Kasparov pede um boicote ao Mundial da Rússia

TED Talk

O ex-jogador e campeão mundial de xadrez Garry Kasparov no TED Talk 2017

O ex-campeão mundial de xadrez e opositor ao regime russo Garry Kasparov pediu este sábado um boicote diplomata ao Mundial da Rússia que começa no próximo mês de junho.

“Neguemos a Putin a confirmação e a glória que tanto deseja mantendo longe do Mundial aos representantes dos governos”, pede Garry Kasparov num artigo publicado no diário alemão “Frankfurter Allegemeine Zeitung”.

Segundo Kasparov, a Rússia ocupou a península ucraniana da Criméia em março de 2014, impulsionada pelos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, pelo que evitar que reforce a sua confiança no Mundial de futebol não seria apenas algo simbólico.

Grande Mestre e ex-campeão mundial de xadrez, escritor e activista político, nascido na antiga República Socialista Soviética do Azerbaijão, Garry Kasparov é considerado por muitos o maior jogador de Xadrez de todos os tempos.

Membro do antigo Partido Comunista da União Soviética, Kasparov retirou-se do xadrez profissional em 2005, para se dedicar à política e à escrita. Fundou o movimento United Civil Front e tornou-se membro do The Other Russia, coligação de oposição ao actual presidente russo, Vladimir Putin. Foi candidato a presidente 2008, tendo desistido.

O boicote ao Mundial seria “uma forma de mostrar a Putin que o mundo está a olhar e que no futuro os ataques russos só vão ser tolerados no campo”, acrescenta o ex-jogador de xadrez, que defende um boicote político, não desportivo.

Após o envenenamento do ex-espião Serguéi Skripal, no Reino Unido, Londres informou que não vai haver representação britânica por parte da realeza nem diplomatas britânicos no Mundial. Também o Governo da Islândia anunciou a passada semana que não irá enviar representantes ao torneio.

Por sua parte, o presidente polaco, Andrzej Duda, adiantou que não vai assistir à partida inaugural da competição, que terá lugar a 14 de junho, em Moscovo, e que irá colocar frente-a-frente a Rússia e a Arábia Saudita.

EFE ZAP // EFE

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso sim, seria algo útil e louvável – não é esta brincadeira de expulsar diplomatas!…
    E de preferência um boicote total, sem a participação das equipas europeias, etc.. isso sim, seria um forte golpe na ditadura do Putin…
    Isso e “controlar” os magnatas russos amigos do Putin que são donos de metade de Londres…

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …