Justiça alemã diz que a função “encontrar amigos” do Facebook é ilegal

(CC0/PD) edar / pixabay

-

Um dia destes ainda acordamos para um mundo onde as redes sociais são ilegais

A função de encontrar amigos do Facebook parece não ter conseguido encontrar amizades nos tribunais alemães, que dizem que esta função é abusiva e ilegal.

Sendo o Facebook uma rede social que vive à custa das amizades online, será lógico que disponibilize uma função que ajude a encontrar os amigos que por lá já andam.

Isto é feito (para quem quiser) analisando a lista de contactos de um utilizador para ver se nela constam pessoas já registadas no Facebook que queiramos adicionar como amigos.

O problema é que, a quem não for utilizador do Facebook, a função envia um email a pedir que a pessoa se junte ao serviço – e é isso que os tribunais alemães consideram ser o equivalente a spam, e ilegal.

Os tribunais consideram isto como uma forma abusiva de publicidade feita à custa dos dados de cada utilizador, uma vez que se trata de um sistema automático e não de um pedido iniciado expressamente pelo utilizador para cada um dos contactos a pedir que se junte ao Facebook.

Por isso, os tribunais exigem que o Facebook remova esta funcionalidade na Alemanha – sendo de imaginar que, se o Facebook quisesse ser criativo, facilmente poderia passar a deixar que este processo fosse iniciado manualmente pelo utilizador, contornando as objecções do tribunal.

No entanto, não se saibe até que ponto é que o Facebook está com paciência para “brincar” com as burocracias Europeias.

Um dia destes ainda acordamos para um mundo onde as redes sociais são ilegais, pois passa a considerar-se um abuso que um qualquer desconhecido nos peça amizade ou nos “siga”.

É que não só está a incomodar-nos, como poderá estar a invadir a nossa privacidade.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O que é mais ridículo é a grande maioria das pessoas servirem-se desta rede para tudo descarregarem da sua vida privada e não só, mas isso cada um é responsável pela ignorância ou estupidez que possui.

    • Na minha opinião, quanto ao ser ridiculo acho que cada um tem os seus gostos, mas acho que isso até pode ofender as pessoas. Não obstante que a campanha de informação àcerca de as pessoas perderem a sua privacidade (apartir do momento que entram no facebook) deve ser maior (às vezes não temos noção das consequencias). A questão das nudeza das crianças tem sido um motivo. Mas não só (inclusivamemnte fotos nossas que poderão, penso eu, ser utilizadas noutros fins que não o facebook). Depois cada um tem o direito de escolha, de errar, de usar algo que goste. Por fim sou de acordo que cada um é responsável pela ignorância ou estupidez que possui, e acho justo utilizar essa mesma frase para mim , para si, para todos nós. Acho que cada um de nós comete erros e é de certa forma ignorante.

      Fernando

  2. Ridículo porquê? É alguma novidade o facto de as pessoas partilharem a sua vida? Os escritores fazem-no há séculos; também é ridículo? Ou talvez seja apenas ridículo para uns e não para outros…
    Acho que ignorante é não saber o que é uma rede social.

    • Sim é ridículo (e as redes sociais também)!
      Mas, cada uma sabe a vida que tem e, só que tem uma vida real muito triste é que perde tempo com a sua vida virtual!…

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …