Justiça indiana condena a prisão perpétua cinco homens que violaram turista

shilpiboylla / Flickr

Porta da Índia,  monumento nacional situado em Rajpath, o coração da cidade indiana de Nova Deli.

Porta da Índia, monumento nacional situado em Rajpath, o coração da cidade indiana de Nova Deli.

Cinco indianos foram condenados hoje a prisão perpétua por violarem em grupo uma turista dinamarquesa em Nova Deli em 2014, anunciou a Justiça indiana.

Os cinco homens foram declarados culpados de agredir com uma faca e violar uma turista dinamarquesa, que se tinha perdido no caminho para o seu hotel.

O crime reavivou as preocupações com a segurança das mulheres na capital indiana.

“Foram condenados à prisão perpétua. Permanecerão presos o resto das suas vidas”, disse o procurador Atul Shrivastava aos jornalistas à saída do julgamento.

“Tivemos provas suficientes e o tribunal considerou os nossos argumentos satisfatórios para decidir pela prisão perpétua”, afirmou.

Os cinco homens também foram condenados à prisão perpétua por outros crimes, como roubo.

O advogado de defesa, Dinesh Sharma, anunciou que os seus clientes irão apelar da decisão.

Outros três homens, menores na altura do crime, serão julgados por um tribunal especializado. Um nono suspeito do crime morreu antes do fim do processo.

A turista dinamarquesa, de 52 anos, que viajava sozinha e voltava de uma visita ao Taj Mahal, em Agra, aproximou-se do grupo de homens para perguntar sobre o caminho nessa zona de Nova Deli conhecida pelos seus hotéis baratos.

O Governo indiano endureceu as suas leis sobre violência sexual no país, depois de um caso de violação em grupo de uma jovem estudante indiana em Nova Deli, que morreu em 2012 devido aos ferimentos.

Este crime provocou na altura manifestações de cólera na sociedade indiana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …