Maria Manuel Leitão Marques também é hipótese no PS para as europeias

O nome da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa é visto como uma forte possibilidade para um lugar na lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu, que será liderada pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

Maria Manuel Leitão Marques é da “máxima confiança” do primeiro-ministro e, na opinião de um membro do executivo de António Costa, citado pelo Público, representa um “fator de modernidade no Governo”.

Manuela Leitão Marques tem obra feita e está vocacionada para projetos ligados à área da inteligência artificial, ao desenvolvimento e às novas tecnologias. É sempre ela que puxa pelo Governo”, acrescenta a mesma fonte.

Além de Maria Manuel Leitão Marques, outro nome que começou a circular nesta terça-feira foi o da ex-ministra da Administração Interna de António Costa Constança Urbano de Sousa, que se demitiu do cargo, em outubro de 2017, não resistindo à polémica dos incêndios nesse ano. O Público apurou, contudo, que Constança Urbano de Sousa mostrou-se indisponível para integrar a lista socialista.

O nome da deputada Sónia Fertuzinhos é dado como certo na lista ao PE que, formalmente, só será aprovado no dia 28 de fevereiro pela comissão política do partido. Há nomes que são já dados como certos na disputa eleitoral marcada para 26 de maio. É já certo que Carlos Zorrinho e Pedro Silva Pereira continuarão no PE, pois têm lugar elegível assegurado na lista.

A eurodeputada Maria João Rodrigues, especialista em assuntos da União Europeia, fazia parte das escolhas de Costa para Bruxelas-Estrasburgo, mas a investigação de que está a ser alvo por assédio laboral por uma assistente do gabinete pode comprometer a recandidatura.

A nível do PS-Açores, a escolha recai em André Bradford, que é líder parlamentar na Assembleia Regional. Ex-secretário-regional da Presidência no último executivo de Carlos César, entre 2008 e 2012, André Bradford vai substituir na lista o também açoriano Ricardo Serrão Santos.

Em relação à Madeira, parece haver algumas dúvidas sobre a recondução da eurodeputada Liliana Rodrigues.

Depois de fechada a lista europeia dos socialistas, o que só acontecerá no dia 28 de fevereiro, o PS convoca a sua comissão nacional para o dia 9 de março, no Porto, para aprovação do manifesto político com que o partido se apresentará às eleições europeias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Informações contraditórias. Autoridades belgas não confirmam morte de portugueses em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, não confirmam a nacionalidade lusa, nem a existência de três vítimas mortais, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …

Bilardo foi "distraído" para não saber da morte de Maradona

Carlos Bilardo continua sem saber que Diego Maradona morreu. Família tenta proteger saúde do antigo selecionador argentino. Diego Armando Maradona morreu em novembro e Carlos Bilardo continua sem saber desse falecimento. A família tenta proteger a …

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …