O líder norte-coreano, Kim Jong-un, festejou este domingo, à porta fechada, o seu aniversário – e esconde a sua verdadeira idade para não parecer demasiado jovem as olhos dos seus subordinados.
“Kim Jong-un lidera muitos funcionários de 30 a 40 anos de idade e, se eles soubessem a sua verdadeira idade, pensariam que na verdade poderia ser seu irmão mais novo“, explicou, em entrevista à agência Yonhap, Thae Yong-ho, ex-conselheiro norte-coreano que fugiu de Londres para a Coreia do Sul em 2016.
Passaram cinco anos desde que Kim Jong-un assumiu o poder da Coreia do norte. Todavia, nenhum dado oficial sobre a data ou local do seu nascimento foi descoberto. Ao contrário do seu pai, Kim Jong-il e do avô, Kim Il-sung, o actual líder norte-coreano não celebra o aniversário a nível nacional.
“Esse dia não é festejado abertamente, mas toda a gente sabe que se trata de 8 de janeiro”, confirmou o entrevistado da Yonhap.
Para que esta data se torne festa nacional, a idade de Kim Jong-un tem que ser revelada, mas ninguém dispõe da informação. De acordo com Thae Yong-ho, há rumores de que Kim Jong-un possa ter nascido em 1982 ou em 1984.
O líder da Coreia do norte precisa deste mistério para “poder controlar os seus funcionários, que são mais velhos do que ele”, acredita o ex-diplomata. De acordo com a Yonhap, nem a Agência Central de Notícias da Coreia, nem a televisão local fizeram qualquer referência ao dia – nem tampouco há quaisquer notas no calendário da nação.
// Sputnik News
Ele estudou em Inglaterra, acham mesmo que não se sabe?…
É já a imprensa a tentar criar mais um mito em volta deste ditador…
Inglaterra?!
Onde/quando?
Estudou e viveu na Suíça, mas por lá já se sabe que tudo que é bandido com dinheiro (ou dinheiro/ouro sujo) passa discretamente!…