Lar em Famalicão com 43 infetados. Casos na Misericórdia de Lousada sobem para 18

O lar de idosos do Centro Social e Paroquial de São Cosme, em Vila Nova de Famalicão, regista 43 casos positivos de covid-19, dos quais 26 residentes e 17 profissionais, anunciou esta quinta-feira a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, a ARSN refere que no dia 31 de agosto a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde de Famalicão teve conhecimento de um caso positivo de covid-19 num utente na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do Centro Social e Paroquial de São Cosme.

A partir daí, foi dado início aos procedimentos inerentes à intervenção de saúde pública, preconizados nas orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde, no âmbito da intervenção para prevenção e controlo da covid-19, nomeadamente a investigação epidemiológica, com a identificação dos contactos, a avaliação do risco da exposição e a determinação das medidas de saúde públicas necessárias e adequadas, em função da referida avaliação.

“Foi realizado teste para deteção de infeção por SARS-CoV-2 a todos os utentes e profissionais da referida ERPI, tendo sido identificados 43 casos positivos, dos quais 26 residentes e 17 profissionais”, acrescenta a ARSN.

Diz ainda que todo o processo vem sendo desenvolvido, em articulação, pelas autoridades de Saúde local e regional, câmara municipal, Centro Distrital de Segurança Social de Braga, Proteção Civil e responsáveis da instituição.

“As autoridades de saúde continuarão a acompanhar a evolução desta situação e a desenvolver as medidas de saúde pública consideradas necessárias, em articulação com as entidades da comunidade”, remata a ARSN.

Misericórdia de Lousada com 18 infetados

O número de casos de infeção pelo novo coronavírus na Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, subiu de 16 para 18, anunciou esta quinta-feira a instituição.

Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Lousada afirma que após a realização de testes, foram identificados 18 casos positivos de covid-19, sendo que 12 dos 29 utentes testaram positivo, bem como seis dos 14 profissionais.

Segundo a instituição, alguns utentes com resultado inicial negativo, encontram-se a aguardar resultado de novo teste por “terem iniciado sintomatologia”.

Dos 12 utentes infetados, dois acabaram por ser transferidos para o “hospital de referência” por apresentarem sintomatologia, afirma a Santa Casa da Misericórdia, assegurando que os restantes utentes se encontram com “um quadro clínico estabilizado”.

“Ao longo do dia ocorreram reuniões de articulação com as entidades competentes, com o objetivo de garantir o melhor acompanhamento e segurança dos doentes e profissionais da Unidade de Cuidados Continuados da instituição”, lê-se na nota.

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada acrescenta ainda que nas reuniões ficou decidido transferir os utentes que testaram positivo para “uma nova ala de internamento” do Hospital de Lousada, que foi recentemente construída e garante “um maior isolamento entre grupos”, bem como um acompanhamento “mais dedicado”.

Esta quinta-feira, fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) revelou, em declarações à Lusa, que 11 dos 29 utentes da instituição testaram positivo, bem como cinco dos 14 profissionais de saúde, sendo que todos os profissionais e utentes foram testados.

O surto iniciou-se na segunda-feira, depois de um funcionário da instituição ter testado positivo para a covid-19, acrescentou a fonte da ARS-Norte.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.