Kasparov pede um boicote ao Mundial da Rússia

TED Talk

O ex-jogador e campeão mundial de xadrez Garry Kasparov no TED Talk 2017

O ex-campeão mundial de xadrez e opositor ao regime russo Garry Kasparov pediu este sábado um boicote diplomata ao Mundial da Rússia que começa no próximo mês de junho.

“Neguemos a Putin a confirmação e a glória que tanto deseja mantendo longe do Mundial aos representantes dos governos”, pede Garry Kasparov num artigo publicado no diário alemão “Frankfurter Allegemeine Zeitung”.

Segundo Kasparov, a Rússia ocupou a península ucraniana da Criméia em março de 2014, impulsionada pelos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, pelo que evitar que reforce a sua confiança no Mundial de futebol não seria apenas algo simbólico.

Grande Mestre e ex-campeão mundial de xadrez, escritor e activista político, nascido na antiga República Socialista Soviética do Azerbaijão, Garry Kasparov é considerado por muitos o maior jogador de Xadrez de todos os tempos.

Membro do antigo Partido Comunista da União Soviética, Kasparov retirou-se do xadrez profissional em 2005, para se dedicar à política e à escrita. Fundou o movimento United Civil Front e tornou-se membro do The Other Russia, coligação de oposição ao actual presidente russo, Vladimir Putin. Foi candidato a presidente 2008, tendo desistido.

O boicote ao Mundial seria “uma forma de mostrar a Putin que o mundo está a olhar e que no futuro os ataques russos só vão ser tolerados no campo”, acrescenta o ex-jogador de xadrez, que defende um boicote político, não desportivo.

Após o envenenamento do ex-espião Serguéi Skripal, no Reino Unido, Londres informou que não vai haver representação britânica por parte da realeza nem diplomatas britânicos no Mundial. Também o Governo da Islândia anunciou a passada semana que não irá enviar representantes ao torneio.

Por sua parte, o presidente polaco, Andrzej Duda, adiantou que não vai assistir à partida inaugural da competição, que terá lugar a 14 de junho, em Moscovo, e que irá colocar frente-a-frente a Rússia e a Arábia Saudita.

ZAP // EFE

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso sim, seria algo útil e louvável – não é esta brincadeira de expulsar diplomatas!…
    E de preferência um boicote total, sem a participação das equipas europeias, etc.. isso sim, seria um forte golpe na ditadura do Putin…
    Isso e “controlar” os magnatas russos amigos do Putin que são donos de metade de Londres…

RESPONDER

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …