Lego quer substituir plástico por cana-de-açúcar, mas não revela quanto vai gastar

coleydude / flickr

Há 60 anos que a Lego produz peças em plástico, mas quer deixar de fazê-lo. No entanto, o CEO ainda não revelou quanto é que a empresa vai gastar para implementar estas alterações.

A lego planeia usar materiais sustentáveis já a partir de 2030, nomeadamente cana-de-açúcar para substituir o plástico que usa há já 60 anos. No entanto, não avança quanto é que este plano irá custar nem se irá afetar os resultados futuros.

Segundo o Jornal de Negócios, a empresa anunciou em março que queria eliminar a dependência do plástico feito a partir do petróleo e apostar no fabrico de brinquedos com materiais recicláveis ou à base de fibras de plantas.

O desafio que a empresa detido por Niels B. Christiansen enfrenta agora é desenhar blocos que encaixem na perfeição, com cores atrativas e que não se partam com facilidade, isto sem usar plástico. Apesar de querer alterar a matéria-prima, a Lego quer manter o produto e a qualidade, um plano que vai custar muito dinheiro.

Mas a Lego não revela valores. “É difícil dizer”, afirmou o CEO da empresa à Bloomberg. “Nem sequer tenho a certeza se vamos ser capazes de criar algo com a qualidade pretendida”.

Certo é que os primeiros passos já foram dados: este ano, a empresa começou a produzir peças em polietileno, obtido através da conversão do etileno da cana-de-açúcar.

Além disso, entre 1 e 17 de Agosto, a Lego disponibilizou o conjunto “Plants from Plants” gratuitamente em compras superiores a 35 euros, mas que só esteve disponível online e em alguns países devido ao acesso limitado aos materiais sustentáveis.

Ainda assim, a Lego não está sozinha nesta luta contra o plástico. Há cada vez mais empresas a tentarem usar materiais recicláveis ou, no mínimo, menos poluentes.

É o caso da Coca-Cola, que planeia reciclar o equivalente a todas as garrafas e latas que usa até 2030, e o McDonald’s e a Starbucks que estão a deixar de usar palhinhas de plástico.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …