Liam Thorp era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

James Maloney / Liverpool Echo

Liam Thorp, editor do Liverpool Echo

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou com 6,2 cm de altura, dando-lhe um índice de massa corporal (IMC) de 28.000.

A história insólita é contada pelo The Guardian que refere que Liam Thorp, editor político do Liverpool Echo, ficou muito “confuso” com toda a situação, tendo partilhado a sua experiência “francamente surreal” numa thread do Twitter, que rapidamente se tornou viral.

O jovem, de 32 anos, surgia nas listagens com um índice de massa corporal equivalente a 28.000, causado pelo facto de, em vez de o registarem com 6’2 feet de altura – o equivalente a 1,88 metros -, terem escrito que tinha apenas 6,2 centímetros de altura.

Thorp telefonou para o NHS (o equivalente britânico ao Sistema Nacional de Saúde) para tentar perceber o que tinha acontecido. De acordo com o jornal britânico, o engano foi corrigido.

“Eu ganhei alguns quilos no confinamento, mas fiquei surpreendido por me ter tornado, clinicamente, um obeso mórbido. Esta situação fez-me repensar o que devo fazer nas noites das panquecas”, ironizou, em declarações à BBC Radio 5.

Na rede social, a história foi partilhada com o título “Fui convidado a levar a vacina porque o NHS pensava que eu tinha 6 centímetros”, numa publicação onde Liam Thorp escreveu: “A notícia que nunca pensei que iria escrever“.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor,
      Temos uma quantidade inesgotável de lápis azul para comentários que não cumpram os Termos e Condições e o Estatuto Editorial do ZAP. No seu caso, temos a certeza de que consegue exprimir as suas opiniões e críticas, nomeadamente ao trabalho do ZAP, sem injuriar gratuitamente quem o faz. Quando o fizer, agradecemos-lhe o comentário e corrigimos qualquer erro que nos seja apontado se for caso disso.

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …