/

Lesados do BES vão poder recuperar até 75% das perdas

António Cotrim / Lusa

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES, promovida pela Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial, em frente a sede do Novo Banco, em Lisboa

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES, promovida pela Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial, em frente a sede do Novo Banco, em Lisboa

Os cerca de dois mil clientes do antigo BES que adquiriram papel comercial poderão recuperar entre 50% a 75% do capital investido.

Os lesados do papel comercial do BES vão poder recuperar entre 50% a 75% do capital investido, disse hoje à Lusa o advogado Nuno Vieira, dando conta dos resultados da reunião do grupo de trabalho sobre esta matéria realizada na segunda-feira.

“Posso dizer que a solução prevê a criação de um fundo, um veículo que vai agregar todos os direitos jurídicos das pessoas, e que vai nos próximos anos tentar recuperar todo o dinheiro dos lesados nos tribunais. Esse fundo vai adiantar desde já uma parte do valor a todos os grupos de investidores não-qualificados de papel comercial”, disse o advogado, que representa a maior parte dos lesados do papel comercial do BES.

Segundo o Público, quem investiu até meio milhão de euros vai receber 75% mas, neste caso, há um limite de 250 mil euros. No caso de aplicações superiores a 500 mil euros, os clientes recuperam metade do valor, sem qualquer teto máximo.

O jornal adianta ainda que uma primeira tranche deverá chegar em 2017 e o restante será pago em três ou, no máximo, cinco anos.

A reunião do grupo de trabalho que integra representantes da CMVM, Banco de Portugal, BES, Governo, Associação de Lesados e advogados decorreu na segunda-feira mas os resultados do acordo alcançado só vão ser oficialmente anunciados no final desta semana.

O número de lesados do papel comercial do BES ultrapassa os dois mil investidores e que reclamam cerca de 500 milhões de euros.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.