Justiça alemã diz que a função “encontrar amigos” do Facebook é ilegal

(CC0/PD) edar / pixabay

-

Um dia destes ainda acordamos para um mundo onde as redes sociais são ilegais

A função de encontrar amigos do Facebook parece não ter conseguido encontrar amizades nos tribunais alemães, que dizem que esta função é abusiva e ilegal.

Sendo o Facebook uma rede social que vive à custa das amizades online, será lógico que disponibilize uma função que ajude a encontrar os amigos que por lá já andam.

Isto é feito (para quem quiser) analisando a lista de contactos de um utilizador para ver se nela constam pessoas já registadas no Facebook que queiramos adicionar como amigos.

O problema é que, a quem não for utilizador do Facebook, a função envia um email a pedir que a pessoa se junte ao serviço – e é isso que os tribunais alemães consideram ser o equivalente a spam, e ilegal.

Os tribunais consideram isto como uma forma abusiva de publicidade feita à custa dos dados de cada utilizador, uma vez que se trata de um sistema automático e não de um pedido iniciado expressamente pelo utilizador para cada um dos contactos a pedir que se junte ao Facebook.

Por isso, os tribunais exigem que o Facebook remova esta funcionalidade na Alemanha – sendo de imaginar que, se o Facebook quisesse ser criativo, facilmente poderia passar a deixar que este processo fosse iniciado manualmente pelo utilizador, contornando as objecções do tribunal.

No entanto, não se saibe até que ponto é que o Facebook está com paciência para “brincar” com as burocracias Europeias.

Um dia destes ainda acordamos para um mundo onde as redes sociais são ilegais, pois passa a considerar-se um abuso que um qualquer desconhecido nos peça amizade ou nos “siga”.

É que não só está a incomodar-nos, como poderá estar a invadir a nossa privacidade.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O que é mais ridículo é a grande maioria das pessoas servirem-se desta rede para tudo descarregarem da sua vida privada e não só, mas isso cada um é responsável pela ignorância ou estupidez que possui.

    • Na minha opinião, quanto ao ser ridiculo acho que cada um tem os seus gostos, mas acho que isso até pode ofender as pessoas. Não obstante que a campanha de informação àcerca de as pessoas perderem a sua privacidade (apartir do momento que entram no facebook) deve ser maior (às vezes não temos noção das consequencias). A questão das nudeza das crianças tem sido um motivo. Mas não só (inclusivamemnte fotos nossas que poderão, penso eu, ser utilizadas noutros fins que não o facebook). Depois cada um tem o direito de escolha, de errar, de usar algo que goste. Por fim sou de acordo que cada um é responsável pela ignorância ou estupidez que possui, e acho justo utilizar essa mesma frase para mim , para si, para todos nós. Acho que cada um de nós comete erros e é de certa forma ignorante.

      Fernando

  2. Ridículo porquê? É alguma novidade o facto de as pessoas partilharem a sua vida? Os escritores fazem-no há séculos; também é ridículo? Ou talvez seja apenas ridículo para uns e não para outros…
    Acho que ignorante é não saber o que é uma rede social.

    • Sim é ridículo (e as redes sociais também)!
      Mas, cada uma sabe a vida que tem e, só que tem uma vida real muito triste é que perde tempo com a sua vida virtual!…

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …