Kaspersky acusada de tentar prejudicar concorrentes com falsos positivos

worldeconomicforum / Flickr

a Kaspersky tem tido dificuldades em conseguir contratos com entidades federais norte-americanas.

Eugene Kaspersky, fundador da Kaspersky Labs

A empresa de software de segurança russa Kaspersky Lab terá tentado prejudicar alguns concorrentes, classificando ficheiros benignos como maliciosos para enganar os seus programas de software, de acordo com dois antigos funcionários da empresa.

A Kaspersky é acusada de ter levado algumas companhias rivais a eliminar ficheiros importantes dos computadores dos clientes.

Segundo avança a Reuters, este ataque terá tido como alvos a Microsoft, a AVG Technologies NV, Avast Software e outros.

De acordo com os dois ex-funcionários, o responsável por estes ataques foi  Eugene Kaspersky, o próprio co-fundador da empresa, cujo objectivo era vingar-se de concorrentes mais pequenos que estariam a imitar o seu software, em vez de desenvolver os seus próprios programas.

“Eugene considerou isto um roubo”, disse um dos antigos empregados.

A Kaspersky Lab negou estas acusações.

“A nossa empresa nunca levou a cabo nenhuma campanha secreta para enganar os nossos concorrentes com falsos positivos”, disse a empresa num documento enviado à agência de notícias. “Tais ações são antiéticas, disonestas e a sua legalidade é, pelo menos, questionável”.

Anteriormente, executivos da Microsoft, AVG e Avast tinham dito à Reuters que “terceiros” tinham tentado introduzir falsos positivos nos seus sistemas.

A empresa russa é uma das mais conhecidas fabricantes de software de antivírus, com cerca de 400 milhões de utilizadores e 270 mil clientes corporativos.

B!T

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Imaginem uma acção judicial por violação de dados pessoais, usurpação de identidade ou outra coisa qualquer contra a tal empresa de (supostamente) ‘anti virus’ – a forma mais promíscua de acesso aos computadores pessoais – baseada na Rússia ora lançada na 2ª versão ‘guerra fria’!

RESPONDER

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …