Cientistas descobrem a área mais suja dos aeroportos (e não é a casa de banho)

A área de segurança do aeroporto é extremamente importante e, por isso mesmo, todas as pessoas têm de passar por lá. Por esse mesmo motivo é que as bandejas de plástico – utilizadas por milhares de passageiros – são autênticos viveiros de germes, podendo ser responsáveis por complicações respiratórias. 

Investigadores da Universidade de Nottingham e do Instituto Nacional Finlandês para a Saúde e o Bem Estar descobriram que estas caixas de plástico – geralmente cinzentas e utilizadas para colocar objetos pessoais para serem rastreados antes do voo – abrigam imensos germes e podem representar uma ameaça para a saúde.

Para a investigação, publicada no passado mês de agosto na BMC Infectious Diseases, os cientistas analisaram várias superfícies tocadas com frequência por passageiros do Aeroporto de Helsínquia, na Finlândia, durante o horário de maior afluência no inverno de 2016. Foram detetados vários vírus responsáveis pelas constipações comuns e problemas respiratórios.

Apesar dos vírus estarem identificados um pouco por todas as áreas comuns do aeroporto, as caixas cinzentas foram, de longe, os casos mais graves a serem identificados.

Tendemos sempre a pensar nas casas de banho como os lugares mais sujos de um espaço público, no entanto isso não se verificou nesta pesquisa: limpos com frequência, nenhum dos vírus identificados nas bandejas foi encontrado nas casas de banho.

Por tudo isto, os autores do estudo deixaram recomendações para os passageiros funcionários aeroportuários, apelando a um especial cuidado com a higienizarão das mãos, bem como cuidados para evitar a disseminação de vírus quando se espirra ou se tosse.

De acordo com o estudo, os conselhos são igualmente válidos para quem frequenta locais onde existe um elevado afluxo de pessoas em constante movimento.

“Estes cuidados simples podem ajudar a prevenir pandemias e são ainda mais importantes em áreas populosas, como aeroportos que têm um alto volume de pessoas a viajar para e a partir de muitas partes diferentes do mundo”, disse Jonathan Van-Tam, professor na Universidade de Nottingham e participante do estudo.

ZAP ZAP // HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Wow, que novidade, e foram precisos cientistas para isto !!!
    Por alguma razão que na maioria dos aeroportos internacionais os funcionários do sector de Raio X tem luvas (apesar de não ser obrigatório estarem a usar-las)

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …