Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano.

João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai crescer mais do que os 4% apontados no Programa de Estabilidade (PE). “Estamos confiantes numa forte recuperação do PIB, que pode mesmo exceder a taxa de crescimento prevista no Programa de Estabilidade”, disse o ministro das Finanças ao Jornal de Negócios.

A Comissão Europeia atualizou as suas previsões para todos os Estados-membros e apontou para um crescimento do PIB português uma décima abaixo da meta do Governo.

Nas Projeções de Primavera, Bruxelas melhora a expectativa para o ritmo de crescimento da economia portuguesa, mas só para 2022. Findo o processo de recuperação, Portugal fechará 2022 na cauda da Europa, com o segundo crescimento mais baixo face ao pré-pandemia, indica ainda a Comissão Europeia.

No entanto, para o ministro português, a verdadeira força motriz da recuperação são os apoios que têm sido dados às famílias e às empresas.

“Esta manutenção da capacidade produtiva das empresas está a ser essencial para a fase de forte recuperação da economia que já se está a assistir”, argumentou João Leão.

Até abril, foram pagos 1.588,2 milhões de euros em apoios às empresas, segundo os dados avançados por fonte do Ministério das Finanças ao matutino.

O valor representa mais do que a totalidade das verbas gastas em 2020 (que ficou em 1.409 milhões), em grande parte explicado pelo confinamento a que as atividades económicas estiveram sujeitas.

O Negócios detalha que o regime de lay-off simplificado representou uma despesa de 336,7 milhões de euros, enquanto o apoio à retoma progressiva ascendeu a 314,9 milhões de euros. Por sua vez, a despesa com o incentivo à normalização da atividade empresarial implicou, este ano, uma despesa de 155,7 milhões de euros.

Mas, de entre as várias iniciativas para as empresas, o programa Apoiar.pt é o que representa, até agora, o maior gasto: injetou 780,9 milhões de euros na economia.

Entre janeiro e abril, as sete principais medidas extraordinárias pagas diretamente aos trabalhadores permitiram entregar um valor na ordem dos 225,7 milhões de euros. Em 2020, estas mesmas medidas implicaram uma despesa de quase o dobro: 416,5 milhões de euros.

O apoio à redução de atividade de trabalhadores independentes e sócios-gerentes (cerca de 153 milhões), a prorrogação do subsídio de desemprego (31 milhões) ou o apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores (com uma despesa de 20 milhões, longe do orçamentado), estão entre as sete medidas, além de outras com menos peso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As abelhas-operárias reproduzem-se fazendo clones (quase perfeitos) de si mesmas

Uma equipa de investigadores da Universidade de Sydney descobriu que as abelhas-operárias, uma espécie encontrada na África do Sul, se reproduzem fazendo clones quase perfeitos de si mesmas. Algumas pesquisas anteriores indicavam que algumas abelhas-operárias se …

"Quero entender o que aconteceu comigo": Eriksen já reagiu ao colapso em campo

O internacional dinamarquês Christian Eriksen já reagiu à sua queda inanimada dentro do relvado, dizendo que está melhor e que quer entender o que aconteceu. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo …

Segunda tentativa. Ricardo Salgado começa hoje a ser julgado no âmbito da Operação Marquês

O ex-banqueiro Ricardo Salgado, de 76 anos, deverá começar a ser hoje julgado por três crimes de abuso de confiança, devido a transferências de mais de 10 milhões de euros, no âmbito do processo Operação …

Partilha de publicação sobre recandidatura de Rui Moreira foi “erro de funcionária”

Autarquia portuense diz que publicação sobre recandidatura de Rui Moreira no site da Feira do Livro foi um erro já assumido por uma funcionária. Este domingo, o PSD-Porto acusou o independente Rui Moreira de “utilização de …

Teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje. Exceto em quatro concelhos

O teletrabalho deixa de ser obrigatório a partir de hoje, passando a ser recomendado na generalidade do território de Portugal continental, exceto nos quatro concelhos que apresentam taxas de incidência de covid-19 superiores aos limites …

Variantes do coronavírus podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas

Variantes do coronavírus, como a britânica e a sul-africana, podem escapar dos anticorpos espalhando-se através de supercélulas, revela um novo estudo. Os anticorpos que criamos depois de sermos infetados com um vírus ou vacinados contra ele …

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …