Leiria cria “polícia anti-covid”, Vimieiro encerra cafés

Daniel Pockett / EPA

O município de Leiria apresentou esta sexta-feira uma “‘polícia’ anti-covid” que vai patrulhar o concelho até final de setembro, recomendando a utilização de máscara de proteção “em todos os espaços”, à semelhança do que está a ser feito noutros países.

“Muitos países que voltaram a ter aumento do número de casos [de covid-19] tomaram a decisão de usar máscara em todos os espaços”, lembrou o presidente da Câmara de Leiria.

Por isso, a campanha Leiria Regressa 2.0 está a recomendar a utilização da máscara tanto em espaços fechados como abertos, envolvendo um conjunto de viaturas e condutores em ações de sensibilização em pontos sensíveis do concelho.

“Antecipámos um bocadinho essa necessidade, reforçando a importância de utilização da máscara sempre”, explicou Gonçalo Lopes, numa apresentação que decorreu num dos parques da cidade, junto ao rio Lis, zona interditada no início da pandemia devido à presença de elevado número de pessoas.

Arraiolos encerra cafés

Cafés, restaurantes e equipamentos para crianças fecharam e o mercado não se realiza em Vimieiro, concelho de Arraiolos (Évora), por precaução, depois de oito pessoas terem testado positivo para a covid-19.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, indicou que, até quinta-feira, foram “identificados oito casos positivos” de covid-19 em pessoas da “mesma família”, residentes na vila de Vimieiro.

A Saúde Pública “está a fazer o levantamento e o rastreio às pessoas que contactaram” com os casos positivos para “identificar possíveis contágios que possam ter ocorrido”.

Questionada pela Lusa, Sílvia Pinto disse não ter dados sobre o número de pessoas desta vila que já fizeram ou vão fazer o teste à covid-19 e que estão em isolamento profilático.

“Sabemos que há muitas pessoas que estão identificadas como possíveis contactos de quem testou positivo”, assinalou, indicando que algumas dessas pessoas são “funcionários e proprietários” de três cafés e restaurantes da vila.

Portugal regista esta sexta-feira mais sete mortes e 313 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia até esta sexta-feira registam-se 49.692 casos de infeção confirmados e 1.712 mortes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para as redes sociais

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …