Legislador russo culpa “arma climática” dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada “arma climática” secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo. 

Em declarações à estação de rádio Govorit Moskva, o legislador russo disse, na passada terça-feira, que os Estados Unidos estavam a utilizar a alegada arma climática propositadamente para aquecer a Rússia, conta o jornal The Moscow Times.

O objetivo dos norte-americanos seria, segundo Zhuravlyov, criar uma catástrofe climática para desestabilizar o país. “Se [o permafrost da Rússia] derreter agora, será um desastre (…) Os norte-americano sabem disso e estão a testar esta arma”.

“Estou convencido de que estas mudanças não são aleatórias”, sustentou.

Este foi o inverno mais quente de Moscovo dos últimos 133 anos. Segundo escreveu o jornal norte-americano The New York Times, os responsáveis da capital russa chegaram a criar neve artificial e transportaram-na para o centro da cidade em dezembro.

Os meteorologistas atribuem as anómalas temperaturas sentidas em Moscovo neste inverno a uma frente incomum oriunda do Oceano Atlântico.

A Newsweek recorda que esta não foi a primeira vez que Zhuravlyov, que é também líder do partido ultranacionalista Rodina, culpou os Estados Unidos pelo clima russo. Em outubro de 2019, o responsável político disse na televisão estadual Russia 1 que os incêndios na Sibéria eram fruto da violação do clima levada a cabo pelos norte-americanos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus, que atrasado mental! Então os americanos também usam contra si próprios essa suposta arma que vive na imaginação doentia dos conspiracionistas quando acontecem fenómenos climáticos extremos nos EUA como os tornados, as poderosas tempestades de neve, calor extremo na Califórnia que provoca incêndios devastadores, furacões e inundações destruidoras? Há pessoas que, por serem paranoicas e estarem no poder são um perigo para a humanidade.

    • Os EUA queiram ou não devem ser dos mais que sofrem mas mesmo assim preferem meter a cabeça debaixo da areia e seguem cegamente o tramp. Tenho pena dos jovens que vão herdar os problemas dos malucos que mandam no mundo.

      • Há muitas teorias, qualquer um pode desenvolver. No entanto, muitas das tais teorias não são provadas nem conseguem ser desmentidas por factos, apenas ser uma entidade oficial que assim o diz. Qual a credibilidade disso Vs. vindo de outra fonte?
        Por outro lado, ao longo da história há algumas conspirações já provadas em documentos oficiais desclassificados que na altura eram de gente maluca.
        Resumindo, algumas teorias têm alguma sustentação. Outras não. Enfiá-las todas no mesmo saco é que é um erro. Os argumentos/provas é que devem ser sim analisadas

    • Infelizmente aqui há muitos ignorantes, Figueiredo. Depois quando não admitem a ignorância, ofendem…
      Para aqueles que duvidam, procurem as patentes no site da CI[A] sobre modificação climática e geoengenharia.
      Deixo algo para pesquisarem: Project Cloverleaf; Ben Livingston – The Father of Weaponized Weather.

      • Como parece solidarizar-se com o Figueiredo, depreendo que o ignorante e o ofensivo sou eu. Por partes: 1 – A única pessoa a produzir uma ofensa antes de si foi o próprio Figueiredo (“não procure ajuda para curar a sua paranoia que não é preciso…” https://zap.aeiou.pt/legislador-russo-culpa-arma-climatica-eua-302927#comment-401977), 2 – “A Moby Dick das teorias da conspiração” foi retirado, daí estar entre aspas, da página da Wikipédia indicada pelo Figueiredo.
        Finalmente, acabo aqui esta não-conversa. Não tem qualquer interesse.

RESPONDER

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …