Justiça ordena testes de DNA em massa em escola francesa para apanhar violador

biologycorner / Flickr

-

Numa decisão inédita, a justiça francesa determinou a realização de testes de DNA a todos os estudantes e funcionários do sexo masculino de uma escola para tentar identificar o autor de uma violação cometida contra uma aluna do estabelecimento de ensino.

A operação, iniciada esta segunda-feira, representa uma recolha massiva de material genético. No total, serão colhidas 527 amostras de material genético de pessoas presentes no dia da agressão, a grande maioria menores de idade (475 alunos, 31 professores e 21 empregados da escola).

A decisão de recolher a saliva de tantas pessoas é decorrente de uma investigação judicial iniciada em outubro passado, após a violação de uma adolescente de 16 anos na casa de banho de uma escola católica privada situada no centro de La Rochelle, no sudoeste da França.

A vítima foi atacada pelas costas e no escuro e, por esse motivo, não é capaz de identificar o agressor, afirma a procuradora de La Rochelle, Isabelle Pagenelle.

A perícia realizada nas roupas da vítima, no entanto, permitiu encontrar o DNA do violador.

Como até agora as investigações não conduziram a uma pista concreta, a Justiça francesa decidiu realizar a mega-operação de recolha de DNA no liceu técnico de Fénelon-Notre-Dame, onde estudam 1,3 mil alunos.

Ninguém é obrigado a colaborar com as investigações, mas quem se recusar a fornecer o material genético, passará a ser considerado suspeito, informou a Justiça do país.

Pista interna

É possível que o agressor seja alguém que não estude ou trabalhe na escola, embora ela seja protegida por muros altos e possua uma única entrada pública.

Mas a polícia acredita que o autor da violação seja alguém ligado à escola.

“A agressão parece ter sido cometida por alguém que conhece o local”, afirmou Chantal Devaux, diretora do colégio, à imprensa francesa.

“Tínhamos duas possibilidades: ou arquivar o caso ou utilizar todos os meios possíveis para identificar o violador”, diz a promotora de La Rochelle.

“É um ambiente fechado e, por esse motivo, há maior probabilidade de que a violação tenha sido cometida por alguém de dentro”, afirma Pagenelle.

“Trata-se também de evitar que isto se repita no futuro”, acrescenta a promotora.

A recolha de saliva será realizada até quarta-feira. Os resultados só deverão ser conhecidos em junho ou julho.

Até agora, as investigações tinham sido realizadas de forma discreta para tentar obter pistas concretas e evitar espalhar o pânico na escola, afirma a imprensa francesa.

Os pais de alunos e funcionários da escola só foram informados sobre os testes de DNA na última sexta-feira.

A escola também criou um “centro de apoio psicológico” para os alunos, que ficará activo o tempo que for necessário, segundo a directora do estabelecimento.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …