Legislador russo culpa “arma climática” dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada “arma climática” secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo. 

Em declarações à estação de rádio Govorit Moskva, o legislador russo disse, na passada terça-feira, que os Estados Unidos estavam a utilizar a alegada arma climática propositadamente para aquecer a Rússia, conta o jornal The Moscow Times.

O objetivo dos norte-americanos seria, segundo Zhuravlyov, criar uma catástrofe climática para desestabilizar o país. “Se [o permafrost da Rússia] derreter agora, será um desastre (…) Os norte-americano sabem disso e estão a testar esta arma”.

“Estou convencido de que estas mudanças não são aleatórias”, sustentou.

Este foi o inverno mais quente de Moscovo dos últimos 133 anos. Segundo escreveu o jornal norte-americano The New York Times, os responsáveis da capital russa chegaram a criar neve artificial e transportaram-na para o centro da cidade em dezembro.

Os meteorologistas atribuem as anómalas temperaturas sentidas em Moscovo neste inverno a uma frente incomum oriunda do Oceano Atlântico.

A Newsweek recorda que esta não foi a primeira vez que Zhuravlyov, que é também líder do partido ultranacionalista Rodina, culpou os Estados Unidos pelo clima russo. Em outubro de 2019, o responsável político disse na televisão estadual Russia 1 que os incêndios na Sibéria eram fruto da violação do clima levada a cabo pelos norte-americanos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus, que atrasado mental! Então os americanos também usam contra si próprios essa suposta arma que vive na imaginação doentia dos conspiracionistas quando acontecem fenómenos climáticos extremos nos EUA como os tornados, as poderosas tempestades de neve, calor extremo na Califórnia que provoca incêndios devastadores, furacões e inundações destruidoras? Há pessoas que, por serem paranoicas e estarem no poder são um perigo para a humanidade.

    • Os EUA queiram ou não devem ser dos mais que sofrem mas mesmo assim preferem meter a cabeça debaixo da areia e seguem cegamente o tramp. Tenho pena dos jovens que vão herdar os problemas dos malucos que mandam no mundo.

      • Há muitas teorias, qualquer um pode desenvolver. No entanto, muitas das tais teorias não são provadas nem conseguem ser desmentidas por factos, apenas ser uma entidade oficial que assim o diz. Qual a credibilidade disso Vs. vindo de outra fonte?
        Por outro lado, ao longo da história há algumas conspirações já provadas em documentos oficiais desclassificados que na altura eram de gente maluca.
        Resumindo, algumas teorias têm alguma sustentação. Outras não. Enfiá-las todas no mesmo saco é que é um erro. Os argumentos/provas é que devem ser sim analisadas

    • Infelizmente aqui há muitos ignorantes, Figueiredo. Depois quando não admitem a ignorância, ofendem…
      Para aqueles que duvidam, procurem as patentes no site da CI[A] sobre modificação climática e geoengenharia.
      Deixo algo para pesquisarem: Project Cloverleaf; Ben Livingston – The Father of Weaponized Weather.

      • Como parece solidarizar-se com o Figueiredo, depreendo que o ignorante e o ofensivo sou eu. Por partes: 1 – A única pessoa a produzir uma ofensa antes de si foi o próprio Figueiredo (“não procure ajuda para curar a sua paranoia que não é preciso…” https://zap.aeiou.pt/legislador-russo-culpa-arma-climatica-eua-302927#comment-401977), 2 – “A Moby Dick das teorias da conspiração” foi retirado, daí estar entre aspas, da página da Wikipédia indicada pelo Figueiredo.
        Finalmente, acabo aqui esta não-conversa. Não tem qualquer interesse.

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …