Laboratório da Universidade de Évora investigado por falsear análises após derrame

O Laboratório de Ciências do Mar da Universidade de Évora está a ser investigado por alegadamente ter falseado análises à qualidade da água, no âmbito de um derrame de fuelóleo, no Porto de Sines, em Outubro de 2016.

A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias que salienta que o Ministério Público (MP) de Setúbal está a investigar o Laboratório de Ciências do Mar (CIEMAR) da Universidade de Évora. Em causa estão as análises efectuadas à qualidade da água, após o derrame de fuelóleo que ocorreu no Porto de Sines, em Outubro de 2016.

Os resultados do CIEMAR, que é financiado pela Administração do Porto de Sines, concluíram que a água não estava contaminada, ilibando o navio responsável pelo derrame, o MCS Patricia, de qualquer crime.

Mas um outro estudo, que foi solicitado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) ao Instituto Hidrográfico de Lisboa (IH), concluiu que a água estava poluída, apurando que os níveis de naftaleno eram duas mil vezes superiores aos definidos pela Norma de Qualidade Ambiental.

O MCS Patricia foi, assim, acusado de um crime ambiental, com perigo comum. Este é o primeiro crime deste género a ser julgado em Portugal, nota o JN.

De acordo com o jornal, a Polícia Marítima apurou que as amostras do CIEMAR foram a 50 centímetros da superfície da água, o que terá evitado a recolha do produto poluente.

Já a Universidade alega que o IH fez análises ao fuelóleo e não à água, defendendo que isso explica os resultados apurados. Também defende o seu método de análise, notando que é utilizado desde 1997.

A Administração do Porto de Sines alinha pelo mesmo discurso, referindo, em nota ao JN, que “a Polícia Marítima procedeu à recolha de produto derramado (fuelóleo) e o CIEMAR à recolha de água”. Assim, “seria muito estranho, ou grave, se os resultados fossem coincidentes ou semelhantes”, conclui a entidade.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal, pós-abrilada de estroinas, tudo se compra tudo se corrompe tudo se desbarata e tudo se destroi.
    Se Portugal fosse um estado de direito, que não é mas apenas uma rêspublica de bananas podres e corruptas, no dia seguinte ja o reitor director chefe laboratorio etc tinham sido chamados a capaitulo, e a pronunciar-se imediatamente sobre a VERGONHA e CRIME do sucedido.
    Mas Portugal é agora uma merda de brandos costumes, dum povo docil domesticado e manso, tão manso que se vai auto-destruindo.

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …