Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

António Pedro Santos / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano.

João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai crescer mais do que os 4% apontados no Programa de Estabilidade (PE). “Estamos confiantes numa forte recuperação do PIB, que pode mesmo exceder a taxa de crescimento prevista no Programa de Estabilidade”, disse o ministro das Finanças ao Jornal de Negócios.

A Comissão Europeia atualizou as suas previsões para todos os Estados-membros e apontou para um crescimento do PIB português uma décima abaixo da meta do Governo.

Nas Projeções de Primavera, Bruxelas melhora a expectativa para o ritmo de crescimento da economia portuguesa, mas só para 2022. Findo o processo de recuperação, Portugal fechará 2022 na cauda da Europa, com o segundo crescimento mais baixo face ao pré-pandemia, indica ainda a Comissão Europeia.

No entanto, para o ministro português, a verdadeira força motriz da recuperação são os apoios que têm sido dados às famílias e às empresas.

“Esta manutenção da capacidade produtiva das empresas está a ser essencial para a fase de forte recuperação da economia que já se está a assistir”, argumentou João Leão.

Até abril, foram pagos 1.588,2 milhões de euros em apoios às empresas, segundo os dados avançados por fonte do Ministério das Finanças ao matutino.

O valor representa mais do que a totalidade das verbas gastas em 2020 (que ficou em 1.409 milhões), em grande parte explicado pelo confinamento a que as atividades económicas estiveram sujeitas.

O Negócios detalha que o regime de lay-off simplificado representou uma despesa de 336,7 milhões de euros, enquanto o apoio à retoma progressiva ascendeu a 314,9 milhões de euros. Por sua vez, a  despesa com o incentivo à normalização da atividade empresarial implicou, este ano, uma despesa de 155,7 milhões de euros.

Mas, de entre as várias iniciativas para as empresas, o programa Apoiar.pt é o que representa, até agora, o maior gasto: injetou 780,9 milhões de euros na economia.

Entre janeiro e abril, as sete principais medidas extraordinárias pagas diretamente aos trabalhadores permitiram entregar um valor na ordem dos 225,7 milhões de euros. Em 2020, estas mesmas medidas implicaram uma despesa de quase o dobro: 416,5 milhões de euros.

O apoio à redução de atividade de trabalhadores independentes e sócios-gerentes (cerca de 153 milhões), a prorrogação do subsídio de desemprego (31 milhões) ou o apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores (com uma despesa de 20 milhões, longe do orçamentado), estão entre as sete medidas, além de outras com menos peso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …