Kim Jong-un tem uma “nova arma tática ultramoderna”

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, supervisionou os testes de uma nova arma de alta tecnologia, noticiou esta quinta-feira a agência oficial da Coreia do Norte, quando as negociações entre Washington e Pyongyang para a desnuclearização estão num impasse.

Esta é a primeira vez que a Coreia do Norte efetua um teste de armamento desde que iniciou o processo de negociações sobre os programas nucleares e de mísseis, em abril. “Kim Jong-un visitou a Academia de Ciência de Defesa e supervisionou os testes de uma nova arma tática ultramoderna”, disse a KCNA.

Em abril, Pyongyang tinha anunciado a suspensão dos testes nucleares e de mísseis, o que resultou na realização de três encontros entre o líder norte-coreano e Presidente sul-coreano, Moon Jae-in. A última reunião entre os dois líderes realizou-se em setembro.

Na histórica cimeira de Singapura entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Kim, o líder norte-coreano prometeu trabalhar para uma “desnuclearização completa da península coreana”. As negociações, contudo, parecem ter regredido: na semana passada, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, adiou um encontro com um alto dirigente norte-coreano.

Pompeo ia reunir-se, em Nova Iorque, com Kim Yong-chol para discutir os progressos no desarmamento norte-coreano e preparar uma nova cimeira entre Trump e Kim.

A manutenção das sanções económicas contra a Coreia do Norte levou Pyongyang a ameaçar, na passada sexta-feira, que podia reativar uma política de Estado dirigida a fortalecer arsenal nuclear.

Apesar de um aparente agravamento da situação nas últimas semanas, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, reiterou na quinta-feira que a segunda cimeira entre Trump e Kim deverá acontecer no início do próximo ano.

O vice-presidente norte-americano declarou ainda que Washington está a trabalhar muito de perto com a Coreia do Sul e que respeita as conversações que Seul mantém com Pyongyang.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Esperavam o quê deste monte de nojo? E o Trump sabia!.. E até se fazia ao Nobel da Paz com base nesta mentira de ter conseguido que o Coreano desnuclearizasse o país. Onde o Trump está, há crime internacional… Aquela conversa do Fire and Fury era tudo pantomina. Assim que se enconntrou com o Coreano disse logo que o admirava porque o povo se punha em sentido quando ele abria a boca. Ele foi mas é dizer ao Coreano “olha, esconde lá as armas e finge que queres a paz com o gajo do Sul, que eu digo que te convenci a portar bem e ganho o nobel da Paz” – Hitler e Stalin, ao pé deste Trump era meninos de coro.

    • A ignorância sempre foi o pior dos males da humanidade, é claro que se ele tivesse seguido pela senda da guerra seria um herói, assim como conseguiu a paz já não presta, fantástico não é, vá-se lá perceber.

RESPONDER

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …

Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados. Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões …

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …