Maria Manuel Leitão Marques também é hipótese no PS para as europeias

O nome da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa é visto como uma forte possibilidade para um lugar na lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu, que será liderada pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

Maria Manuel Leitão Marques é da “máxima confiança” do primeiro-ministro e, na opinião de um membro do executivo de António Costa, citado pelo Público, representa um “fator de modernidade no Governo”.

Manuela Leitão Marques tem obra feita e está vocacionada para projetos ligados à área da inteligência artificial, ao desenvolvimento e às novas tecnologias. É sempre ela que puxa pelo Governo”, acrescenta a mesma fonte.

Além de Maria Manuel Leitão Marques, outro nome que começou a circular nesta terça-feira foi o da ex-ministra da Administração Interna de António Costa Constança Urbano de Sousa, que se demitiu do cargo, em outubro de 2017, não resistindo à polémica dos incêndios nesse ano. O Público apurou, contudo, que Constança Urbano de Sousa mostrou-se indisponível para integrar a lista socialista.

O nome da deputada Sónia Fertuzinhos é dado como certo na lista ao PE que, formalmente, só será aprovado no dia 28 de fevereiro pela comissão política do partido. Há nomes que são já dados como certos na disputa eleitoral marcada para 26 de maio. É já certo que Carlos Zorrinho e Pedro Silva Pereira continuarão no PE, pois têm lugar elegível assegurado na lista.

A eurodeputada Maria João Rodrigues, especialista em assuntos da União Europeia, fazia parte das escolhas de Costa para Bruxelas-Estrasburgo, mas a investigação de que está a ser alvo por assédio laboral por uma assistente do gabinete pode comprometer a recandidatura.

A nível do PS-Açores, a escolha recai em André Bradford, que é líder parlamentar na Assembleia Regional. Ex-secretário-regional da Presidência no último executivo de Carlos César, entre 2008 e 2012, André Bradford vai substituir na lista o também açoriano Ricardo Serrão Santos.

Em relação à Madeira, parece haver algumas dúvidas sobre a recondução da eurodeputada Liliana Rodrigues.

Depois de fechada a lista europeia dos socialistas, o que só acontecerá no dia 28 de fevereiro, o PS convoca a sua comissão nacional para o dia 9 de março, no Porto, para aprovação do manifesto político com que o partido se apresentará às eleições europeias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …