/

Estes leões-marinhos são os “campeões” do maior shutdown da história dos Estados Unidos

Uma colónia com cerca de 60 elefantes-marinhos invadiu uma praia na Califórnia e parece de lá não querer sair. Devido ao shutdown norte-americano não foi ainda possível retirar os animais – se um “campeão” houvesse desta que foi a maior paralisação da história política dos EUA seriam estes enormes mamíferos.

Estes elefantes-marinhos, cujos machos podem chegar a pesar 400 quilogramas, continuam a morar em Drakes Beach, uma praia no norte da Califórnia, e ninguém sabe ao certo quando lá chegaram, uma vez que a equipa responsável pela administração da vida selvagem não estava a trabalhar devido à paralisação do Executivo norte-americano.

Aproveitando a falta de vigilância, os elefantes-marinhos tomaram de assalto a praia, derrubando cercas até lá chegar. Os funcionários federais viram-se obrigados a encerrar os acessos à praia e a pedir especial atenção aos habitantes locais.

De acordo com o San Francisco Chronicle, os responsáveis do Serviço Nacional de Parques dos EUA só descobriram a colónia no domingo, quando o parque voltou a abrir após o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decretar o fim do shutdown. E estes animais parecem mesmo estar a prosperar no seu novo habitat: têm mais de 35 pequenas crias.

Apesar de os serviços federais já não estarem paralisados, não foi ainda possível resolver a situação e, por isso, as autoridades pedem aos residentes da região que se mantenham afastados, evitando que os animais fiquem nervosos com a presença humana.

Em declarações à CNN, John Dell’Osso, do Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos, disse nunca ter visto algo assim, pelo menos em número. “Já aconteceu vir aqui parar um elefante-marinho, mas não 60”, revelando que os animais tiveram entretendo cerca de “35 a 40 crias, que estão a ser amamentadas pelas suas progenitoras”.

“Queremos apenas que as pessoas tenham alguma paciência porque estamos a tentar resolver o problema”, acrescentou o responsável.

Normalmente, explica o Gizmodo, os elefantes-marinhos vivem numa praia separada desta, com penhascos de 30 metros de altura. No entanto, as marés altas ou até tempestades podem ter levado os elefantes-marinhos a invadir a vizinhança.

A maior paralisação política dos EUA

O shutdown levando a cabo por Donald Trump deixou cerca de 800 mil funcionários públicos sem salários, suspendendo vários departamentos federais. Alguns funcionários públicos viram-se obrigados a recorrer a bancos alimentares.

A paralisação parcial durou 35 dias, tornando-se a mais longa da história política dos Estados Unidos, tendo ultrapassado o recorde de 21 dias estabelecido durante a presidência de Bill Clinton, em janeiro de 1996.

O Presidente norte-americano decretou o shutdown depois de ver recusado o financiamento para a construção de um muro na fronteira com o México, a sua maior bandeira eleitoral. Segundo os cálculos da S&P Global Ratings, a economia dos Estados Unidos sofreu perdas de, pelo menos, 6 mil milhões de dólares durante o shutdown, custando mais do que o muro idealizado por Trump.

Os números dão conta que estas perdas superam em 300 milhões os fundos solicitados por Trump para a construção do muro fronteiriço. Em dezembro passado, o Presidente pediu 5,7 mil milhões de dólares para criar a infraestrutura.

SA, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.