Justiça indiana condena a prisão perpétua cinco homens que violaram turista

shilpiboylla / Flickr

Porta da Índia,  monumento nacional situado em Rajpath, o coração da cidade indiana de Nova Deli.

Porta da Índia, monumento nacional situado em Rajpath, o coração da cidade indiana de Nova Deli.

Cinco indianos foram condenados hoje a prisão perpétua por violarem em grupo uma turista dinamarquesa em Nova Deli em 2014, anunciou a Justiça indiana.

Os cinco homens foram declarados culpados de agredir com uma faca e violar uma turista dinamarquesa, que se tinha perdido no caminho para o seu hotel.

O crime reavivou as preocupações com a segurança das mulheres na capital indiana.

“Foram condenados à prisão perpétua. Permanecerão presos o resto das suas vidas”, disse o procurador Atul Shrivastava aos jornalistas à saída do julgamento.

“Tivemos provas suficientes e o tribunal considerou os nossos argumentos satisfatórios para decidir pela prisão perpétua”, afirmou.

Os cinco homens também foram condenados à prisão perpétua por outros crimes, como roubo.

O advogado de defesa, Dinesh Sharma, anunciou que os seus clientes irão apelar da decisão.

Outros três homens, menores na altura do crime, serão julgados por um tribunal especializado. Um nono suspeito do crime morreu antes do fim do processo.

A turista dinamarquesa, de 52 anos, que viajava sozinha e voltava de uma visita ao Taj Mahal, em Agra, aproximou-se do grupo de homens para perguntar sobre o caminho nessa zona de Nova Deli conhecida pelos seus hotéis baratos.

O Governo indiano endureceu as suas leis sobre violência sexual no país, depois de um caso de violação em grupo de uma jovem estudante indiana em Nova Deli, que morreu em 2012 devido aos ferimentos.

Este crime provocou na altura manifestações de cólera na sociedade indiana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …