Cientistas descobrem a área mais suja dos aeroportos (e não é a casa de banho)

A área de segurança do aeroporto é extremamente importante e, por isso mesmo, todas as pessoas têm de passar por lá. Por esse mesmo motivo é que as bandejas de plástico – utilizadas por milhares de passageiros – são autênticos viveiros de germes, podendo ser responsáveis por complicações respiratórias. 

Investigadores da Universidade de Nottingham e do Instituto Nacional Finlandês para a Saúde e o Bem Estar descobriram que estas caixas de plástico – geralmente cinzentas e utilizadas para colocar objetos pessoais para serem rastreados antes do voo – abrigam imensos germes e podem representar uma ameaça para a saúde.

Para a investigação, publicada no passado mês de agosto na BMC Infectious Diseases, os cientistas analisaram várias superfícies tocadas com frequência por passageiros do Aeroporto de Helsínquia, na Finlândia, durante o horário de maior afluência no inverno de 2016. Foram detetados vários vírus responsáveis pelas constipações comuns e problemas respiratórios.

Apesar dos vírus estarem identificados um pouco por todas as áreas comuns do aeroporto, as caixas cinzentas foram, de longe, os casos mais graves a serem identificados.

Tendemos sempre a pensar nas casas de banho como os lugares mais sujos de um espaço público, no entanto isso não se verificou nesta pesquisa: limpos com frequência, nenhum dos vírus identificados nas bandejas foi encontrado nas casas de banho.

Por tudo isto, os autores do estudo deixaram recomendações para os passageiros funcionários aeroportuários, apelando a um especial cuidado com a higienizarão das mãos, bem como cuidados para evitar a disseminação de vírus quando se espirra ou se tosse.

De acordo com o estudo, os conselhos são igualmente válidos para quem frequenta locais onde existe um elevado afluxo de pessoas em constante movimento.

“Estes cuidados simples podem ajudar a prevenir pandemias e são ainda mais importantes em áreas populosas, como aeroportos que têm um alto volume de pessoas a viajar para e a partir de muitas partes diferentes do mundo”, disse Jonathan Van-Tam, professor na Universidade de Nottingham e participante do estudo.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Wow, que novidade, e foram precisos cientistas para isto !!!
    Por alguma razão que na maioria dos aeroportos internacionais os funcionários do sector de Raio X tem luvas (apesar de não ser obrigatório estarem a usar-las)

RESPONDER

Abono extra e complemento de estabilização. Governo cria dois novos apoios cumulativos para quem perdeu rendimentos

O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo vai incluir dois novos apoios para trabalhadores e famílias que perderam parte dos seus salários nos últimos três meses devido à pandemia de covid-19. A notícia …

Bolsonaro veta transferência de 1,5 mil milhões de euros para estados e municípios

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, vetou na quarta-feira a transferência de 8,6 mil milhões de reais (1,5 mil milhões de euros) do Fundo de Reservas Monetárias (FRM) para estados e municípios combaterem a covid-19. A decisão …

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …