Juiz que usou expressão “vírus chinês” diz que não quis discriminar comunidade

O juiz que utilizou num despacho a expressão “vírus chinês”, numa referência ao novo coronavírus detetado na China, e que ofendeu a Liga dos Chineses de Portugal, afirma que não teve intenção de discriminar ou maltratar a comunidade.

Num despacho do Conselho Superior da Magistratura (CSM), a que a agência Lusa teve acesso, e depois de ter sido apresentada uma queixa pela Liga dos Chineses de Portugal, o juiz vem retratar-se pela expressão usada num despacho judicial dizendo que “nunca teve qualquer intenção de ofender, de discriminar, de desvalorizar ou de maltratar a prestigiada comunidade chinesa residente em Portugal”

O magistrado, em resposta à queixa da Liga dos Chineses, rejeita de “modo veemente que esses termos contenham um sentido de discriminação racial, de tendência xenófoba perante a comunidade chinesa ou de qualquer influência que não se prenda unicamente com a origem geográfica do vírus covid-19, na medida em que, tanto quanto é do conhecimento público, o mesmo teve origem na China”.

Na justificação enviada ao CSM o juiz do Tribunal Criminal de Lisboa observa que “objetivamente não representa qualquer discriminação racial ou tendência xenófoba em relação a Espanha (ou ao seu povo) considerar como gripe espanhola a pneumónica que ocorreu na segunda década do século XX”.

Depois da explicação juiz, o CSM entendeu não ter havido qualquer intenção de “ofender uma comunidade respeitada” e que não se verificou qualquer sentimento de xenofobia por parte do magistrado.

A Liga dos Chineses em Portugal também se queixou à Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, que considerou que a expressão “vírus chinês (covid-19)” é depreciativa, potenciando o possível estigma de cidadãos estrangeiros residentes e não residentes em Portugal, em razão da sua raça, etnia ou nacionalidade, violando de forma clara os preceitos constitucionais” e a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

A pandemia de covid-19 já provocou cerca de 200 mil mortos e infetou mais de 2,7 milhões de pessoas no mundo. Mais de 708 mil doentes foram considerados curados.

Portugal regista 854 mortos associados à covid-19, mais 34 do que na quinta-feira, e 22.797 infetados (mais 444), indica o boletim epidemiológico divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Bem……a comunidade Chinesa, por natureza tão comunicativa connosco Europeus, sobretudo no momento de pagar na caixa; comunica muito a vontade com o CSM, sobre o titulo dado ao Covid-19 que teve origem em Wuhan (China). São muito “abertos” quando lhes convém !

  2. Não percebo porque é que não se pode dizer que o vírus é chinês se nasceu na China? Será que mudou de nacionalidade? Não nos foi comunicado! Se aparecesse em Portugal seria português! Não é assim que mandam as regras da gramática?

  3. Não entendo porque ficam tão melindrados por ouvirem a designação de ” vírus chinês”.

    Lamento mas até prova em contrário o vírus espalhou se a partir da China. Se fosse a descoberta da cura também ficariam melindrados por lhes chamarmos o medicamento chinês?

    Assinam para já a asneira feita por alguém, que manipulou geneticamente o coronavirus, e lhe perdeu o controlo. Para já todos os indícios apontam para Whuan China.
    Até haver mais transparência de dados.pelo governo chinês, são os dados que dispomos. E quer queiram quer não a China será para sempre lembrada como a causadora desta pandemia. Porque uma coisa não há dúvidas: que foi manipulação genética do vírus foi! Que foi em Whuan (onde há um laboratório ) foi. Falta saber quem o fez. E esse terá o mesmo destino que Hitler na memória humana.
    Se forem os chineses a descobrir a vacina ou o tratamento, também não quererão ser mencionados como a vacina chinesa ou a terapêutica chinesa? Também se ofenderão?
    Assumam as consequências de terem escondido ao mundo durante semanas o que se passava! Ter-se-iam evitado muitas mortes.

  4. Se disse vírus chinês, disse bem, certamente não foi para ofender a comunidade chinesa residente em Portugal, mas esta será a melhor forma de identificar a origem do vírus, se alguém se sente perturbado com o nome, melhor será procurarem entender de onde surgiu a origem do mal, se da forma nojenta como comercializam as coisas no país ou se doutra origem mais perigosa ainda.

RESPONDER

Guarda de Honra ao Sporting? Jesus já foi "campeão três vezes" e nunca teve

Hoje é dia de dérbi na capital, mas o Benfica não vai fazer a Guarda de Honra ao campeão Sporting. É o treinador Jorge Jesus quem o diz, considerando que não é tradição no futebol …

Portugal permite entrada de turistas de quase toda a Europa (e não apenas do Reino Unido)

Na sexta-feira, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para o Reino Unido vão ser permitidas a partir de segunda-feira, bastando apresentar um teste negativo para a covid-19 realizado nas 72 horas …

FC Porto "pesca" em Paços de Ferreira. Há dois reforços a caminho do Dragão

O FC Porto já prepara a próxima época e há dois jogadores do Paços de Ferreira na órbita do Dragão. Bruno Costa e Eustáquio, a dupla que brilhou no meio-campo dos pacenses nesta temporada, vão …

Para já só 180 trabalhadores aceitaram acordo com a TAP. Discórdia pode levar a despedimento coletivo

A TAP já chegou a acordo com 180 pessoas na última fase do programa de medidas voluntárias. A expectativa da companhia é que saiam cerca de 500 trabalhadores, que se irão juntar às adesões contabilizadas …

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …