Kremlin proíbe homens de saírem da Rússia

7

Sergei Ilnitsky/EPA

O diretor dos serviços secretos ucranianos, Kyrylo Budanov, afirmou que o Kremlin está a preparar-se para impedir que os homens abandonem a Rússia a partir de 05 de janeiro.

Numa entrevista à BBC, Budanov repetiu a informação avançada pelo ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, que num discurso de Ano Novo referiu que a Rússia continua com a mobilização de combatentes.

De acordo com o Kyiv Independent, Reznikov referiu que “no início de janeiro, as autoridades russas fecharão as fronteiras aos homens, declararão a lei marcial e iniciarão outra onda de mobilização”.

“Vocês têm cerca de uma semana para ainda terem uma escolha”, afirmou ainda o ministro da Defesa, informando que os cidadãos russos do sexo masculino com menos de 55 anos não poderão sequer viajar para a Bielorrússia sem autorização.

Kiev reivindica ataque

O Exército ucraniano reivindicou na segunda-feira o ataque que a Rússia diz ter matado 63 soldados russos em Makiivka, mas que os ‘media’ russos e ucranianos dizem ter feito centenas de vítimas mortais.

“Em 31 de dezembro, até 10 unidades de equipamento militar inimigo de vários tipos foram destruídas ou danificadas” em Makiivka, região de Donetsk, disse o Estado-Maior ucraniano no Facebook, citado pela agência Lusa, indicando que o número de perdas dos recursos humanos russos estava ainda a ser avaliado.

De acordo com relatos de vários ‘media’ russos e ucranianos, centenas de soldados russos, recentemente mobilizados para a invasão da Ucrânia, terão sido mortos no edifício da Escola Politécnica na cidade de Makiivka, na região de Donetsk.

O canal televisivo russo Tsagrad estima a contabilidade das vítimas em “centenas de pessoas” e o canal pró-russo Operational Reports, no Telegram, indica 500 mortes.

Alguns ‘media’ ucranianos citam o departamento de comunicações das Forças Armadas da Ucrânia indicando 400 soldados russos mortos, bem como mais 300 feridos. Já esta segunda, o Governo russo tinha confirmado a morte de mais de 60 militares num ataque do Exército ucraniano com foguetes de artilharia de alta mobilidade (HIMARS) contra uma cidade da região de Donetsk.

O Ministério da Defesa da Rússia começou por dizer que 63 soldados foram mortos no ataque, que atingiu um ponto de implantação temporário na cidade de Makivka.

Poucas horas depois, o Centro Conjunto de Controlo e Coordenação de Assuntos para os Crimes de Guerra da Ucrânia confirmava que as Forças Armadas ucranianas tinham realizado vários ataques de artilharia contra a cidade de Donetsk.

De forma mais pormenorizada, o jornalista ucraniano Bohdan Butkevych citava fontes que referiam que os HIMARS tinham “feito ruir o prédio da escola como um castelo de cartas”, mencionando a morte de cerca de 300 soldados russos.

À ABC, Budanov mostrou-se contente com os recentes ataques, mas quando questionado sobre a autoria dos ataques, remeteu-se ao silêncio. O chefe dos serviços secretos ucranianos admite que poderá vir a dar uma resposta no futuro, mas apenas no final da guerra.

O responsável previu ainda que ataques semelhantes vão continuar a acontecer, cada vez mais “profundos” no território russo.

Ao longo do mês de dezembro, a Rússia acusou as forças ucranianas de lançarem ataques com drones a bases no interior do país. O primeiro ataque, a 05 de dezembro, atingiu a base de Blast, a menos de 150 quilómetros de Moscovo. Uma segunda explosão no mesmo dia atingiu a base Engels-2, a sul de Ryazan.

ZAP //

7 Comments

  1. Prova provada que a Rússia está desesperada… onde é que estão agora os comentadores habituais defensores da Rússia? Pois!

    • nao sei que comentadores defensores da russia sao esses , pois os nossos media so’ passam comentadores a atacar a russia. Eu, ataco tanto Putin como Zelenski e defendo tanto o povo russo como o povo ucraniano.

      Por exemplo; desde ha’ muitos meses que todos os homens ucranianos em idade militar estao proibidos de sair da ucrania. Onde esta’ essa noticia? pelo contrario, pelos vistos, de acordo com esta noticia, afinal a russia, ao contrario da ucrania, so’ agora e’ que esta a fazer o que a ucrania ja faz ha muito tempo…

      mas os fanaticos nao sabem pensar pela sua cabeca, e limitam-se a papaguear propaganda.

