Legislador russo culpa “arma climática” dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada “arma climática” secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo. 

Em declarações à estação de rádio Govorit Moskva, o legislador russo disse, na passada terça-feira, que os Estados Unidos estavam a utilizar a alegada arma climática propositadamente para aquecer a Rússia, conta o jornal The Moscow Times.

O objetivo dos norte-americanos seria, segundo Zhuravlyov, criar uma catástrofe climática para desestabilizar o país. “Se [o permafrost da Rússia] derreter agora, será um desastre (…) Os norte-americano sabem disso e estão a testar esta arma”.

“Estou convencido de que estas mudanças não são aleatórias”, sustentou.

Este foi o inverno mais quente de Moscovo dos últimos 133 anos. Segundo escreveu o jornal norte-americano The New York Times, os responsáveis da capital russa chegaram a criar neve artificial e transportaram-na para o centro da cidade em dezembro.

Os meteorologistas atribuem as anómalas temperaturas sentidas em Moscovo neste inverno a uma frente incomum oriunda do Oceano Atlântico.

A Newsweek recorda que esta não foi a primeira vez que Zhuravlyov, que é também líder do partido ultranacionalista Rodina, culpou os Estados Unidos pelo clima russo. Em outubro de 2019, o responsável político disse na televisão estadual Russia 1 que os incêndios na Sibéria eram fruto da violação do clima levada a cabo pelos norte-americanos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus, que atrasado mental! Então os americanos também usam contra si próprios essa suposta arma que vive na imaginação doentia dos conspiracionistas quando acontecem fenómenos climáticos extremos nos EUA como os tornados, as poderosas tempestades de neve, calor extremo na Califórnia que provoca incêndios devastadores, furacões e inundações destruidoras? Há pessoas que, por serem paranoicas e estarem no poder são um perigo para a humanidade.

    • Os EUA queiram ou não devem ser dos mais que sofrem mas mesmo assim preferem meter a cabeça debaixo da areia e seguem cegamente o tramp. Tenho pena dos jovens que vão herdar os problemas dos malucos que mandam no mundo.

      • Há muitas teorias, qualquer um pode desenvolver. No entanto, muitas das tais teorias não são provadas nem conseguem ser desmentidas por factos, apenas ser uma entidade oficial que assim o diz. Qual a credibilidade disso Vs. vindo de outra fonte?
        Por outro lado, ao longo da história há algumas conspirações já provadas em documentos oficiais desclassificados que na altura eram de gente maluca.
        Resumindo, algumas teorias têm alguma sustentação. Outras não. Enfiá-las todas no mesmo saco é que é um erro. Os argumentos/provas é que devem ser sim analisadas

    • Infelizmente aqui há muitos ignorantes, Figueiredo. Depois quando não admitem a ignorância, ofendem…
      Para aqueles que duvidam, procurem as patentes no site da CI[A] sobre modificação climática e geoengenharia.
      Deixo algo para pesquisarem: Project Cloverleaf; Ben Livingston – The Father of Weaponized Weather.

      • Como parece solidarizar-se com o Figueiredo, depreendo que o ignorante e o ofensivo sou eu. Por partes: 1 – A única pessoa a produzir uma ofensa antes de si foi o próprio Figueiredo (“não procure ajuda para curar a sua paranoia que não é preciso…” https://zap.aeiou.pt/legislador-russo-culpa-arma-climatica-eua-302927#comment-401977), 2 – “A Moby Dick das teorias da conspiração” foi retirado, daí estar entre aspas, da página da Wikipédia indicada pelo Figueiredo.
        Finalmente, acabo aqui esta não-conversa. Não tem qualquer interesse.

RESPONDER

Viúva de Kobe Bryant avança para tribunal contra empresa que operava helicóptero

Vanessa Bryant avançou com uma ação por homicídio involuntário contra a empresa que operava o helicóptero que caiu, causando a morte do seu marido, Kobe Bryant, da filha Gianna e de outras sete pessoas. A queixa …

Covid-19: Confirmado primeiro caso de infeção na Catalunha

A Espanha anunciou hoje o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus na Catalunha, subindo assim para quatro o número de infetados em território espanhol. Os pormenores sobre este novo caso agora na comunidade catalã serão …

Traficante perde códigos de contas com 53,6 milhões de euros em bitcoins

Um traficante irlandês, que acumulou uma fortuna de 55 milhões de euros em bitcoins, perdeu os códigos para aceder às contas depois de os esconder no estojo onde estava guardada a sua vara de pescar, …

Morreu Katherine Johnson, a matemática que ajudou a levar o Homem à Lua

A matemática norte-americana Katherine Johnson, que trabalhou para a agência espacial norte-americana (NASA), morreu esta segunda-feira aos 101 anos. A informação foi avançada no fim da tarde desta segunda-feira pelo administrador da NASA, Jim Bridenstine, …

Asia Bibi quer obter asilo político em França

A cristã paquistanesa Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia em 2010 e absolvida oito anos depois, antes de se refugiar no Canadá, referiu esta segunda-feira pretender obter asilo político em França. Asia Bibi disse à …

Covid-19. Itália com 50 novos casos e Portugal com novo suspeito

Em Portugal, a DGS confirmou um novo caso suspeito de infeção. Por sua vez, as autoridades italianas anunciaram a existência de 50 novos casos de infetados com Covid-19. A Direção-Geral de Saúde confirmou, esta terça-feira, …

Benfica também está interessado em Rúben Amorim

O Benfica junta-se ao Sporting na corrida pela contratação do treinador do Sporting de Braga, Rúben Amorim. O jovem técnico tem impressionado ao serviço dos bracarenses. Depois de se falar do interesse do Sporting CP em …

15 anos após gravação sem autorização, Estado condenado a indemnizar Sá Fernandes

O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 3 mil euros ao advogado Ricardo Sá Fernandes. Em causa está um acórdão assinado pelo juiz Rui Rangel em …

Contribuintes têm até esta terça-feira para validar faturas (e podem valer até 2.500 euros no IRS)

Os contribuintes que, no ano passado, colocaram o seu NIF em faturas devem verificar se todas estão corretamente associadas à tipologia de despesas a que correspondem para efeitos de IRS, terminando esta terça-feira o prazo …

Plácido Domingo diz "assumir toda a responsabilidade dos seus erros"

O tenor também desistiu de se apresentar na Ópera Metropolitana de Nova Iorque, enquanto outras óperas americanas cancelaram as suas atuações, que no entanto continuam na Europa. O tenor espanhol Plácido Domingo, acusado nos Estados Unidos …