Oscar Pistorius vai passar para prisão domiciliária

agenciaandes_ec / Flickr

Oscar “Blade Runer” Pistorius

Oscar Pistorius, o atleta paralímpico condenado a cinco anos de prisão pelo assassínio da namorada, vai ser colocado em liberdade condicional na próxima semana, depois de cumprir um ano da pena, indicaram hoje os serviços prisionais sul-africanos.

Caso Pistorius

A comissão de liberdade condicional “aprovou a colocação do criminoso Oscar Pistorius sob supervisão correcional a partir de 20 de outubro de 2015″, indicou o departamento prisional em comunicado.

“O painel de liberdade condicional considerou todos os documentos apresentados, incluindo o relatório sobre o perfil do criminoso, as diretivas da comissão de revisão da liberdade condicional e os depoimentos da família da vítima”.

Os advogados da estrela paralímpica tinham argumentado que ele deveria ter sido libertado e colocado em prisão domiciliária em agosto, depois de ter cumprido um sexto da sua pena por ter matado Steenkamp a tiro em 2013.

Mas o atleta continuou atrás das barras, depois de uma intervenção de última hora do ministro da Justiça sul-africano, Michael Masutha, e de ter sido pedida a revisão do caso.

Depois de se ter reunido na semana passada, a comissão de liberdade condicional disse que queria consultar a família de Steenkamp sobre a sua possível libertação.

Os pais da rapariga sustentam que Pistorius matou a filha de propósito e já antes tinham contestado qualquer hipótese de liberdade condicional.

A família de Pistorius acusara as autoridades de se vergarem “à campanha política e mediática” ao negar a sua libertação condicional.

“Penso que os serviços prisionais devem ter considerado que ele foi tratado de forma injusta. Deveria ter sido libertado a 21 de agosto”, declarou Brian Webber, um dos advogados que representam Pistorius, na semana passada, citado pela AFP.

Num julgamento que fez manchetes um pouco por todo o mundo, Pistorius, agora com 28 anos, foi preso no ano passado por matar Steenkamp, modelo e licenciada em Direito.

Foi considerado culpado de homicídio involuntário, depois de ter dito que a matou através da porta trancada da casa de banho, porque a confundiu com um intruso.

Após a sua libertação, Pistorius enfrentará mais uma prova, a 3 de novembro, quando o ministério público recorrer ao Supremo Tribunal da África do Sul, pedindo uma condenação por homicídio e uma pena mais dura.

Outrora um ídolo do desporto paralímpico, Pistorius, conhecido como ‘Blade Runner’ por causa das próteses nas pernas que usava nas pistas de corridas, ascendeu à fama global quando competiu com atletas sem deficiência nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …