Legislador russo culpa “arma climática” dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada “arma climática” secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo. 

Em declarações à estação de rádio Govorit Moskva, o legislador russo disse, na passada terça-feira, que os Estados Unidos estavam a utilizar a alegada arma climática propositadamente para aquecer a Rússia, conta o jornal The Moscow Times.

O objetivo dos norte-americanos seria, segundo Zhuravlyov, criar uma catástrofe climática para desestabilizar o país. “Se [o permafrost da Rússia] derreter agora, será um desastre (…) Os norte-americano sabem disso e estão a testar esta arma”.

“Estou convencido de que estas mudanças não são aleatórias”, sustentou.

Este foi o inverno mais quente de Moscovo dos últimos 133 anos. Segundo escreveu o jornal norte-americano The New York Times, os responsáveis da capital russa chegaram a criar neve artificial e transportaram-na para o centro da cidade em dezembro.

Os meteorologistas atribuem as anómalas temperaturas sentidas em Moscovo neste inverno a uma frente incomum oriunda do Oceano Atlântico.

A Newsweek recorda que esta não foi a primeira vez que Zhuravlyov, que é também líder do partido ultranacionalista Rodina, culpou os Estados Unidos pelo clima russo. Em outubro de 2019, o responsável político disse na televisão estadual Russia 1 que os incêndios na Sibéria eram fruto da violação do clima levada a cabo pelos norte-americanos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus, que atrasado mental! Então os americanos também usam contra si próprios essa suposta arma que vive na imaginação doentia dos conspiracionistas quando acontecem fenómenos climáticos extremos nos EUA como os tornados, as poderosas tempestades de neve, calor extremo na Califórnia que provoca incêndios devastadores, furacões e inundações destruidoras? Há pessoas que, por serem paranoicas e estarem no poder são um perigo para a humanidade.

    • Os EUA queiram ou não devem ser dos mais que sofrem mas mesmo assim preferem meter a cabeça debaixo da areia e seguem cegamente o tramp. Tenho pena dos jovens que vão herdar os problemas dos malucos que mandam no mundo.

      • Há muitas teorias, qualquer um pode desenvolver. No entanto, muitas das tais teorias não são provadas nem conseguem ser desmentidas por factos, apenas ser uma entidade oficial que assim o diz. Qual a credibilidade disso Vs. vindo de outra fonte?
        Por outro lado, ao longo da história há algumas conspirações já provadas em documentos oficiais desclassificados que na altura eram de gente maluca.
        Resumindo, algumas teorias têm alguma sustentação. Outras não. Enfiá-las todas no mesmo saco é que é um erro. Os argumentos/provas é que devem ser sim analisadas

    • Infelizmente aqui há muitos ignorantes, Figueiredo. Depois quando não admitem a ignorância, ofendem…
      Para aqueles que duvidam, procurem as patentes no site da CI[A] sobre modificação climática e geoengenharia.
      Deixo algo para pesquisarem: Project Cloverleaf; Ben Livingston – The Father of Weaponized Weather.

      • Como parece solidarizar-se com o Figueiredo, depreendo que o ignorante e o ofensivo sou eu. Por partes: 1 – A única pessoa a produzir uma ofensa antes de si foi o próprio Figueiredo (“não procure ajuda para curar a sua paranoia que não é preciso…” https://zap.aeiou.pt/legislador-russo-culpa-arma-climatica-eua-302927#comment-401977), 2 – “A Moby Dick das teorias da conspiração” foi retirado, daí estar entre aspas, da página da Wikipédia indicada pelo Figueiredo.
        Finalmente, acabo aqui esta não-conversa. Não tem qualquer interesse.

RESPONDER

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …

Apple não deixa que vilões de filmes usem iPhones

A Apple não deixa que os vilões dos filmes de Hollywood usem os telemóveis iPhone no grande ecrã. Esta é apenas uma das empresas que não permite este tipo de coisa. Os filmes podem ter uma …

O coronavírus pode ser a "doença X" temida pelos especialistas

O coronavírus, que já matou 2.700 pessoas e infetou mais de 80 mil desde dezembro, está a tornar-se "rapidamente" no primeiro grande desafio pandémico do mundo, enquadrando-se nos moldes da "doença X" temida por especialistas. O …

Media Capital passou de lucros a prejuízos de 54,7 milhões

A Media Capital registou prejuízos de 54,7 milhões de euros no ano passado, contra lucros de 21,6 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a dona da TVI, que está em processo de compra …

Camas na classe económica dos aviões podem vir a tornar-se uma realidade

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand está a pensar incluir camas na classe económica de alguns dos seus voos mais longos. A ideia deverá avançar dentro de um ano. A companhia aérea neozelandesa Air New …