/

Laser super-poderoso poderá tornar Replicador de Star Trek uma realidade

7

CV YouTube

O Replicador da série de ficção científica Star Trek, que cria objectos ou até uma refeição a partir do puro ar, poderá tornar-se uma realidade nos próximos anos. Os cientistas estão a desenvolver novas tecnologias para transformar a energia pura em massa.

Esta possibilidade que parece apenas ao alcance das histórias de ficção científica ganha força com um projecto Europeu que está a construir o laser mais poderoso de sempre, o denominado Extreme Light Infrastructure (ELI).

A ideia é criar um sistema de laser capaz de gerar raios com um poder de 10 PW (10.000.000.000.000.000 watts), isto é, uma capacidade “10 vezes mais poderosa do que as infraestruturas de laser mais avançadas existentes” actualmente, conforme aponta o site The Conversation.

Os cálculos teóricos feitos pelos cientistas envolvidos indicam que esse laser tão poderoso poderá proporcionar a primeira prova científica de que a energia pode ser transformada em matéria tangível.

Se, depois disto tudo, ainda não percebeu do que estamos a falar, espreite o vídeo seguinte com uma cena da série de televisão “Star Trek Enterprise” que mostra o Replicador em acção.

O ELI em vias de desenvolvimento poderá vir a permitir a criação de uma máquina similar à que tanto jeito dá às personagens de “Star Trek”.

Os cientistas partem da famosa equação E=mc2, o princípio da equivalência da matéria energética de Albert Einstein, que preconiza que a massa, a quantidade de matéria de que o corpo é feita, é só mais uma forma de energia e que, logo, deveria ser possível pegar nalguma dessa massa e convertê-la directamente em energia pura.

Uma equação matemática suportada por diversas experiências científicas e, designadamente, pelo funcionamento da energia nuclear.

Ora, os cientistas acreditam que o reverso também deverá ser possível, isto é, transformar a energia pura em massa.

Para isso, é preciso abordar a percepção que temos do vácuo do ponto de vista da mecânica quântica que analisa esse conceito de uma forma muito diferente do senso comum, considerando que está repleto de partículas minúsculas que existem por períodos de tempo muito curtos, inferiores a milésimos de segundo.

À luz dos princípios da mecânica quântica, essas partículas virtuais são anuladas quando colidem com a correspondente anti-partícula feita de anti-matéria.

Deste modo, enviar um raio laser super-intenso para o vácuo evitaria que essas partículas virtuais se cruzassem com as respectivas anti-partículas e, logo, que não se aniquilassem. Consequentemente, o envio de energia para uma região vazia criaria algum tipo de massa.

É dentro deste cenário científico que os investigadores envolvidos no desenvolvimento do ELI esperam criar um laser suficientemente poderoso que possa intervir atempadamente, a uma velocidade que permita evitar a anulação das tais partículas virtuais.

Depois disso, deverá ser possível criar algo palpável a partir do nada, com um mero clique. É esperar para ver…

ZAP

7 Comments

  1. E os gajos dos states deixam ?
    Isso afinal é tecnologia para satélite de espionagem, a substituição dos misseis intercontinentais, com a facilidade de carregar no botão e pum” já foste” é que os misseis ainda demoram uns largos minutos a percorrer meio mundo.

  2. Parece que essa tecnologia ainda é apenas teórica.
    E sobre mecânica quântica os próprios físicos quânticos ainda pouco sabem sobre o vazio quântico e espuma quântica etc.
    Se eles conseguirem criar um laser de 10PW ele irá gastar uma quantidade astronómica de energia, talvez só funcione por alguns segundos (tal como o CERN, acelerador de partículas), e mesmo que consigam criar massa, como é que lhe dão forma, cor ou sabor?
    Nesse filme star trek podem criar alimentos do nada?
    OK, nós os humanos se criarmos essa massa oriunda da pura energia, será uma massa luminosa, sem cor, nem sabor, nem forma, será uma “gosma quântica” 🙂

    • A partir do momento que isto fique disponível para a Humanidade, o dinheiro deixa de fazer sentido e de existir. Ainda não tinhas pensado nisso ,pois não? Pensa bem. Por isso é que é tecnologia Ultra mega secreta.

      • ainda não tinha pensado nisso não. Quer dizer que não há hipótese de isto estar pronto lá mais pro fim da tarde ?

  3. Replicadores já existem há muito tempo no meandros dos programas espaciais secretos. E a comida “replicada” é absorvida totalmente pelo corpo, não deixando nenhum desperdício, ou seja, não há necessidade de ir “à casa de banho”.
    Pesquisem “Corey Goode”, “William Tompkins”. Está na altura de toda a gente saber o que se passa nos bastidores do complexo industrial-militar.
    Full Disclosure!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.