 2019, foram registadas 3291 unidades de alojamento local (AL), menos 2249 do que no mesmo período de 2018, registando-se uma quebra na ordem dos 40%, noticia o Correio da Manhã esta segunda-feira. 

“Esta quebra não só não assusta como até é saudável. É uma fase normal, verificou-se o que era previsível”, disse Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), ao diário que teve acesso a números do Turismo de Portugal.

A nível nacional, Lisboa regista os números os mais significativos: entre janeiro e março, registaram-se 481 novos pedidos de AL, menos do que aqueles recebidos no período homólogo em 2018: 1124 registos, uma quebra na ordem dos 60%.

No Porto, o número de registos passou de 586 para 335 quando comparados os primeiros trimestres dos dois anos. A explicar estes dados está a autor-regulação do mercado.

“Em Lisboa, a competitividade está a ficar muito maior. As pessoas agora pensam duas vezes antes de entrar no negócio”, disse Eduardo Miranda ao CM.

Na capital, o decréscimo registado desde que foi levantada a suspensão de novos registos em cinco bairros históricos está em linha com o ritmo de quebra a nível nacional. Desde que o bloqueio foi definido, em novembro de 2018, e até 31 de março de 2019, foram registados 1704 alojamentos na capital – uma quebra de 40% face ao período homólogo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ator e encenador Tiago Rodrigues vence Prémio Pessoa 2019

O ator, encenador e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, Tiago Rodrigues, é o vencedor do Prémio Pessoa 2019. Tiago Rodrigues, ator, encenador, dramaturgo e diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, é …

Nova ponte sobre o Douro não vai estar concluída em 2022

As câmaras do Porto e Gaia admitiram esta quinta-feira que a nova ponte sobre o rio Douro "dificilmente" vai estar pronta em 2022, como estava previsto, apontando para 2020 o lançamento do concurso público. O ponto …

Tribunais com luz verde para aceder a dados escolares de menores. Governo ignora alerta sobre Protecção de Dados

A Justiça vai ter acesso directo e automático às informações escolares de menores por via da "desmaterialização da informação" prevista no Simplex. A medida foi aprovada numa nova portaria conjunta dos ministérios da Justiça e …

"Ridícula". Donald Trump critica escolha de Greta Thunberg para Personalidade do Ano

O Presidente norte-americano, Donald Trump, comentou esta quinta-feira, a escolha da Greta Thunberg como “Personalidade do Ano” pela revista Time, aconselhando a jovem sueca a controlar a “raiva” e ir ao cinema. A ativista já …

Bruno de Carvalho sabia que o plantel "não estava com ele", diz Podence em tribunal

O futebolista Daniel Podence disse em tribunal, esta quinta-feira, que o antigo presidente do Sporting sabia "perfeitamente que o plantel não estava com ele", na altura da invasão à academia do clube, em Alcochete. Na 12.ª …

"É o que dá ser novata". Líder parlamentar do PAN engana-se no tema do debate

A líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, protagonizou um momento caricato na Assembleia da República, esta quinta-feira, quando subiu à tribuna e começou a sua intervenção sobre pessoas sem-abrigo quando o debate era sobre …

Pelo menos um morto e 25 feridos na explosão em prédio na Alemanha

Pelo menos uma pessoa morreu e 25 ficaram feridas esta sexta-feira na sequência de uma explosão num edifício residencial em Blankenburg, na Alemanha. Uma explosão num prédio de habitação na cidade de Blankenburg, região da Sáxonia, …

Infarmed retira do mercado 7 cremes para crianças da Wells, Barral e Dermosense

O Infarmed detetou irregularidades em sete produtos cosméticos hidratantes para crianças, ordenando a retirada do mercado de dois cremes de rosto para bebé, da Barral e da Wells, e a retirada voluntária de dois outros …

Ninguém sabe o que fazer com duas estátuas de Salazar

Nem o Estado, nem a Câmara Municipal de Santa Comba Dão parecem saber o que fazer com duas estátuas de António de Oliveira Salazar. Haveria planos para as exibir no Museu Salazar, mas como o …

Tancos. Principal suspeito vai ser libertado em janeiro

João Paulino, o principal suspeito do roubo de material militar dois paióis de Tancos, e mais sete suspeitos vão ser libertados a 28 de janeiro. A informação é avançada esta sexta-feira pela revista Sábado, que dá …