Justiça ordena testes de DNA em massa em escola francesa para apanhar violador

biologycorner / Flickr

-

Numa decisão inédita, a justiça francesa determinou a realização de testes de DNA a todos os estudantes e funcionários do sexo masculino de uma escola para tentar identificar o autor de uma violação cometida contra uma aluna do estabelecimento de ensino.

A operação, iniciada esta segunda-feira, representa uma recolha massiva de material genético. No total, serão colhidas 527 amostras de material genético de pessoas presentes no dia da agressão, a grande maioria menores de idade (475 alunos, 31 professores e 21 empregados da escola).

A decisão de recolher a saliva de tantas pessoas é decorrente de uma investigação judicial iniciada em outubro passado, após a violação de uma adolescente de 16 anos na casa de banho de uma escola católica privada situada no centro de La Rochelle, no sudoeste da França.

A vítima foi atacada pelas costas e no escuro e, por esse motivo, não é capaz de identificar o agressor, afirma a procuradora de La Rochelle, Isabelle Pagenelle.

A perícia realizada nas roupas da vítima, no entanto, permitiu encontrar o DNA do violador.

Como até agora as investigações não conduziram a uma pista concreta, a Justiça francesa decidiu realizar a mega-operação de recolha de DNA no liceu técnico de Fénelon-Notre-Dame, onde estudam 1,3 mil alunos.

Ninguém é obrigado a colaborar com as investigações, mas quem se recusar a fornecer o material genético, passará a ser considerado suspeito, informou a Justiça do país.

Pista interna

É possível que o agressor seja alguém que não estude ou trabalhe na escola, embora ela seja protegida por muros altos e possua uma única entrada pública.

Mas a polícia acredita que o autor da violação seja alguém ligado à escola.

“A agressão parece ter sido cometida por alguém que conhece o local”, afirmou Chantal Devaux, diretora do colégio, à imprensa francesa.

“Tínhamos duas possibilidades: ou arquivar o caso ou utilizar todos os meios possíveis para identificar o violador”, diz a promotora de La Rochelle.

“É um ambiente fechado e, por esse motivo, há maior probabilidade de que a violação tenha sido cometida por alguém de dentro”, afirma Pagenelle.

“Trata-se também de evitar que isto se repita no futuro”, acrescenta a promotora.

A recolha de saliva será realizada até quarta-feira. Os resultados só deverão ser conhecidos em junho ou julho.

Até agora, as investigações tinham sido realizadas de forma discreta para tentar obter pistas concretas e evitar espalhar o pânico na escola, afirma a imprensa francesa.

Os pais de alunos e funcionários da escola só foram informados sobre os testes de DNA na última sexta-feira.

A escola também criou um “centro de apoio psicológico” para os alunos, que ficará activo o tempo que for necessário, segundo a directora do estabelecimento.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …