/

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

Tiago Petinga / Lusa

Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado “exonerado da insolvência” que corria em Londres desde 2009.

Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça britânica perdoou 60 milhões de euros ao ex-presidente do Benfica.

A notícia foi avançada na sexta-feira pela TVI e faz manchete no Correio da Manhã este domingo. “Ele soube trabalhar com os dois regimes jurídicos [Portugal e Reino Unido]. E assim fica livre das dívidas que tinham sido declaradas no processo de insolvência, pois os bens que tivesse cá seriam interligados ao processo inglês”, explicou o advogado António Pragal Colaço.

A decisão do tribunal londrino tem efeitos no processo secundário que decorria no tribunal de Sintra. O diário avança que a decisão da justiça britânica já foi comunicada aos credores, entre os quais o Benfica, do qual Vale e Azevedo terá desviado cerca de 15 milhões de euros, de transferências de jogadores e da venda de terrenos.

Ao todo, há dezenas de vítimas de burlas que o antigo advogado cometeu entre Portugal e Londres.

Com esta decisão, são restituídos todos os direitos a Vale e Azevedo no Reino Unido, ou seja, já pode voltar a comprar imóveis ou outros bens sem que sejam executados pelas autoridades.

Vale a Azevedo foi detido em Inglaterra em 2012 e cumpriu uma sentença de três anos e sete meses de prisão na Carregueira. Em junho de 2018 foi libertado e em setembro, após o mandado de detenção, foi para Londres, onde vive atualmente.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.