Kim Jong-un fez anos (mas ninguém sabe quantos)

(dv) KCNA / YONHAP

-

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, festejou este domingo, à porta fechada, o seu aniversário – e esconde a sua verdadeira idade para não parecer demasiado jovem as olhos dos seus subordinados.

“Kim Jong-un lidera muitos funcionários de 30 a 40 anos de idade e, se eles soubessem a sua verdadeira idade, pensariam que na verdade poderia ser seu irmão mais novo“, explicou, em entrevista à agência Yonhap, Thae Yong-ho, ex-conselheiro norte-coreano que fugiu de Londres para a Coreia do Sul em 2016.

Passaram cinco anos desde que Kim Jong-un assumiu o poder da Coreia do norte. Todavia, nenhum dado oficial sobre a data ou local do seu nascimento foi descoberto. Ao contrário do seu pai, Kim Jong-il e do avô, Kim Il-sung, o actual líder norte-coreano não celebra o  aniversário a nível nacional.

Esse dia não é festejado abertamente, mas toda a gente sabe que se trata de 8 de janeiro”, confirmou o entrevistado da Yonhap.

Para que esta data se torne festa nacional, a idade de Kim Jong-un tem que ser revelada, mas ninguém dispõe da informação. De acordo com Thae Yong-ho, há rumores de que Kim Jong-un possa ter nascido em 1982 ou em 1984.

O líder da Coreia do norte precisa deste mistério para “poder controlar os seus funcionários, que são mais velhos do que ele”, acredita o ex-diplomata. De acordo com a Yonhap, nem a Agência Central de Notícias da Coreia, nem a televisão local fizeram qualquer referência ao dia – nem tampouco há quaisquer notas no calendário da nação.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ele estudou em Inglaterra, acham mesmo que não se sabe?…
    É já a imprensa a tentar criar mais um mito em volta deste ditador…

    • Inglaterra?!
      Onde/quando?
      Estudou e viveu na Suíça, mas por lá já se sabe que tudo que é bandido com dinheiro (ou dinheiro/ouro sujo) passa discretamente!…

RESPONDER

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …