Lavar as mãos nos aeroportos pode ajudar a travar epidemias virais

A disseminação de epidemias virais poderia reduzir-se de forma significativa se os aeroportos tivessem uma melhor higienizarão das mãos.

De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram publicados recentemente na revista científica Risk Analysis, lavar bem as mãos pode ser o segredo para ajudar a travar este tipo de surtos, como é o caso do Covid-19, o novo coronavírus oriundo da China que já matou mais de mil pessoas desde o fim do ano passado.

Os cientistas descobriram agora que se existisse uma melhor lavagem de mãos em apenas dez dos aeroportos internacionais mais importantes do mundo a taxa de propagação de uma determinada doença contagiosa cairia significativamente, de 45% para 37% – uma diferença de oito pontos percentuais.

As estimativas levadas a cabo pela equipa mostram que quanto melhor e mais alargada for a limpeza de mãos nos aeroportos de todo o mundo, menor seria a taxa de propagação.

“Os nossos resultados sugerem que, se pudéssemos aumentar o nível de limpeza de mãos em todos os aeroportos do mundo de 20% para 30%, uma potencial doença infecciosa teria um impacto 24% menor“, escreveram os autores.

E apontam um outro cenário: “Aumentar o nível de limpeza das mãos para 60% em todos os aeroportos do mundo implicaria uma redução de 69% no impacto de uma possível propagação de doenças contagiosas”, acrescentaram, citados pelo portal Science Alert.

“O envolvimento da população com a higiene de mãos adequada pode ser uma solução simples e eficaz para prevenir a transmissão de infeções e reduzir o risco de pandemias globais”, consideram ainda os autores.

Uma outra investigação, publicada em meados de 2018 na BMC Infectious Diseases, dava já conta que os aeroportos podem ser autênticos viveiros para germes.

Os cientistas apontaram as bandejas de plástico, que são diariamente utilizadas por milhares de passageiros nas zonas de segurança dos aeroportos, como as superfícies mais sujas e potencialmente perigosas para a saúde.

Os autores do estudo deixaram recomendações para os passageiros funcionários aeroportuários, apelando a um especial cuidado com a higienizarão das mãos, bem como cuidados para evitar a disseminação de vírus quando se espirra ou se tosse.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TilTok anuncia acordo com Oracle e Wallmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …