Lar em Famalicão com 43 infetados. Casos na Misericórdia de Lousada sobem para 18

O lar de idosos do Centro Social e Paroquial de São Cosme, em Vila Nova de Famalicão, regista 43 casos positivos de covid-19, dos quais 26 residentes e 17 profissionais, anunciou esta quinta-feira a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, a ARSN refere que no dia 31 de agosto a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde de Famalicão teve conhecimento de um caso positivo de covid-19 num utente na Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do Centro Social e Paroquial de São Cosme.

A partir daí, foi dado início aos procedimentos inerentes à intervenção de saúde pública, preconizados nas orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde, no âmbito da intervenção para prevenção e controlo da covid-19, nomeadamente a investigação epidemiológica, com a identificação dos contactos, a avaliação do risco da exposição e a determinação das medidas de saúde públicas necessárias e adequadas, em função da referida avaliação.

“Foi realizado teste para deteção de infeção por SARS-CoV-2 a todos os utentes e profissionais da referida ERPI, tendo sido identificados 43 casos positivos, dos quais 26 residentes e 17 profissionais”, acrescenta a ARSN.

Diz ainda que todo o processo vem sendo desenvolvido, em articulação, pelas autoridades de Saúde local e regional, câmara municipal, Centro Distrital de Segurança Social de Braga, Proteção Civil e responsáveis da instituição.

“As autoridades de saúde continuarão a acompanhar a evolução desta situação e a desenvolver as medidas de saúde pública consideradas necessárias, em articulação com as entidades da comunidade”, remata a ARSN.

Misericórdia de Lousada com 18 infetados

O número de casos de infeção pelo novo coronavírus na Unidade de Cuidados Continuados Integrados do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, subiu de 16 para 18, anunciou esta quinta-feira a instituição.

Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Lousada afirma que após a realização de testes, foram identificados 18 casos positivos de covid-19, sendo que 12 dos 29 utentes testaram positivo, bem como seis dos 14 profissionais.

Segundo a instituição, alguns utentes com resultado inicial negativo, encontram-se a aguardar resultado de novo teste por “terem iniciado sintomatologia”.

Dos 12 utentes infetados, dois acabaram por ser transferidos para o “hospital de referência” por apresentarem sintomatologia, afirma a Santa Casa da Misericórdia, assegurando que os restantes utentes se encontram com “um quadro clínico estabilizado”.

“Ao longo do dia ocorreram reuniões de articulação com as entidades competentes, com o objetivo de garantir o melhor acompanhamento e segurança dos doentes e profissionais da Unidade de Cuidados Continuados da instituição”, lê-se na nota.

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada acrescenta ainda que nas reuniões ficou decidido transferir os utentes que testaram positivo para “uma nova ala de internamento” do Hospital de Lousada, que foi recentemente construída e garante “um maior isolamento entre grupos”, bem como um acompanhamento “mais dedicado”.

Esta quinta-feira, fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) revelou, em declarações à Lusa, que 11 dos 29 utentes da instituição testaram positivo, bem como cinco dos 14 profissionais de saúde, sendo que todos os profissionais e utentes foram testados.

O surto iniciou-se na segunda-feira, depois de um funcionário da instituição ter testado positivo para a covid-19, acrescentou a fonte da ARS-Norte.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias. Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares …

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …