Junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, diz especialista da ONU

Stringer / EPA

A junta militar de Myanmar está a sequestrar familiares de pessoas que pretende deter, incluindo crianças com 20 semanas de idade, segundo o relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) destacado para o país, Tom Andrews.

Na quarta-feira, Andrews disse ao Conselho de Direitos Humanos da ONU que as condições no país continuam a se deteriorar e que “os esforços atuais da comunidade internacional para interromper a espiral descendente de eventos em Myanmar não estão a resultar”, noticiou o Guardian.

A junta militar assassinou mais de 1.100 pessoas, disse Andrews, incluindo dezenas de crianças. Até julho, matou pelo menos 75 crianças, com idades entre os 14 meses e os 17 anos. Os militares, acrescentou, estão a raptar familiares quando não conseguem localizar os indivíduos que pretendem prender.

“Recebi relatórios confiáveis ​​de que as forças da junta detiveram arbitrariamente pelo menos 177 pessoas, quando o alvo inicial de uma operação escapou da detenção. Essas vítimas incluem crianças de apenas 20 semanas de idade”, referiu o responsável.

Mais de 8.000 pessoas foram detidas desde que os militares tomaram o poder, a 01 de fevereiro. A junta detém qualquer pessoa que desafie o seu governo – de políticos a ativistas, profissionais da área médica e jornalistas.

Andrews apelou à intervenção da comunidade internacional, alertando que há mais de 230.000 civis deslocados. Nos últimos dias, praticamente toda a população de uma cidade no oeste de Myanmar, onde vivem 7.500 pessoas, foi forçada a fugir, após confrontos entre militares e os seus oponentes, de acordo com a media local.

Os ataques aos elementos da junta militar aumentaram após o governo autoproclamado paralelo de Myanmar, estabelecido por políticos pró-democracia, anunciou uma “guerra defensiva” contra os militares no início deste mês.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Mariana Mortágua, deputada e dirigente do Bloco de Esquerda

Disponibilidade não chega. Bloco quer "acordo político" para viabilizar OE2022

Para o Bloco de Esquerda viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 "precisa de ter um acordo político com o PS", sinalizou Mariana Mortágua. O Bloco de Esquerda acenou com o voto contra e, em pleno …

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues

Governo pisca o olho à esquerda e cede na caducidade das contratações coletivas

Esta quinta-feira, o Governo enviou aos parceiros sociais duas propostas para alterar o Código de Trabalho: a suspensão da caducidade dos contratos coletivos de trabalho e o modelo de arbitragem para ser aplicado depois de …

Bill Clinton, antigo Presidente dos Estados Unidos, foi hospitalizado

Bill Clinton foi admitido na noite de terça-feira no Centro Médico Irvine da Universidade da Califórnia para "ser tratado a uma infeção não ligada à covid". O antigo Presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, com 75 …

Passar muito tempo no Espaço pode aumentar o risco de danos cerebrais

Um novo estudo mostra que os astronautas que passam longas temporadas no Espaço têm mais probabilidade de vir a ter danos cerebrais. Em comunicado, a equipa de cientistas responsável pela investigação explicou ter seguido cinco astronautas …

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …

O "telescópio que comeu a astronomia" vai olhar para a Idade das Trevas do Universo

Astrónomos da NASA vão usar o Telescópio Espacial James Webb para olhar para trás no tempo até à Idade das Trevas do Universo. Alguns chamaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA de "telescópio que comeu …

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …