Legislativas 2019: Jerónimo e Catarina abrem porta a Geringonça II (e Nuno Santos aprova)

António Cotrim / Lusa

Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, lideres de PCP e Bloco de Esquerda, manifestaram neste domingo disponibilidade para viabilizar um Governo do PS, numa “geringonça II”. Um cenário que Pedro Nuno Santos, ministro e cabeça de lista do PS por Aveiro, admite.

“Nestas coisas não temos tabu, nem fazemos suspense”, arrancou Catarina Martins na sua declaração na noite eleitoral perante resultados de projecções que solidificam o Bloco de Esquerda como “a terceira força política nacional“, como vincou.

Uma declaração que antecedeu a ideia de que o Bloco está receptivo para viabilizar um Governo de estabilidade do PS, caso o partido não atinja a maioria absoluta. Catarina Martins frisou que o seu partido admite negociar “uma solução de estabilidade que assegure a reposição de rendimentos ao longo da legislatura”, ou para “negociações ano a ano” em sede de Orçamento de Estado.

O mesmo discurso teve Jerónimo de Sousa, embora de forma menos declarada. O PCP “contribuirá para a aprovação de medidas que considere positivas” e dará “combate a todas as medidas negativas”, frisou o líder do PCP, apresentando aquelas que serão as suas exigências para uma potencial “geringonça II”.

Como “objectivos imediatos”, Jerónimo traça a luta pelo aumento geral dos salários, a subida do Salário Mínimo Nacional para 850 euros, o aumento geral e real das pensões, creches gratuitas até aos três anos, direito à habitação, reforço do investimento no Serviço Nacional de Saúde e demais serviços públicos, 1% do Orçamento de Estado para a cultura e garantia da protecção do meio ambiente.

“Sem compromissos formais, caso haja uma força construtora contarão com a CDU, se for ao contrário, como está claro em várias matérias, contarão com a CDU para a oposição”, alertou Jerónimo.

Nuno Santos admite novo entendimento à esquerda

O cabeça de lista do PS por Aveiro, Pedro Nuno Santos, afirmou que os socialistas governaram “quatro anos sem maioria absoluta”, mas “com estabilidade” e admitiu a repetição deste cenário na próxima legislatura.

“Não há nenhuma razão para que isso não aconteça nos próximos quatro anos”, afirmou o também ministro das Infraestruturas e da Habitação aos jornalistas, no Hotel Altis, em Lisboa, onde a direcção socialista acompanha os resultados da noite eleitoral.

No entanto, Pedro Nuno Santos não quis confirmar eventuais acordos com os partidos à esquerda porque é preciso “esperar pelos resultados finais”. “Acho que estamos a pôr um bocadinho a carroça à frente dos bois“, salientou, frisando que é melhor “esperar que as projecções se confirmem” para as “ler com calma”.

“Isso não significa que nós não trabalhemos com os parceiros com quem trabalhamos nos últimos quatro anos”, prosseguiu.

As projecções dos resultados eleitorais divulgadas por RTP, SIC e TVI dão a vitória ao PS nas eleições legislativas, entre 34% e 40% dos votos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …