/

Maria Manuel Leitão Marques também é hipótese no PS para as europeias

O nome da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa é visto como uma forte possibilidade para um lugar na lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu, que será liderada pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

Maria Manuel Leitão Marques é da “máxima confiança” do primeiro-ministro e, na opinião de um membro do executivo de António Costa, citado pelo Público, representa um “fator de modernidade no Governo”.

Manuela Leitão Marques tem obra feita e está vocacionada para projetos ligados à área da inteligência artificial, ao desenvolvimento e às novas tecnologias. É sempre ela que puxa pelo Governo”, acrescenta a mesma fonte.

Além de Maria Manuel Leitão Marques, outro nome que começou a circular nesta terça-feira foi o da ex-ministra da Administração Interna de António Costa Constança Urbano de Sousa, que se demitiu do cargo, em outubro de 2017, não resistindo à polémica dos incêndios nesse ano. O Público apurou, contudo, que Constança Urbano de Sousa mostrou-se indisponível para integrar a lista socialista.

O nome da deputada Sónia Fertuzinhos é dado como certo na lista ao PE que, formalmente, só será aprovado no dia 28 de fevereiro pela comissão política do partido. Há nomes que são já dados como certos na disputa eleitoral marcada para 26 de maio. É já certo que Carlos Zorrinho e Pedro Silva Pereira continuarão no PE, pois têm lugar elegível assegurado na lista.

A eurodeputada Maria João Rodrigues, especialista em assuntos da União Europeia, fazia parte das escolhas de Costa para Bruxelas-Estrasburgo, mas a investigação de que está a ser alvo por assédio laboral por uma assistente do gabinete pode comprometer a recandidatura.

A nível do PS-Açores, a escolha recai em André Bradford, que é líder parlamentar na Assembleia Regional. Ex-secretário-regional da Presidência no último executivo de Carlos César, entre 2008 e 2012, André Bradford vai substituir na lista o também açoriano Ricardo Serrão Santos.

Em relação à Madeira, parece haver algumas dúvidas sobre a recondução da eurodeputada Liliana Rodrigues.

Depois de fechada a lista europeia dos socialistas, o que só acontecerá no dia 28 de fevereiro, o PS convoca a sua comissão nacional para o dia 9 de março, no Porto, para aprovação do manifesto político com que o partido se apresentará às eleições europeias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.