Lavar as mãos nos aeroportos pode ajudar a travar epidemias virais

A disseminação de epidemias virais poderia reduzir-se de forma significativa se os aeroportos tivessem uma melhor higienizarão das mãos.

De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram publicados recentemente na revista científica Risk Analysis, lavar bem as mãos pode ser o segredo para ajudar a travar este tipo de surtos, como é o caso do Covid-19, o novo coronavírus oriundo da China que já matou mais de mil pessoas desde o fim do ano passado.

Os cientistas descobriram agora que se existisse uma melhor lavagem de mãos em apenas dez dos aeroportos internacionais mais importantes do mundo a taxa de propagação de uma determinada doença contagiosa cairia significativamente, de 45% para 37% – uma diferença de oito pontos percentuais.

As estimativas levadas a cabo pela equipa mostram que quanto melhor e mais alargada for a limpeza de mãos nos aeroportos de todo o mundo, menor seria a taxa de propagação.

“Os nossos resultados sugerem que, se pudéssemos aumentar o nível de limpeza de mãos em todos os aeroportos do mundo de 20% para 30%, uma potencial doença infecciosa teria um impacto 24% menor“, escreveram os autores.

E apontam um outro cenário: “Aumentar o nível de limpeza das mãos para 60% em todos os aeroportos do mundo implicaria uma redução de 69% no impacto de uma possível propagação de doenças contagiosas”, acrescentaram, citados pelo portal Science Alert.

“O envolvimento da população com a higiene de mãos adequada pode ser uma solução simples e eficaz para prevenir a transmissão de infeções e reduzir o risco de pandemias globais”, consideram ainda os autores.

Uma outra investigação, publicada em meados de 2018 na BMC Infectious Diseases, dava já conta que os aeroportos podem ser autênticos viveiros para germes.

Os cientistas apontaram as bandejas de plástico, que são diariamente utilizadas por milhares de passageiros nas zonas de segurança dos aeroportos, como as superfícies mais sujas e potencialmente perigosas para a saúde.

Os autores do estudo deixaram recomendações para os passageiros funcionários aeroportuários, apelando a um especial cuidado com a higienizarão das mãos, bem como cuidados para evitar a disseminação de vírus quando se espirra ou se tosse.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …