O único relógio pessoal a ser usado na Lua por um astronauta foi esta quinta-feira leiloado por um valor recorde de 1,6 milhões de euros. Nunca uma peça em leilão relacionada com astronautas tinha chegado a um valor tão alto.
O relógio em causa, de marca Bulova, foi usado em 1971 pelo astronauta David Scott, comandante da Apolo XV, durante a quarta missão tripulada da NASA à Lua.
O Bulova foi leiloado pela RR Auction e arrematado por um empresário da Flórida por 1.625 milhões de dólares, cerca de 1.47 milhões de euros. Segundo a leiloeira, o empresário, que quis permanecer anónimo, é um coleccionador de objectos únicos.
Segundo o Space.com, durante a década de 1960 a NASA entregava aos seus astronautas, para as suas missões lunares, relógios Omega Speedmaster.
Na quarta missão à Lua, em 1971, Scott usou o seu Speedmaster nos dois primeiros passeios no solo lunar. Mas durante o segundo passeio, o vidro do seu relógio oficial partiu-se.
Felizmente, Scott tinha levado incluído entre os seus objectos pessoais um relógio, o agora famoso Bulova, que usou na sua terceira e última caminhada na Lua – e no resto da missão Apolo XV.
Após o fim do programa Apolo, em 1973, a NASA doou os Omega Speedmaster ao Museu Smithsonian, onde a maior parte deles ainda hoje se encontra.
O relógio Bulova e a correia de velcro com manchas de pó lunar com que o astronauta o prendeu ao fato espacial permaneceram na posse de Scott e foram guardados, até agora, numa caixa-forte.
44 anos anos depois de ter passeado na Lua, o relógio saiu finalmente da sua caixa para dar um derradeiro passeio até à Flórida, a troco de uma quantia nada menos que… astronómica.