/

Ladrão devolve a museu israelita antiguidades roubadas há 20 anos

Dalia Manor

As duas pedras romanas da catapulta de Gamla roubadas, e a nota de devolução do ladrão

As duas pedras romanas da catapulta de Gamla roubadas, e a nota de devolução do ladrão

Um ladrão devolveu a um museu israelita duas peças arqueológicas 20 anos depois de tê-las roubado e deixou ainda uma nota dizendo que estas só lhe haviam trazido problemas, informou hoje a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI).

Trata-se de duas pedras de 2.000 anos de idade, utilizadas para serem lançadas por catapultas, deixadas pelo ladrão arrependido no Museu de Culturas Islâmicas e do Médio Oriente da cidade de Beersheva, no sul do país.

As peças vão agora ser transferidas para o departamento nacional de tesouros da AAI, explicou a instituição no comunicado.

Um empregado do museu encontrou as pedras há uma semana, no pátio do museu, no interior de uma bolsa junto a uma nota que indicava a natureza e a procedência dos objetos.

“Estas são duas pedras romanas da catapulta de Gamla, antiga cidade nas colinas de Golã, de uma residência no sopé do pico. Eu roubei-as em julho de 1995 e desde então, não me trouxeram mais que problemas. Por favor, não roubem antiguidades“, lia-se na nota.

A diretora do museu, Dalia Manor, informou que as pedras serão reunidas a outras procedentes de escavações em Gamla e que se encontram no departamento nacional de tesouros.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.