Leiloado por 1.6 milhões o único relogio pessoal que esteve na Lua

RR Auction

O relógio Bulova usado na Lua pelo comandante da Apolo XV, David Scott, regressou à Terra ainda com poeira do solo lunar

O único relógio pessoal a ser usado na Lua por um astronauta foi esta quinta-feira leiloado por um valor recorde de 1,6 milhões de euros. Nunca uma peça em leilão relacionada com astronautas tinha chegado a um valor tão alto.

O relógio em causa, de marca Bulova, foi usado em 1971 pelo astronauta David Scott, comandante da Apolo XV, durante a quarta missão tripulada da NASA à Lua.

O Bulova foi leiloado pela RR Auction e arrematado por um empresário da Flórida por 1.625 milhões de dólares, cerca de 1.47 milhões de euros. Segundo a leiloeira, o empresário, que quis permanecer anónimo, é um coleccionador de objectos únicos.

Segundo o Space.com, durante a década de 1960 a NASA entregava aos seus astronautas, para as suas missões lunares, relógios Omega Speedmaster.

Na quarta missão à Lua, em 1971, Scott usou o seu Speedmaster nos dois primeiros passeios no solo lunar. Mas durante o segundo passeio, o vidro do seu relógio oficial partiu-se.

Felizmente, Scott tinha levado incluído entre os seus objectos pessoais um relógio, o agora famoso Bulova, que usou na sua terceira e última caminhada na Lua – e no resto da missão Apolo XV.

Após o fim do programa Apolo, em 1973, a NASA doou os Omega Speedmaster ao Museu Smithsonian, onde a maior parte deles ainda hoje se encontra.

O relógio Bulova e a correia de velcro com manchas de pó lunar com que o astronauta o prendeu ao fato espacial permaneceram na posse de Scott e foram guardados, até agora, numa caixa-forte.

44 anos anos depois de ter passeado na Lua, o relógio saiu finalmente da sua caixa para dar um derradeiro passeio até à Flórida, a troco de uma quantia nada menos que… astronómica.

AJB, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …