Justiça indiana condena a prisão perpétua cinco homens que violaram turista

shilpiboylla / Flickr

Porta da Índia,  monumento nacional situado em Rajpath, o coração da cidade indiana de Nova Deli.

Porta da Índia, monumento nacional situado em Rajpath, o coração da cidade indiana de Nova Deli.

Cinco indianos foram condenados hoje a prisão perpétua por violarem em grupo uma turista dinamarquesa em Nova Deli em 2014, anunciou a Justiça indiana.

Os cinco homens foram declarados culpados de agredir com uma faca e violar uma turista dinamarquesa, que se tinha perdido no caminho para o seu hotel.

O crime reavivou as preocupações com a segurança das mulheres na capital indiana.

“Foram condenados à prisão perpétua. Permanecerão presos o resto das suas vidas”, disse o procurador Atul Shrivastava aos jornalistas à saída do julgamento.

“Tivemos provas suficientes e o tribunal considerou os nossos argumentos satisfatórios para decidir pela prisão perpétua”, afirmou.

Os cinco homens também foram condenados à prisão perpétua por outros crimes, como roubo.

O advogado de defesa, Dinesh Sharma, anunciou que os seus clientes irão apelar da decisão.

Outros três homens, menores na altura do crime, serão julgados por um tribunal especializado. Um nono suspeito do crime morreu antes do fim do processo.

A turista dinamarquesa, de 52 anos, que viajava sozinha e voltava de uma visita ao Taj Mahal, em Agra, aproximou-se do grupo de homens para perguntar sobre o caminho nessa zona de Nova Deli conhecida pelos seus hotéis baratos.

O Governo indiano endureceu as suas leis sobre violência sexual no país, depois de um caso de violação em grupo de uma jovem estudante indiana em Nova Deli, que morreu em 2012 devido aos ferimentos.

Este crime provocou na altura manifestações de cólera na sociedade indiana.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …