Justin Amash, o independente que quer entrar na corrida à Casa Branca

O congressista do Michigan pondera entrar na corrida à Casa Branca, agendada para novembro deste ano, na esperança de conseguir reunir os eleitores descontentes com Donald Trump.

Originalmente membro do Partido Republicano, Justin Amash tornou-se independente no ano passado, numa altura em que foi o único congressista do partido a apoiar o processo de destituição do atual Presidente dos Estados Unidos.

Esta terça-feira, conta o jornal The Guardian, o congressista do terceiro distrito do Michigan anunciou no Twitter os seus planos para entrar na corrida à Casa Branca.

“Lancei um comité exploratório para procurar o apoio do Partido Libertário na nomeação para Presidente dos Estados Unidos. Os norte-americanos estão prontos para abordagens práticas baseadas na humildade e na confiança das pessoas”.

“Estamos prontos para uma Presidência que irá restaurar o respeito pela Constituição e que vai aproximar as pessoas. Estou empolgado e honrado por dar os primeiros passos para servir os norte-americanos enquanto Presidente”.

Segundo o jornal britânico, o advogado, de 40 anos, argumenta que a sua candidatura poderia reunir os eleitores insatisfeitos com Donald Trump, mas que também não têm interesse em votar num candidato democrata.

No entanto, as suas hipóteses de vencer esta corrida são escassas. Para além de já estar atrasado na campanha, a verdade é que, na história da democracia dos EUA, nenhum candidato do Partido Libertário conseguiu ser eleito.

De acordo com a estação NPR, para concorrer às eleições gerais, Amash terá de ganhar a nomeação do Partido Libertário durante a sua convenção, que está marcada para o próximo dia 21 de maio em Austin, no Texas.

Além disso, o seu anúncio acontece numa altura em que os Estados Unidos lutam contra a pandemia de covid-19, sendo já o país com maior número de mortos e de infetados. Tal como a maioria dos setores, a política norte-americana também se viu afetada por esta crise, com muitos comícios e votações adiados. Para já, os candidatos esforçam-se por fazer campanha como podem, recorrendo às novas tecnologias.

Apesar das boas intenções de Amash, há quem considere que a sua entrada nas Presidenciais só vai ajudar Trump a ser reeleito. É o caso de Joe Walsh, ex-congressista do Illinois que, em declarações ao jornal Washington Post, considerou que o resultado mais provável é que vá desviar votos do candidato democrata Joe Biden.

“Se Amash obtiver a nomeação do Partido Libertário e ficar até ao fim, poderá acabar por ser a pessoa que votou no impeachment de Trump num ano e que, depois, lhe deu a eleição 11 meses depois”, escreveu.

Sem qualquer surpresa, Donald Trump já expressou a sua opinião relativamente aos planos de Amash no Twitter. “Acho que seria um candidato maravilhoso, especialmente porque está muito atrasado no seu distrito e não tem qualquer hipótese de manter o seu lugar no Congresso”, escreveu o Presidente em tom irónico.

Filipa Mesquita FM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …