Lago chinês renasceu após décadas sem gota de água

(dr) Sun Zhicheng, Feng Yulei /Xinhua

Li Fei, estudante da Universidade Agrícola de Pequim, estuda o lago Har em 2007. Em baixo, o lago no dia 19 de março deste ano.

Li Fei, estudante da Universidade Agrícola de Pequim, estuda o lago Har em 2007. Em baixo, o lago no dia 19 de março deste ano.

O lago Har, localizado no deserto de Gobi, na província de Gansu, na China, renasceu muitos anos depois de ter secado, graças a um ambicioso plano de recuperação das autoridades chinesas.

Com mais de 24 quilómetros quadrados, o local não tinha nem uma gota de água desde os anos 1970. No entanto, de acordo com o China Daily, após anos de investimentos e obras em canais de alimentação, as autoridades chinesas conseguiram ressuscitar o Har.

“Vários anos de dragagem e reparação de canais dos rios locais, além de um alto nível de precipitação no ano passado, trouxeram o lago de volta à vida“, disse Sun Zhicheng, chefe do departamento de pesquisa da Administração de Reserva Natural de Dunhuang.

Segundo Wu Jinkui, investigador da Academia de Ciências da China, o renascimento desse lago significa que o nível de água subterrânea tem aumentado, e serve como prova da melhoria ecológica geral na região.

No entanto, o Har pode voltar a desaparecer. “Se o lago não conseguir acumular água suficiente na próxima primavera, ele pode desaparecer novamente no verão”, alerta o investigador.

PARTILHAR

RESPONDER

PAN defende um Serviço Nacional de Saúde para cães e gatos

O programa eleitoral do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai propor a criação de "uma espécie" de Serviço Nacional de Saúde (SNS) para animais no seu programa eleitoral para as próximas legislativas. A revelação é feita pelo …

Turbulência em voo para Madrid causa pelo menos 35 feridos

Pelo menos 35 passageiros de um voo que ia das Ilhas Maurícias para Madrid ficaram feridos, com diversas contusões e lacerações, na terça-feira, devido a um episódio de turbulência. Entre os feridos estão três membros …

Novas imagens mostram que o Titanic está a desaparecer

Pela primeira vez em 15 anos, uma equipa de mergulhadores captou imagens do Titanic que mostram o seu avançado estado de deterioração, podendo vir a desaparecer em breve. De acordo com a BBC, uma equipa internacional …

Bale, James, Navas e 100 milhões não chegaram para comprar Neymar

Convencer o Paris Saint-Germain a deixar Neymar sair não está a ser pera doce. O Real Madrid ofereceu uma combinação de 100 milhões de euros mais jogadores, mas mesmo assim os parisienses rejeitaram a proposta. O …

G7. Merkel e Johnson consideram prematuro regresso da Rússia ao grupo

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disseram na quarta-feira em Berlim ser prematuro considerar o regresso da Rússia ao G7, uma ideia que foi avançada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump. Angela …

Motoristas admitem assinar acordo semelhante ao dos outros sindicatos (e podem retirar pré-aviso de greve)

Francisco São Bento admitiu a possibilidade de o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) assinar um acordo com a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) semelhante àquele já assinado pelos …

Cristiano Ronaldo acredita que João Félix vai triunfar em Espanha

Na segunda parte da entrevista à TVI, o internacional português abordou vários temas como João Félix na liga espanhola, a eventual saída de Bruno Fernandes do Sporting e até o seu eterno rival Lionel Messi. Cristiano …

Portugal renova frota de aviões. Acordo é de 827 milhões de euros

O primeiro-ministro, António Costa, assinou na terça-feira, em Évora, um contrato com a brasileira Embraer para a compra de cinco aviões KC-390. O negócio inclui a aquisição de um simulador de voo e a manutenção …

Apesar dos 6.500 euros oferecidos pelo Programa Regressar, só 71 emigrantes quiseram voltar

Um mês depois do seu início, o Programa Regressar, que prevê a atribuição até 6536,40 euros aos emigrantes que regressarem a Portugal, recebeu apenas 71 candidaturas. Os dados, avançados pelo jornal Público, são o mais recente …

Incêndio na ilha espanhola de Grã Canária controlado

O incêndio florestal que deflagrou no sábado na ilha espanhola de Grande Canária está controlado, depois de ter atingido cerca de 9.200 hectares e obrigado à retirada de mais de 10 mil pessoas, anunciaram as …