Kim Jong-Un nunca viaja sem a sua sanita pessoal (e é por razões de segurança)

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte viaja sempre com várias sanitas portáteis, para onde quer que vá. E não se trata de uma fobia qualquer de Kim Jong-Un, relativamente a questões de higiene ou ao uso de sanitas alheias. É uma questão de segurança nacional.

O jornal sul-coreano Chosun Ilbo assegura, na sua versão em Inglês, que Kim Jong-Un chegou a Singapura, onde se reuniu com Donald Trump numa cimeira histórica, apetrechado com a sua própria comida, uma limusina à prova de bala e uma sanita portátil.

Este dado curioso não tem a ver com o desejo de evitar casas de banho alheias, mas visa proteger a segurança nacional da Coreia do Norte, para não permitir que os dejectos do líder do país sejam analisados.

“As excreções do líder contêm informação sobre o seu estado de saúde, por isso não podem ser deixadas para trás”, explica ao The Washington Post o antigo elemento da unidade de Comando da Guarda Norte-Coreana, Lee Yun-keol, que fugiu para a Coreia do Sul em 2005.

O jornal sul-coreano Daily NK alega que Kim viaja sempre com várias sanitas portáteis, incluindo “um penico de emergência no seu Mercedes” e um carro sanitário especialmente concebido, sempre que sai com uma comitiva de veículos oficiais. E quando se desloca para “terrenos montanhosos” leva consigo uma “cómoda móvel” para fazer as suas necessidades.

Pode achar que é um excesso de zelo do totalitário líder da Coreia do Norte, mas, na verdade, as fezes são uma espécie de “impressão digital que contém um ADN único”, podendo revelar muitos detalhes sobre a saúde e o funcionamento do organismo de alguém, refere o site científico Live Science.

“O trato digestivo contém mais células bacterianas do que há no corpo inteiro“, explica o gastroenterologista Jean-Pierre Raufman, da Universidade de Maryland, nos EUA, em declarações a esta publicação.

Assim, através das fezes de alguém podem saber-se dados como, por exemplo, se tem hemorragias internas, se está a tomar determinados medicamentos, se o organismo está a absorver os nutrientes necessários, e até detectar um cancro no intestino ou outro tipo de doenças.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é a arma fatal do seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2.000 norte-americanos, em …

Marisa Matias critica Centeno por “encabeçar ameaças” a Itália

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, disse a Mário Centeno, num debate no Parlamento Europeu, que é “desconcertante” vê-lo, enquanto presidente do Eurogrupo, a “encabeçar as ameaças” a Itália, questionando-o se não "há …

Moscovici quer voltar a "tweeetar" com Costa (mas deixa avisos)

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, diz que ficará "encantado" se o primeiro-ministro e seu "bom amigo" António Costa tiver o prazer de voltar a "tweetar". Isto para sublinhar que espera que Portugal …

Não há acordo. Greve dos enfermeiros começa quinta-feira e só acaba no fim do ano

Os enfermeiros mantêm a greve que começa na quinta-feira nos blocos operatórios de cinco hospitais, por falta de acordo com o Governo sobre a estrutura da carreira. A informação foi prestada à Lusa pelos presidentes da …

Próximas eleições portuguesas podem ser marcadas por fake news

A difusão de notícias falsas durante as eleições brasileiras atingiu níveis sem precedentes e o fenómeno chegou também a Portugal, onde se pode estar a preparar uma ação semelhante para as próximas eleições nacionais, alertou …

Proposta de Orçamento mostra um "profundo desconhecimento" do país

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou esta terça-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) mostra um "profundo desconhecimento" e está de "costas voltadas" para o país. "É um Orçamento que mostra …

Caso Khashoggi: Trump mantém-se ao lado da Arábia Saudita

Donald Trump emitiu um comunicado em que se pronunciou sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, revelando que embora condene veemente o crime, a relação dos Estados Unidos é com Reino da Arábia Saudita, "parceiros …

Visita de João Lourenço pode deixar “irritante” entre Portugal e Angola para trás

A primeira viagem de Estado de João Lourenço a Portugal é uma demonstração de que Portugal e Angola "pretendem enterrar o irritante e avançar com os temas da cooperação direta", avança Jornal de Angola. No editorial …

Documento de 2014 previu colapso e aconselhava encerramento da estrada de Borba

Há novos dados que apontam que a tragédia da estrada de Borba, que desmoronou, provocando a morte de 2 pessoas e mais 3 desaparecidas, poderia ter sido evitada. Um memorando de 2014 já previa a …

Noiva adolescente leiloada no Facebook. Rede social só reparou depois do casamento

Uma jovem de 16 anos do Sudão do Sul foi leiloada para casamento no Facebook. Quando a rede social reparou, a jovem já tinha sido comprada e estava casada. De acordo com a organização pelos Direitos …