Kim Jong-Un nunca viaja sem a sua sanita pessoal (e é por razões de segurança)

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte viaja sempre com várias sanitas portáteis, para onde quer que vá. E não se trata de uma fobia qualquer de Kim Jong-Un, relativamente a questões de higiene ou ao uso de sanitas alheias. É uma questão de segurança nacional.

O jornal sul-coreano Chosun Ilbo assegura, na sua versão em Inglês, que Kim Jong-Un chegou a Singapura, onde se reuniu com Donald Trump numa cimeira histórica, apetrechado com a sua própria comida, uma limusina à prova de bala e uma sanita portátil.

Este dado curioso não tem a ver com o desejo de evitar casas de banho alheias, mas visa proteger a segurança nacional da Coreia do Norte, para não permitir que os dejectos do líder do país sejam analisados.

“As excreções do líder contêm informação sobre o seu estado de saúde, por isso não podem ser deixadas para trás”, explica ao The Washington Post o antigo elemento da unidade de Comando da Guarda Norte-Coreana, Lee Yun-keol, que fugiu para a Coreia do Sul em 2005.

O jornal sul-coreano Daily NK alega que Kim viaja sempre com várias sanitas portáteis, incluindo “um penico de emergência no seu Mercedes” e um carro sanitário especialmente concebido, sempre que sai com uma comitiva de veículos oficiais. E quando se desloca para “terrenos montanhosos” leva consigo uma “cómoda móvel” para fazer as suas necessidades.

Pode achar que é um excesso de zelo do totalitário líder da Coreia do Norte, mas, na verdade, as fezes são uma espécie de “impressão digital que contém um ADN único”, podendo revelar muitos detalhes sobre a saúde e o funcionamento do organismo de alguém, refere o site científico Live Science.

“O trato digestivo contém mais células bacterianas do que há no corpo inteiro“, explica o gastroenterologista Jean-Pierre Raufman, da Universidade de Maryland, nos EUA, em declarações a esta publicação.

Assim, através das fezes de alguém podem saber-se dados como, por exemplo, se tem hemorragias internas, se está a tomar determinados medicamentos, se o organismo está a absorver os nutrientes necessários, e até detectar um cancro no intestino ou outro tipo de doenças.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Os mais terríveis ditadores genocidas têm um incompreensível lado fofinho

Os governos autoritários estão em ascensão. Um estudo do instituto alemão Bertelsmann Stiftung chegou à conclusão de que mais mil milhões de pessoas  vivem hoje sob ditaduras do que há quinze anos. O instituto analisou a qualidade …

Morreu o líder dos talibãs paquistaneses. Foi "assassinado pelos infiéis"

Os talibãs paquistaneses reconheceram este domingo a morte do seu líder, Maulana Fazlullah, morto na semana passada no Afeganistão por um drone do exército americano, e anunciaram ter nomeado um novo chefe. "É fonte de orgulho …

Bruno (com o ordenado congelado) recua e vai impugnar AG

Bruno de Carvalho, que este sábado foi destituído de presidente do Sporting pelos sócios em Assembleia-Geral, diz agora que vai impugnar a reunião e pretende apresentar-se às eleições, previstas para 8 de setembro. 15 horas depois …

A palavra de Costa não pode valer menos que a Constituição

O dirigente e deputado do CDS-PP Pedro Mota Soares defendeu este domingo, a propósito dos impostos sobre os combustíveis, que a palavra do primeiro-ministro, António Costa, não pode valer menos do que a letra da …

Novo teste não invasivo usa a luz para identificar a malária

Um engenheiro informático de 24 anos do Uganda, Brian Gitta, ganhou o Prémio África com um dispositivo inovador que testa a malária sem tirar sangue, o ‘Matibabu’, palavra suaíli para "tratamento". "O Matibabu é um exemplo …

Inglaterra vs Panamá | Goleada histórica para todos

Aqui está a maior goleada do Mundial até ao momento e o resultado inglês mais gordo da sua história no torneio. A Inglaterra fez a festa frente à frágil selecção do Panamá e venceu por concludentes …

Sousa Cintra nomeado presidente da SAD do Sporting

O antigo presidente do Sporting José Sousa Cintra foi nomeado para a presidência da SAD do clube, em substituição de Bruno de Carvalho, anunciou hoje a Comissão de Gestão do clube. O presidente da Comissão de …

Descoberta a primeira obra de Da Vinci (ou talvez não)

O primeiro trabalho pictórico do génio do Renascimento Leonardo da Vinci terá sido um azulejo datado de 1471, no qual está representado o Arcanjo Gabriel, anunciou esta quinta-feira o especialista de arte Ernesto Solari, que …

Deus é um estúpido filho da mãe, diz Duterte

Rodrigo Duterte, o presidente das Filipinas – país em que 86% da população é católica – referiu-se a Deus como um "estúpido filho da mãe" durante uma cimeira na cidade de Davao. Referindo-se ao conceito católico …

32 anos depois, a genealogia genética tramou o assassino de Michella

O mistério da agressão sexual seguida de homicídio de uma adolescente americana em 1986 foi resolvido, 32 anos depois graças a uma técnica inovadora da genealogia genética, anunciaram este domingo as autoridades do estado de …