      • Ok…
        Vou devolver-te a pergunta:
        “Desde ha’ muitos meses que todos os homens ucranianos em idade militar estao proibidos de sair da ucrania. Onde esta’ essa noticia?”
        Consegues dizer-nos onde está essa notícia?
        Tens alguma fonte privilegiada junfo do Kremlin?
        Ou estás apenas a papaguear fake news por tua auto-recreação?

      • A informacao da proibicao na ucrania apareceu em jornais estrangeiros e em testemunhas entrevistadas em canais estrangeiros, que nao tem tanto medo de informacao mais plural do que os nossos. De resto, outro comentario aqui ataca o meu comentario, dizendo que a noticia foi dada, que e’ normalissimo a ucrania ter feito isso.

        Afinal em que ficamos?

        Os fanaticos e os mentecaptos teem evidentemente dificuldade em digerir factos, mesmo os mais simples.

        Ora dizem que o exercito da Russia e’ um papao que se nao for travado agora, vai invadir toda a europa, e por isso justifica-se gastar bilioes em armamento e fazer passar fome o nosso proprio povo, ora dizem que o exercito da Russia e’ uma anedota, esta’ ja sem municoes, o equipamento militar e’ uma porcaria , os mapas sao da 2a guerra mundial, e e’ evidente que a ucrania, sozinha, e , de acordo com o proprio zelenski, sem quase nada das armas que pediu, e’ evidente que vai ganhar a guerra.

        Ora dizem que quem assassinou uma jovem russa foi o Putin, ora atacam venenosamente o Papa por ter dito que essa jovem era uma vitima, que nao era vitima nenhuma, era apoiante do Putin.

        Ora dizem que o Putin se recusa a vender o gas a’ europa como chantagem ora acusam quem na europa compra gas a Putin de ser cumplice do putin.

        A inteligencia dos fanaticos e’ tao grande, que nem se apercebem dos disparates que sao evidentes para qualquer crianca de 12 anos de idade.

  2. Mentira. Essa informação foi dada. Apenas nãonfoi dita 500 vezes. Quanquer pessoas normal, menos os fanáticos, percebem que a Ucrânia, país sem recursos militares e com 1/4 da população da Rússia, teria de usar os recursos que tinha. Qualquer pessoa normal percebe e aceita isso. Os anormais não!
    A Russia, 2ª potência militar mundial, com mais domdobro do PIB per cápita da Ucrânia, com a sua “operação especial” não precisava, pois não? Tão especial que até prendia até 8 anos quem dissesse o contrário. Epa, agora já é guerra. Não admira que as pessoas fiquem confundidas, …, claro, os anormais. Por as pessoas normais sabem que dali, daquel país gerido por cleptocratas, e muito pior do que isso, tudo se pode esperar.
    Afinal quem é o fanático? Não precisas respinder, pois todos sabem quem é.

  3. Mandemos mais armas para a Ucrânia a confiar que esta está a ganhar a guerra. Só não nos esqueçamos que a hora em que a Rússia não tiver mais o que fazer, deita umas bombas atómicas e destruirá tudo o que esteja entre Lisboa e Varsóvia. Quem sobrará e estará aqui a comentar e a rir do Putin ou da Rússia?! Nessa operação especial ou nessa guerra TODOS PERDEMOS. Russos, ucranianos ou europeus. E para que nada disso ocorresse bastava que a NATO não estivesse cada vez mais próxima da Rússia. Será tão difícil assim respeitarmos um vizinho?! Agora aguentemos todos as consequências dessa burrice onde somos todos culpados. Rússia, Ucrânia, Europa, Inglaterra ou EUA nem um é santo!!! Todos tem sua parcela de culpa!!! E todos os governantes sabem-no. Só não sabem como sair da merda em que meteram-se. E a conta pagam os cidadãos com seus impostos e muitas vidas são ceifadas. Para que??? Para que???

  4. Mais uma vez, misandria e discriminação!
    Onde estão as feministas, ou será que os homens são a prova de bala e podem ir para a guerra mas as mulheres não.. essas fogem e a comunicação social ainda tem a coragem de dizer que as vítimas são as mulheres que fogem da guerra, que fiquem como os homens se são assim vítimas!..
    A comunicação social cada vez está pior!.. vale tudo contra o homem!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.