Ladrão devolve a museu israelita antiguidades roubadas há 20 anos

Dalia Manor

As duas pedras romanas da catapulta de Gamla roubadas, e a nota de devolução do ladrão

As duas pedras romanas da catapulta de Gamla roubadas, e a nota de devolução do ladrão

Um ladrão devolveu a um museu israelita duas peças arqueológicas 20 anos depois de tê-las roubado e deixou ainda uma nota dizendo que estas só lhe haviam trazido problemas, informou hoje a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI).

Trata-se de duas pedras de 2.000 anos de idade, utilizadas para serem lançadas por catapultas, deixadas pelo ladrão arrependido no Museu de Culturas Islâmicas e do Médio Oriente da cidade de Beersheva, no sul do país.

As peças vão agora ser transferidas para o departamento nacional de tesouros da AAI, explicou a instituição no comunicado.

Um empregado do museu encontrou as pedras há uma semana, no pátio do museu, no interior de uma bolsa junto a uma nota que indicava a natureza e a procedência dos objetos.

“Estas são duas pedras romanas da catapulta de Gamla, antiga cidade nas colinas de Golã, de uma residência no sopé do pico. Eu roubei-as em julho de 1995 e desde então, não me trouxeram mais que problemas. Por favor, não roubem antiguidades“, lia-se na nota.

A diretora do museu, Dalia Manor, informou que as pedras serão reunidas a outras procedentes de escavações em Gamla e que se encontram no departamento nacional de tesouros.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …