Justiça espanhola investiga português por burla piramidal milionária

trabajomultinivel.com

Rui Pires Salvador, mentos do esquema por trás da LibertaGia

A justiça espanhola está a investigar o português Rui Pires Salvador por alegadamente ter burlado centenas de milhares de pessoas num esquema piramidal que ascende a mais de mil milhões de euros, disse à Lusa um representante dos lesados.

“Temos dados provisionais que nos indicam que existem entre 1,8 e 3 milhões de pessoas afetadas em todo o Mundo. Só em Espanha serão cerca de 250 mil pessoas”, disse à agência Lusa Antonio José García Cabrera, responsável jurídico do escritório Lemat Advogados, que representa até ao momento 500 pessoas.

Estas pessoas alegam que puseram dinheiro na empresa de Rui Pires Salvador, a LibertaGia, para poderem aceder a um serviço remunerado a 350% por ano. Segundo a empresa, apenas tinham de aceder a determinadas páginas e ver anúncios na Internet.

“A empresa atribuía determinadas tarefas às pessoas: aceder a determinadas páginas para que as marcas melhorassem o seu posicionamento nos motores de busca Google, Bing, e Yahoo, e a sua imagem na Internet, através do grande aumento do número de visitas. Em troca desse acesso recebiam uma contrapartida”, explicou o advogado García Cabrera.

Teoricamente, a remuneração seria contabilizada online. “As pessoas tinham um balanço online, como se fosse uma conta bancária, e, por cada acesso que faziam, em teoria receberiam uma remuneração”, acrescentou.

Rui Pires Salvador dizia aos “investidores” que o dinheiro que iriam receber por esse serviço provinha dos anunciantes.

Mas a LibertaGia, alegam os queixosos, nunca pagou qualquer verba à maioria destes “investidores”.

“Quando começaram a não receber, a empresa LibertaGia começou a compensá-los com a possibilidade de trazerem novos associados. Ou seja, a empresa dizia que as pessoas receberiam o que tinham em dívida cobrando aos novos associados que trouxessem.

Era uma estrutura piramidal“, salientou o advogado.

Os dados na posse da Lemat Advogados, escritório baseado em Granada, indicam dois tipos de verbas em falta: entre 27,3 e 45,5 milhões de euros em dinheiro pago pelas pessoas à LibertaGia para poderem entrar no serviço.

“E depois há cerca de 1.079 milhões de euros em dívida da empresa às pessoas. Este valor não é o do investimento que as pessoas fizeram, mas sim o trabalho, a remuneração que deveriam ter recebido e não foi paga”, explicou García Cabrera.

Este caso foi avançado no fim de semama pelo jornal El País, que dá conta de que a empresa de Rui Pires Salvador está sediada no paraíso fiscal das Bahamas.

O advogado contou à Lusa que a plataforma de 500 lesados é composta, na sua maioria, por espanhóis, mas que também agrega pessoas de países como Rússia, Colômbia, Estados Unidos, Peru, Chipre, Alemanha, Itália, Argentina, Bolívia, Angola, Nicarágua, China, Lituânia, Canadá, México, Ucrânia e Panamá.

“Pelo menos até aos últimos dias não havia portugueses”, completou.

O processo em investigação na 5.ª Vara do Tribunal de Granada (Andaluzia, Sul de Espanha), foi aberto em março, na sequência de uma queixa da Lemat em fevereiro.

“Provavelmente – dado o número de afetados de várias províncias de Espanha – a competência terá de passar para a Audiência Nacional. Não tenho dúvidas que terá de terminar ali”, disse García Cabrera, referindo-se à instância espanhola para crimes complexos, terrorismo e grandes crimes económicos.

A Audiência Nacional tem jurisdição sobre todo o território espanhol.

Quanto à LibertaGia e a Rui Pires Salvador, estão em silêncio.

A empresa está desaparecida. Não responde às chamadas telefónicas e não está ninguém nos escritórios em Lisboa. É impossível contactar com eles”, lamentou García Cabrera.

Quanto aos queixosos, pedem justiça: “Se há responsabilidade, que sejam castigados por alegada burla. E se for possível que recuperem o dinheiro investido e o dinheiro em dívida”, sintetizou.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Grande Tuga,
    vamos colocá-lo a ministro da Economia, condecorá-lo com uma Ordem de Comendador… brincadeiras à parte, 350% de retorno, bem, as pessoas estão mesmo loucas , não conhecem o ditado que diz : “quando a esmola é grande o pobre desconfia”

  2. Mas, afinal esses esquemas não são legais em Espanha??!
    Ainda me lembro de ver muita gente ir para lá “jogar” nisso, e, (supostamente) era tudo legal…
    Agora queixam-se…

  3. rissss deixa-me rirrrr anda tudo loucO.a ou quase tUDO tal é ganacia de ganhar o el dourado que nwem veem nada a frenTE DAS NARINAS risssssss……

    a.g.p.

RESPONDER

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …