Cientistas descobrem a área mais suja dos aeroportos (e não é a casa de banho)

A área de segurança do aeroporto é extremamente importante e, por isso mesmo, todas as pessoas têm de passar por lá. Por esse mesmo motivo é que as bandejas de plástico – utilizadas por milhares de passageiros – são autênticos viveiros de germes, podendo ser responsáveis por complicações respiratórias. 

Investigadores da Universidade de Nottingham e do Instituto Nacional Finlandês para a Saúde e o Bem Estar descobriram que estas caixas de plástico – geralmente cinzentas e utilizadas para colocar objetos pessoais para serem rastreados antes do voo – abrigam imensos germes e podem representar uma ameaça para a saúde.

Para a investigação, publicada no passado mês de agosto na BMC Infectious Diseases, os cientistas analisaram várias superfícies tocadas com frequência por passageiros do Aeroporto de Helsínquia, na Finlândia, durante o horário de maior afluência no inverno de 2016. Foram detetados vários vírus responsáveis pelas constipações comuns e problemas respiratórios.

Apesar dos vírus estarem identificados um pouco por todas as áreas comuns do aeroporto, as caixas cinzentas foram, de longe, os casos mais graves a serem identificados.

Tendemos sempre a pensar nas casas de banho como os lugares mais sujos de um espaço público, no entanto isso não se verificou nesta pesquisa: limpos com frequência, nenhum dos vírus identificados nas bandejas foi encontrado nas casas de banho.

Por tudo isto, os autores do estudo deixaram recomendações para os passageiros funcionários aeroportuários, apelando a um especial cuidado com a higienizarão das mãos, bem como cuidados para evitar a disseminação de vírus quando se espirra ou se tosse.

De acordo com o estudo, os conselhos são igualmente válidos para quem frequenta locais onde existe um elevado afluxo de pessoas em constante movimento.

“Estes cuidados simples podem ajudar a prevenir pandemias e são ainda mais importantes em áreas populosas, como aeroportos que têm um alto volume de pessoas a viajar para e a partir de muitas partes diferentes do mundo”, disse Jonathan Van-Tam, professor na Universidade de Nottingham e participante do estudo.

  ZAP // HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Wow, que novidade, e foram precisos cientistas para isto !!!
    Por alguma razão que na maioria dos aeroportos internacionais os funcionários do sector de Raio X tem luvas (apesar de não ser obrigatório estarem a usar-las)

RESPONDER

"É gritante". Críticas às medidas adotadas nas escolas (e o que se faz noutros países)

Com o arranque do novo ano letivo em Portugal, que volta a ser presencial, há muitas críticas relativamente às medidas adotadas nas escolas para a prevenção do contágio por covid-19. Mas, afinal, por que razão …

Sporting não marcava quatro desde 2014 (e alguém deste plantel jogou na última vitória?)

Campeão português foi ao terreno do Beşiktaş ganhar por 4-1. A maior vitória na fase de grupos dos últimos anos. O Sporting conseguiu a primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões, com um …

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra. Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a …

Vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, Espanha

Sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter abala La Palma. É o maior desde o início da erupção

Esta terça-feira à noite, um terramoto de magnitude 4,8 na Escala de Richter abalou La Palma. É o maior sismo até ao momento, desde o início da erupção do vulcão Cumbre Vieja. Segundo o El País, …

Recálculo das pensões exigido pelo Bloco custa 200 milhões de euros por ano

Bloquistas usaram as estimativas do governo sobre o impacto anual de cada uma das fases de flexibilização nas pensões e chegaram ao valor de 200 milhões de euros anuais. Entre as nove exigências do Bloco de …

Revolta na Marinha com a compra de 3900 bolas de golfe (e há quem desconfie das "intenções" da notícia)

A Marinha gastou 1692 euros na compra de 3900 bolas de golfe, o que está a gerar mal-estar entre os militares deste ramo das Forças Armadas, até devido às dificuldades financeiras que tem sentido. Mas …

Descoberta pode acrescentar página de centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais

Uma nova descoberta fóssil pode adicionar centenas de milhões de anos à história evolutiva dos animais. Já se perguntou como e quando é que os animais mergulharam no estágio evolucionário? Quando, onde e porque é que …

Governo quer aliviar impacto da subida do gasóleo nos transportes

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, anunciou que o Governo está disponível para aliviar o impacto da subida do gasóleo nos transportes. A ideia é transversal a todo o espectro do Governo: tanto António …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …