Kim Jong-Un nunca viaja sem a sua sanita pessoal (e é por razões de segurança)

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte viaja sempre com várias sanitas portáteis, para onde quer que vá. E não se trata de uma fobia qualquer de Kim Jong-Un, relativamente a questões de higiene ou ao uso de sanitas alheias. É uma questão de segurança nacional.

O jornal sul-coreano Chosun Ilbo assegura, na sua versão em Inglês, que Kim Jong-Un chegou a Singapura, onde se reuniu com Donald Trump numa cimeira histórica, apetrechado com a sua própria comida, uma limusina à prova de bala e uma sanita portátil.

Este dado curioso não tem a ver com o desejo de evitar casas de banho alheias, mas visa proteger a segurança nacional da Coreia do Norte, para não permitir que os dejectos do líder do país sejam analisados.

“As excreções do líder contêm informação sobre o seu estado de saúde, por isso não podem ser deixadas para trás”, explica ao The Washington Post o antigo elemento da unidade de Comando da Guarda Norte-Coreana, Lee Yun-keol, que fugiu para a Coreia do Sul em 2005.

O jornal sul-coreano Daily NK alega que Kim viaja sempre com várias sanitas portáteis, incluindo “um penico de emergência no seu Mercedes” e um carro sanitário especialmente concebido, sempre que sai com uma comitiva de veículos oficiais. E quando se desloca para “terrenos montanhosos” leva consigo uma “cómoda móvel” para fazer as suas necessidades.

Pode achar que é um excesso de zelo do totalitário líder da Coreia do Norte, mas, na verdade, as fezes são uma espécie de “impressão digital que contém um ADN único”, podendo revelar muitos detalhes sobre a saúde e o funcionamento do organismo de alguém, refere o site científico Live Science.

“O trato digestivo contém mais células bacterianas do que há no corpo inteiro“, explica o gastroenterologista Jean-Pierre Raufman, da Universidade de Maryland, nos EUA, em declarações a esta publicação.

Assim, através das fezes de alguém podem saber-se dados como, por exemplo, se tem hemorragias internas, se está a tomar determinados medicamentos, se o organismo está a absorver os nutrientes necessários, e até detectar um cancro no intestino ou outro tipo de doenças.

SV, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em 15 anos, Marte nunca esteve tão brilhante e tão perto da Terra

Marte vai brilhar mais intensamente no céu noturno nas próximas seis semanas do que brilhou nos últimos 15 anos. O planeta vermelho estará assim no ponto mais próximo da Terra desde 2003, durante de junho …

Milhares de suecos implantam microchips subcutâneos para substituir a carteira

A aplicação da engenharia em sistemas biológicos tem um papel cada vez mais preponderante. Milhares de suecos implantaram microchips nos seus corpos para nunca mais terem de se preocupar em perder um cartão multibanco ou …

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações. Muitas …

Astrónomos revelam como se formam os "mundos habitáveis"

Astrónomos da Rússia e da Europa descobriram sob que condições se formam os planetas semelhantes com a Terra ou com as suas sósias maiores. E, segundo acreditam, a descoberta facilitará a procura de mundos potencialmente …

Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka …

Burger King prometia hambúrgueres a russas que engravidassem de jogadores do Mundial

Na Rússia, o Burguer King ofereceu 40 mil euros e hambúrgueres grátis para toda a vida às russas que engravidassem de um jogador do Mundial. A promoção já foi cancelada. Uma campanha - entretanto cancelada - …

Mais de 10 mil crimes de femicídio ficaram por resolver em 2017 no Brasil

No final do ano passado, 10.786 processos de femicídio - assassinatos de mulheres em função do género - aguardavam julgamento tribunais estaduais de Justiça do Brasil. Os dados foram publicados na quarta-feira pelo Conselho Nacional …

França vs Peru | Serviços mínimos apuram gauleses

A França garantiu desde já a passagem aos oitavos-de-final do Mundial. Os gauleses marcaram na primeira parte, mas nunca confirmaram em campo o claro favoritismo que lhe era atribuído antes da partida. Na verdade, os peruanos …

Panama Papers investiga Messi por "operações suspeitas"

Messi e o seu pai já tinha sido condenados em 2016 por fraude fiscal. Agora, e segundo novos dados dos Panamá Papers, a sociedade offshore em causa continua ativa - ao contrário do que disse …

Membros de La Manada saem da prisão em liberdade condicional

Os cinco homens do grupo "La Manada" conseguiram, esta quinta-feira, a liberdade condicional, depois de uma nova decisão do Tribunal de Navarra. Segundo o El Confidencial, o Tribunal de Navarra decidiu pôr em liberdade condicional os …