Legislador russo culpa “arma climática” dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada “arma climática” secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.

Em declarações à estação de rádio Govorit Moskva, o legislador russo disse, na passada terça-feira, que os Estados Unidos estavam a utilizar a alegada arma climática propositadamente para aquecer a Rússia, conta o jornal The Moscow Times.

O objetivo dos norte-americanos seria, segundo Zhuravlyov, criar uma catástrofe climática para desestabilizar o país. “Se [o permafrost da Rússia] derreter agora, será um desastre (…) Os norte-americano sabem disso e estão a testar esta arma”.

“Estou convencido de que estas mudanças não são aleatórias”, sustentou.

Este foi o inverno mais quente de Moscovo dos últimos 133 anos. Segundo escreveu o jornal norte-americano The New York Times, os responsáveis da capital russa chegaram a criar neve artificial e transportaram-na para o centro da cidade em dezembro.

Os meteorologistas atribuem as anómalas temperaturas sentidas em Moscovo neste inverno a uma frente incomum oriunda do Oceano Atlântico.

A Newsweek recorda que esta não foi a primeira vez que Zhuravlyov, que é também líder do partido ultranacionalista Rodina, culpou os Estados Unidos pelo clima russo. Em outubro de 2019, o responsável político disse na televisão estadual Russia 1 que os incêndios na Sibéria eram fruto da violação do clima levada a cabo pelos norte-americanos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus, que atrasado mental! Então os americanos também usam contra si próprios essa suposta arma que vive na imaginação doentia dos conspiracionistas quando acontecem fenómenos climáticos extremos nos EUA como os tornados, as poderosas tempestades de neve, calor extremo na Califórnia que provoca incêndios devastadores, furacões e inundações destruidoras? Há pessoas que, por serem paranoicas e estarem no poder são um perigo para a humanidade.

    • Os EUA queiram ou não devem ser dos mais que sofrem mas mesmo assim preferem meter a cabeça debaixo da areia e seguem cegamente o tramp. Tenho pena dos jovens que vão herdar os problemas dos malucos que mandam no mundo.

      • Há muitas teorias, qualquer um pode desenvolver. No entanto, muitas das tais teorias não são provadas nem conseguem ser desmentidas por factos, apenas ser uma entidade oficial que assim o diz. Qual a credibilidade disso Vs. vindo de outra fonte?
        Por outro lado, ao longo da história há algumas conspirações já provadas em documentos oficiais desclassificados que na altura eram de gente maluca.
        Resumindo, algumas teorias têm alguma sustentação. Outras não. Enfiá-las todas no mesmo saco é que é um erro. Os argumentos/provas é que devem ser sim analisadas

    • Infelizmente aqui há muitos ignorantes, Figueiredo. Depois quando não admitem a ignorância, ofendem…
      Para aqueles que duvidam, procurem as patentes no site da CI[A] sobre modificação climática e geoengenharia.
      Deixo algo para pesquisarem: Project Cloverleaf; Ben Livingston – The Father of Weaponized Weather.

      • Como parece solidarizar-se com o Figueiredo, depreendo que o ignorante e o ofensivo sou eu. Por partes: 1 – A única pessoa a produzir uma ofensa antes de si foi o próprio Figueiredo (“não procure ajuda para curar a sua paranoia que não é preciso…” https://zap.aeiou.pt/legislador-russo-culpa-arma-climatica-eua-302927#comment-401977), 2 – “A Moby Dick das teorias da conspiração” foi retirado, daí estar entre aspas, da página da Wikipédia indicada pelo Figueiredo.
        Finalmente, acabo aqui esta não-conversa. Não tem qualquer interesse.

RESPONDER

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …

A nova tendência em Nova Iorque? Mesas separadas para clientes vacinados

Muitos proprietários do setor da restauração estão a criar zonas especiais para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O motivo? Os clientes querem sentir que estão novamente a viver no mundo antes da …

Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday …

Dados de manifestantes em Lisboa enviados para a Rússia. "É muito grave"

O secretário-geral do PCP afirmou hoje, em Santarém, que, a confirmar-se, "tem gravidade" o envio, pela Câmara de Lisboa, de informação à Rússia sobre cidadãos daquele país que organizaram uma manifestação na capital portuguesa. Fernando …

Um petisco vietnamita de porco cru pode ajudar a manter os alimentos frescos

"Nem Chua", um petisco de porco fermentado muito popular no Vietname, está a ajudar os cientistas a desenvolver um conservante de alimentos seguro e totalmente natural. Nem Chua é comido cru, mas não causa intoxicação alimentar …

Três favoritos e dois anfitriões. Portugal no "Grupo da Morte" do Euro

Os campeões mundiais franceses, reforçados com Karim Benzema, vão enfrentar dois gigantes europeus, a Alemanha e Portugal, de Cristiano Ronaldo, num impressionante Grupo F que inclui também a Hungria, um dos onze países que recebem …

"Ministério da Verdade". Carta dos Direitos Digitais é lei digna de uma ditadura

A polémica Carta dos Direitos Digitais aprovada na Assembleia da República não reúne aprovação entre os especialistas e alguns não hesitam em considerá-la um "regresso à censura". A lei n.º 27/2021, que entra em vigor a …

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos, a propósito do Dia da Independência que se avizinha, comemorado a 4 de julho. De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta segunda Estátua …