Justiça francesa proibe exibição de vencedor da Palma de Ouro por pressão religiosa

Quat'sous Films

Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos, Azul é a cor mais quente

Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos, Azul é a cor mais quente

O Tribunal Administrativo de Paris retirou de circulação o filme “Azul é a cor mais quente”, do realizador tunisino Abdellatif Kechiche, depois de a associação Promouvoir, de orientação ultra-católica, ter apresentado uma queixa na Justiça o ano passado.

A organização religiosa criticava a classificação oficial do filme, M/12, que considerava o filme adequado para ser visto por pessoas a partir dos 12 anos de idade.

Segundo o tribunal, as “sequências de sexo entre duas mulheres jovens apresentadas de maneira realista ferir a sensibilidade do público jovem”.

A exibição do filme está suspensa em França enquanto a sua classificação não for revista.

De acordo com o tribunal, a classificação de M/12 anos resultou de um “erro de apreciação” do Ministério da Cultura, pelo que a ministra da pasta, Fleur Pellerin, lhe deve atribuir uma classificação mais elevada nos próximos dois meses.

O Ministério da Cultura anunciou que irá apresentar um recurso ao Conselho de Estado, última instância da jurisdição administrativa da França.

O filme estreou nos cinemas franceses em 2013, ano em que foi o vencedor da Palma de Ouro, prémio máximo do Festival de Cannes.

A história narra a relação de amor entre duas jovens, Emma e Adèle, interpretadas pelas atrizes francesas Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos, e mostra cenas explícitas de sexo entre as protagonistas.

“Isso está a começar a parecer uma anedota”, disse Brahim Chioua, um dos diretores da distribuidora do filme, referindo-se à decisão da Justiça francesa.

O realizador Abdellatif Kechiche, no entanto, não se manifestou contrário à Justiça, cuja decisão classificou como “de certo modo saudável”.

“Nunca pensei que o meu filme pudesse ser visto por miúdos de 12 anos”, disse Kechiche ao Le Monde, “e desaconselho pessoalmente que a minha filha o veja antes de ter uns 14 ou 15 anos”.

“Os meus filmes tratam da adolescência, mas dirigem-se principalmente aos que têm uma nostalgia da adolescência”, diz Kechiche.

Têm mais interesse para os adultos do que para os adolescentes, que ainda não viveram a dor de uma ruptura. Antes de mais, “Azul é a cor mais quente” é um filme sobre ruptura”, explica o realizador.

ZAP / Fórum

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …