O município de Leiria apresentou esta sexta-feira uma “‘polícia’ anti-covid” que vai patrulhar o concelho até final de setembro, recomendando a utilização de máscara de proteção “em todos os espaços”, à semelhança do que está a ser feito noutros países.
“Muitos países que voltaram a ter aumento do número de casos [de covid-19] tomaram a decisão de usar máscara em todos os espaços”, lembrou o presidente da Câmara de Leiria.
Por isso, a campanha Leiria Regressa 2.0 está a recomendar a utilização da máscara tanto em espaços fechados como abertos, envolvendo um conjunto de viaturas e condutores em ações de sensibilização em pontos sensíveis do concelho.
“Antecipámos um bocadinho essa necessidade, reforçando a importância de utilização da máscara sempre”, explicou Gonçalo Lopes, numa apresentação que decorreu num dos parques da cidade, junto ao rio Lis, zona interditada no início da pandemia devido à presença de elevado número de pessoas.
Arraiolos encerra cafés
Cafés, restaurantes e equipamentos para crianças fecharam e o mercado não se realiza em Vimieiro, concelho de Arraiolos (Évora), por precaução, depois de oito pessoas terem testado positivo para a covid-19.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, indicou que, até quinta-feira, foram “identificados oito casos positivos” de covid-19 em pessoas da “mesma família”, residentes na vila de Vimieiro.
A Saúde Pública “está a fazer o levantamento e o rastreio às pessoas que contactaram” com os casos positivos para “identificar possíveis contágios que possam ter ocorrido”.
Questionada pela Lusa, Sílvia Pinto disse não ter dados sobre o número de pessoas desta vila que já fizeram ou vão fazer o teste à covid-19 e que estão em isolamento profilático.
“Sabemos que há muitas pessoas que estão identificadas como possíveis contactos de quem testou positivo”, assinalou, indicando que algumas dessas pessoas são “funcionários e proprietários” de três cafés e restaurantes da vila.
Portugal regista esta sexta-feira mais sete mortes e 313 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia até esta sexta-feira registam-se 49.692 casos de infeção confirmados e 1.712 mortes.
ZAP // Lusa