Jurista nomeado para o Conselho de Ministros favorecido por arguido do caso vistos gold

Philippe Put / Flickr

-

O jurista, recentemente nomeado chefe de gabinete do secretário de Estado do Conselho de Ministros, foi apanhado nas escutas do caso vistos gold a ser ajudado pelo então presidente do IRN.

A história é avançada pelo jornal Público, segundo a qual Luís Goes Pinheiro, recentemente nomeado chefe de gabinete do secretário de Estado do Conselho de Ministros, foi apanhado nas escutas do processo dos vistos gold.

O jurista e militante socialista foi apanhado pelas escutas em conversas com António Figueiredo, um dos principais arguidos do caso e que, na altura, era presidente do Instituto dos Registos e Notariado.

Goes Pinheiro já tinha concorrido em 2014 a vários cargos dirigentes da administração pública, quando recebeu o telefonema do então presidente do IRN a dizer-lhe que ia dar “uma indicaçãozinha” a seu favor a um membro da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (Cresap).

Esse membro era, segundo o Público, Maria Antónia Anes, também arguida no mesmo processo por ser apanhada nas escutas a manipular vários concursos, tanto neste como noutros casos, para favorecer conhecidos.

Seguem-se aos telefonemas duas entrevistas na Cresap, uma para “vice” de António Figueiredo e outra para seu vogal. De acordo com o jornal, o jurista recebeu e pediu várias dicas do então presidente do IRN sobre como devia proceder para ser bem sucedido. No final do dia, António Figueiredo chega mesmo a dizer-lhe que “está tudo controlado”.

O jurista, que nunca foi constituído arguido no processo, tendo sido apenas ouvido pelas autoridades como testemunha, nega ter pedido ajuda para os cargos a que concorreu e diz que sempre viu o contacto com António Figueiredo como meras conversas de cortesia.

“António Figueiredo soube das minhas candidaturas ao IRN por terceiros e não por mim. Nenhum destes contactos foi promovido ou estimulado por mim, sendo certo que ninguém consegue controlar aquilo que os outros lhe dizem”, comentou o jurista, que não chegou a ser escolhido para os cargos.

Contactada pelo jornal sobre esta situação, a Presidência do Conselho de Ministros limitou-se a dizer que já sabia aquilo que era “do conhecimento público”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Neste país de regabofe, só os corruptos e seus lacaios tem acesso aos melhores empregos,vulgo tachos. É só compadrio .Se esse jurista nomeado agora, tiver um pingo de honestidade e integridade moral, pura e simplesmente demite-se.

RESPONDER

Morreu a atriz e encenadora Fernanda Lapa

A atriz e encenadora faleceu, esta quinta-feira, aos 77 anos, em Cascais, onde estava hospitalizada, anunciou a Escola de Mulheres, companhia que dirigiu desde a sua fundação. "É com profundo pesar e imensa tristeza que a …

PJ acredita ter detido homem que ateou fogo que matou animais em canil de Santo Tirso

A Polícia Judiciária (PJ) está "convencida" de que o autor do fogo que teve origem em Valongo e se estendeu a Santo Tirso, onde dezenas de animais morreram, é um eletricista que foi esta quarta-feira …

O nosso cabelo sabe o que comemos, onde moramos e quanto custou o corte

Milímetro a milímetro, o cabelo constrói um registo da nossa dieta. Como os fios de cabelo são construídos a partir de aminoácidos, preservam os traços químicos da proteína da comida que ingerimos. Os fios de cabelo …

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …