Juíza ordena avaliação psiquiátrica de Oscar Pistorius

Chris Eason / Wikimedia

Oscar "Blade Runer" Pistorius

Oscar “Blade Runer” Pistorius

A juíza sul-africana que está a julgar Oscar Pistorius pela morte da namorada ordenou hoje a realização de exames psiquiátricos para estabelecer se o campeão paralímpico sofria mesmo de uma perturbação de ansiedade, como afirma a defesa.

O relatório psiquiátrico citado pela defesa “não pode substituir uma avaliação apropriada”, explicou a juíza Thokozile Masipa, acedendo ao pedido da acusação de realizar uma contra-avaliação psiquiátrica independente.

A magistrada sublinhou que o exame não tem por objetivo punir Pistorius, dando a entender que está neste momento aberta à possibilidade de o atleta não ter de ficar internado quando for colocado sob observação psiquiátrica, o que pode durar até 30 dias, segundo a lei.

Trata-se de “assegurar ao acusado um processo justo” e de “revelar se, no momento do crime, [Pistorius] sofria de uma perturbação mental que pudesse classificá-lo como não responsável pelo seu ato”, afirmou a juíza, antes de adiar a audiência para terça-feira para detalhar os termos da sua ordem.

A acreditar na psiquiatra Meryll Vorster, citada pela defesa de Pistorius, o atleta sofre de uma perturbação ansiosa generalizada que se caracteriza por um estado de inquietação permanente e excessivo.

Vorster considera que Pistorius sofre desse transtorno devido à amputação das duas pernas quando tinha 11 meses devido a um problema genético, assim como pela separação dos seus pais e a morte da mãe na sua adolescência.

Embora não se trate de uma doença mental propriamente dita, o problema teria consequências diretas nas suas relações pessoais e na sua vida sexual, teria exacerbado o seu medo da criminalidade, muito elevada na África do Sul.

Pistorius, que em 2012 se tornou o primeiro atleta com duas pernas amputadas a competir numas olimpíadas com desportistas sem incapacidades, conhecia Reeva Steenkamp há três meses quando a matou a 14 de fevereiro de 2013, disparando contra a porta fechada da casa de banho onde ela se encontrava.

Desde o início, o atleta afirma que acreditava tratar-se de um assaltante que teria entrado em sua casa e se escondera.

O procurador Gerrie Nel contestou a conclusão da especialista e acusou a defesa de usar o argumento psiquiátrico para obter uma pena mais leve ou para requalificar o crime.

Segundo a acusação, o casal teve uma discussão, que terá sido ouvida por vários vizinhos chamados a depor, e o atleta abriu fogo sabendo quer era a namorada que estava do outro lado da porta da casa de banho.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …