Kasparov pede um boicote ao Mundial da Rússia

TED Talk

O ex-jogador e campeão mundial de xadrez Garry Kasparov no TED Talk 2017

O ex-campeão mundial de xadrez e opositor ao regime russo Garry Kasparov pediu este sábado um boicote diplomata ao Mundial da Rússia que começa no próximo mês de junho.

“Neguemos a Putin a confirmação e a glória que tanto deseja mantendo longe do Mundial aos representantes dos governos”, pede Garry Kasparov num artigo publicado no diário alemão “Frankfurter Allegemeine Zeitung”.

Segundo Kasparov, a Rússia ocupou a península ucraniana da Criméia em março de 2014, impulsionada pelos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, pelo que evitar que reforce a sua confiança no Mundial de futebol não seria apenas algo simbólico.

Grande Mestre e ex-campeão mundial de xadrez, escritor e activista político, nascido na antiga República Socialista Soviética do Azerbaijão, Garry Kasparov é considerado por muitos o maior jogador de Xadrez de todos os tempos.

Membro do antigo Partido Comunista da União Soviética, Kasparov retirou-se do xadrez profissional em 2005, para se dedicar à política e à escrita. Fundou o movimento United Civil Front e tornou-se membro do The Other Russia, coligação de oposição ao actual presidente russo, Vladimir Putin. Foi candidato a presidente 2008, tendo desistido.

O boicote ao Mundial seria “uma forma de mostrar a Putin que o mundo está a olhar e que no futuro os ataques russos só vão ser tolerados no campo”, acrescenta o ex-jogador de xadrez, que defende um boicote político, não desportivo.

Após o envenenamento do ex-espião Serguéi Skripal, no Reino Unido, Londres informou que não vai haver representação britânica por parte da realeza nem diplomatas britânicos no Mundial. Também o Governo da Islândia anunciou a passada semana que não irá enviar representantes ao torneio.

Por sua parte, o presidente polaco, Andrzej Duda, adiantou que não vai assistir à partida inaugural da competição, que terá lugar a 14 de junho, em Moscovo, e que irá colocar frente-a-frente a Rússia e a Arábia Saudita.

ZAP // EFE

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso sim, seria algo útil e louvável – não é esta brincadeira de expulsar diplomatas!…
    E de preferência um boicote total, sem a participação das equipas europeias, etc.. isso sim, seria um forte golpe na ditadura do Putin…
    Isso e “controlar” os magnatas russos amigos do Putin que são donos de metade de Londres…

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …