Laboratório da Universidade de Évora investigado por falsear análises após derrame

O Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora está a ser investigado por alegadamente ter falseado análises à qualidade da água, no âmbito de um derrame de fuelóleo, no Porto de Sines, em Outubro de 2016.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias que salienta que o Ministério Público (MP) de Setúbal está a investigar o Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR) da Universidade de Évora. Em causa estão as análises efectuadas à qualidade da água, após o derrame de fuelóleo que ocorreu no Porto de Sines, em Outubro de 2016.

Os resultados do CIEMAR, que é financiado pela Administração do Porto de Sines, concluíram que a água não estava contaminada, ilibando o navio responsável pelo derrame, o MCS Patricia, de qualquer crime.

Mas um outro estudo, que foi solicitado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) ao Instituto Hidrográfico de Lisboa (IH), concluiu que a água estava poluída, apurando que os níveis de naftaleno eram duas mil vezes superiores aos definidos pela Norma de Qualidade Ambiental.

O MCS Patricia foi, assim, acusado de um crime ambiental, com perigo comum. Este é o primeiro crime deste género a ser julgado em Portugal, nota o JN.

De acordo com o jornal, a Polícia Marítima apurou que as amostras do CIEMAR foram a 50 centímetros da superfície da água, o que terá evitado a recolha do produto poluente.

Já a Universidade alega que o IH fez análises ao fuelóleo e não à água, defendendo que isso explica os resultados apurados. Também defende o seu método de análise, notando que é utilizado desde 1997.

A Administração do Porto de Sines alinha pelo mesmo discurso, referindo, em nota ao JN, que “a Polícia Marítima procedeu à recolha de produto derramado (fuelóleo) e o CIEMAR à recolha de água”. Assim, “seria muito estranho, ou grave, se os resultados fossem coincidentes ou semelhantes”, conclui a entidade.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal, pós-abrilada de estroinas, tudo se compra tudo se corrompe tudo se desbarata e tudo se destroi.
    Se Portugal fosse um estado de direito, que não é mas apenas uma rêspublica de bananas podres e corruptas, no dia seguinte ja o reitor director chefe laboratorio etc tinham sido chamados a capaitulo, e a pronunciar-se imediatamente sobre a VERGONHA e CRIME do sucedido.
    Mas Portugal é agora uma merda de brandos costumes, dum povo docil domesticado e manso, tão manso que se vai auto-destruindo.

RESPONDER

Sobrevivência da TAP depende da “implementação rigorosa” da reestruturação

O presidente executivo interino da TAP, Ramiro Sequeira, despediu-se esta segunda-feira dos trabalhadores sublinhando que a sobrevivência da companhia aérea dependerá da "implementação rigorosa" do plano de reestruturação. Num email enviado aos trabalhadores, a que a …

Novo (e nono) caso positivo de covid-19 no Euro 2020

Billy Gilmour não vai participar no último jogo da Escócia na fase de grupos, que pode terminar com uma qualificação inédita. Há mais um futebolista infetado pelo novo coronavírus, entre os que foram convocados para a …

Governo britânico estuda isenção de quarentena para vacinados

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira estar a avaliar a possibilidade de isentar de quarentena pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 que cheguem do estrangeiro, mas evitou falar sobre a expansão da “lista …

Temido quer “ganhar tempo” para conter variante Delta. Em julho, serão administradas 130 mil doses por dia

A ministra da Saúde admitiu esta segunda-feira que a variante Delta do coronavírus SARS-Cov-2 se tornará dominante em Portugal e disse que a estratégia é acelerar a vacinação contra a covid-19. “O que estamos a assistir …

Pais de bombeiro que morreu relatam vegetação lastimável na EN 236-1

Os pais do bombeiro Gonçalo Conceição, que morreu na sequência de queimaduras nos incêndios de Pedrógão Grande, relataram esta segunda-feira, no Tribunal Judicial de Leiria, que a vegetação junto à Estrada Nacional (EN) 236-1 estava …

Em 2020, nasceram em casa o dobro dos bebés do ano anterior. Mas não existe regulamentação

No último ano, os partos em casa aumentaram para quase o dobro em Portugal. No entanto, esta é uma realidade ainda sem regulamentação e que as seguradoras recusam financiar. Mais de 1100 mulheres optaram por …

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …