Lavar as mãos nos aeroportos pode ajudar a travar epidemias virais

A disseminação de epidemias virais poderia reduzir-se de forma significativa se os aeroportos tivessem uma melhor higienizarão das mãos.

De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram publicados recentemente na revista científica Risk Analysis, lavar bem as mãos pode ser o segredo para ajudar a travar este tipo de surtos, como é o caso do Covid-19, o novo coronavírus oriundo da China que já matou mais de mil pessoas desde o fim do ano passado.

Os cientistas descobriram agora que se existisse uma melhor lavagem de mãos em apenas dez dos aeroportos internacionais mais importantes do mundo a taxa de propagação de uma determinada doença contagiosa cairia significativamente, de 45% para 37% – uma diferença de oito pontos percentuais.

As estimativas levadas a cabo pela equipa mostram que quanto melhor e mais alargada for a limpeza de mãos nos aeroportos de todo o mundo, menor seria a taxa de propagação.

“Os nossos resultados sugerem que, se pudéssemos aumentar o nível de limpeza de mãos em todos os aeroportos do mundo de 20% para 30%, uma potencial doença infecciosa teria um impacto 24% menor“, escreveram os autores.

E apontam um outro cenário: “Aumentar o nível de limpeza das mãos para 60% em todos os aeroportos do mundo implicaria uma redução de 69% no impacto de uma possível propagação de doenças contagiosas”, acrescentaram, citados pelo portal Science Alert.

“O envolvimento da população com a higiene de mãos adequada pode ser uma solução simples e eficaz para prevenir a transmissão de infeções e reduzir o risco de pandemias globais”, consideram ainda os autores.

Uma outra investigação, publicada em meados de 2018 na BMC Infectious Diseases, dava já conta que os aeroportos podem ser autênticos viveiros para germes.

Os cientistas apontaram as bandejas de plástico, que são diariamente utilizadas por milhares de passageiros nas zonas de segurança dos aeroportos, como as superfícies mais sujas e potencialmente perigosas para a saúde.

Os autores do estudo deixaram recomendações para os passageiros funcionários aeroportuários, apelando a um especial cuidado com a higienizarão das mãos, bem como cuidados para evitar a disseminação de vírus quando se espirra ou se tosse.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …