O Lesoto, o país com um estranho registo limpo de covid-19, regista primeira infeção

Nic Bothma / EPA

O Lesoto era, até hoje, o único país do continente africano sem casos confirmados. A disparidade na capacidade de testes entre os países é um fator de incerteza no controlo da epidemia de covid-19 na região.

O Lesoto, o único país em África que permanecia até agora sem casos de covid-19, anunciou esta quarta-feira ter registado a primeira infeção, correspondente a um cidadão vindo do estrangeiro.

“O que o Centro Nacional de Comando de Emergência do Lesoto [NECC] pode confirmar é que o caso é importado do Médio Oriente, sem sinais ou sintomas”, explicaram as autoridades sanitárias do pequeno reino, localizado no meio da África do Sul, através do Twitter.



Numa declaração oficial, o Ministério da Saúde do Lesoto explicou que o resultado positivo foi confirmado esta terça-feira, após a realização de 81 testes entre pessoas que tinham vindo da África do Sul e da Arábia Saudita.

O Lesoto era o único país do continente africano sem casos confirmados, embora a disparidade na capacidade de testes entre países seja um fator de incerteza no controlo da epidemia na região. O pequeno reino do Sul não tem capacidade para testar a própria doença e, até à data, apenas foram realizados 597 testes com a ajuda de laboratórios sul-africanos (301 dos quais estão ainda pendentes).

Há muito poucos países sem qualquer caso confirmado de covid-19. Há exceção de dez ilhas no Oceano Pacífico e dois estados com regimes autoritários (Coreia do norte e Turquemenistão), todos os países do globo combatem o novo coronavírus.

Nestes casos, a inexistência do vírus é fácil de explicar, quer pela insularidade longínqua, quer pela falta de credibilidade das estatísticas. No entanto, há outro país com um registo limpo que é mais difícil de compreender.

Os números oficiais da Organização Mundial de Saúde (OMS) e a base de dados da Universidade Johns Hopkins não atribuíam, até hoje, qualquer caso ao Lesoto.

Kathleen McCarthy, representante do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas no Lesoto, explicou ao Expresso que “é muito difícil acreditar que não haja casos” neste país africano, “uma vez que o país está completamente rodeado pela África do Sul, onde há milhares de casos confirmados”.

A África do Sul, com pouco mais de 10 mil casos positivos, é o país africano mais afetado pela covid-19. “As fronteiras com a África do Sul são conhecidas por serem muito porosas e é um facto bem conhecido que há pessoas que a atravessam ilegalmente e entram no país sem ficarem de quarentena ou sem serem testadas“, explicou ainda a responsável.

O Lesoto está completamente dependente do país vizinho para fazer testes à covid-19, devido à limitada capacidade do setor da saúde deste país.

“No PAM estamos particularmente preocupados com as consequências humanitárias que a covid-19 já está a ter num dos países mais pobres do mundo. O Lesoto tem a segunda taxa mais alta de HIV do mundo [o primeiro é a Suazilândia] e está agora a lidar com duas emergências nacionais”, explicou ainda, referindo-se à covid-19 e à seca muito grave que o país enfrenta.

De acordo com o semanário, a 6 de maio, o Lesoto pôs fim a cinco semanas de confinamento e os impactos económicos são devastadores.

“Estima-se que o número de pessoas em situação de insegurança alimentar aumente de cerca de 500 mil para perto de 900 mil até setembro deste ano”, projetou McCarthy, que salientou que a pandemia de covid-19 pode ser o início de uma pandemia de fome no país africano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …