Leste de Aleppo estará totalmente destruído até ao final do ano

(dr) Maysun

Aleppo, Syria: Hell on Earth by Maysun

A ONU emitiu, esta quinta-feira, um apelo sobre Aleppo ao avisar que o leste da cidade enfrenta a “destruição total”, e exortou os combatentes islamitas a abandonaram as suas posições para permitir o envio de ajuda aos civis.

“No máximo em dois meses, dois meses e meio, a cidade do leste de Aleppo pode estar totalmente destruída”, disse o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em declarações aos jornalistas em Genebra.

A zona rebelde do leste de Aleppo tem sido flagelada por uma ofensiva das forças governamentais com o apoio da aviação da Rússia, incluindo diversos ataques a instalações hospitalares.

A antiga Frente Al-Nusra alterou recentemente a sua designação para Frente Fateh al-Sham na sequência da sua desvinculação à rede da Al-Qaida, apesar de se considerar que os dois grupos mantêm conexões.

Staffan de Mistura, pediu aos 900 combatentes da organização extremista que abandonem o leste de Aleppo e comprometeu-se a escoltá-los “fisicamente”.

“Caso decidam sair [de Aleppo] com dignidade (…) estou pessoalmente preparado fisicamente para vos acompanhar”, disse o enviado da ONU.

De acordo com a AFP, a ONU já classificou o leste de Aleppo como uma “zona sitiada”.

Segundo Jens Laerke, porta-voz do Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Aleppo reúne os três critérios das zonas sitiadas – cerco militar, falta de acesso à ajuda humanitária e ausência de liberdade de deslocamento para os civis.

No total, existem 18 zonas sitiadas na Síria, tendo sido retirada da lista a cidade de Daraya, que foi evacuada após um acordo com o governo sírio.

As Nações Unidas estimam que, atualmente, cerca de 275.000 civis estejam sob cerco no leste de Aleppo, e com a impossibilidade de envio de ajuda após as forças governamentais terem controlado a última rota de abastecimento em julho.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que, desde 23 de setembro, já morreram 342 pessoas, entre elas 106 crianças – e 1.129 ficaram feridas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por uma questao de reconstrucçao futura seria mais vantajosa a destruiçao total da cidade para depois se poder planificar a reconstrucçao em moldes mais modernos e pensando já que a zona é extremamente instavel mesmo depois de se ter procedido à sua limpeza total.

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …