O surto de legionella com origem no concelho de Vila Franca de Xira provocou até esta quarta-feira 9 mortes confirmadas e infectou 302 pessoas, tendo-se registado 24 novos casos nas últimas 24 horas.
A Direcção-Geral da Saúde, DGS, confirmou esta quarta-feira a existência de mais 4 mortes relacionadas com o surto, elevando o seu balanço para 9 mortes.
Este já é o 3º maior surto de legionella de sempre, em todo o mundo.
De acordo com o balanço da DGS, dos 302 casos de doentes infectados, 291 são na Região de Lisboa e Vale do Tejo, três na Região Norte, quatro na Região Centro, dois na Região do Algarve e dois no estrangeiro (Luanda, Angola, e Lima, Peru).
Diz o comunicado que os inquéritos epidemiológicos continuam a decorrer, e que “toda a evidência sugere que o surto está circunscrito às freguesias de Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e Vialonga, em Vila Franca de Xira, zonas às quais se ligam todos os casos identificados”, não havendo “indícios de extensão do risco de doença para lá da zona já delimitada”.
A legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detectada na sexta-feira, no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado já 302 casos de infecção e 7 mortes.
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Leal da Costa, disse que as autoridades estão convictas de que eliminaram todas as fontes de contaminação por legionela em Vila Franca de Xira e que o assunto “está resolvido”.
Leal da Costa acrescentou que “há um conjunto de investigações que estão a ser feitas”, mas não apontou qualquer local em concreto.
A doença do legionário, provocada pela bactéria “Legionella pneumophila”, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.
/Lusa
Surto de Legionella
-
27 Março, 2017 Vítimas do surto de Legionella vão processar o Estado
-
13 Julho, 2016 General Electric constituída arguida por surto de legionella
-
20 Janeiro, 2015 Mais de 170 pessoas pediram apoio jurídico por casos de legionella
Espanto total…estava eu em coma e este Exmo Sr faz afirmacoes destas. Talvez na proxima seja ele ou um familiar a estar em dificuldades e experimentar o quanto o dinheiro dos nossos impostos são investidos em hospitais sem o minimo de organização o que se traduz num terror que eu vivi….e quaze morri. Obrigado Sta Maria.!!! Apesar do terror de mes e meio…
Obrigado.