Juiz que foi candidato quer anular concurso para a Procuradoria Europeia

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

Um dos juízes candidatos ao cargo de Procurador Europeu pediu a nulidade do concurso. José Rodrigues da Cunha alega que não foi notificado da sua exclusão e que os prazos não foram respeitados.

O juiz desembargador José Rodrigues da Cunha, que foi candidato do concurso para a Procuradoria Europeia, avançou agora com uma ação de impugnação a pedir a nulidade do concurso para selecionar o magistrado português daquele novo órgão da União Europeia, avança o Observador.

A escolha de José Guerra como procurador europeu e os erros sobre o currículo do próprio que constam da nota enviada em 2019 para a Representante Permanente de Portugal (REPER) têm gerado grande polémica. José Guerra foi o preferido do Governo, apesar de um comité de peritos ter considerado Ana Carla Almeida a melhor candidata para o cargo.

Agora, a ação administrativa avançada por José Rodrigues da Cunha visa a decisão da ministra da Justiça que levou à sua exclusão do procedimento que resultou na escolha do procurador.

O juiz desembargador avançou ainda com uma segunda ação que requer ao tribunal administrativo que intime o Ministério da Justiça a revelar o despacho formal da ministra da Justiça que o excluiu do concurso público para a Procuradoria Europeia.

“O Ministério da Justiça contestará os dois processos, por estar convencido da falta de bondade das pretensões deduzidas pelo Autor [José Rodrigues da Cunha]”, lê-se na resposta de fonte oficial do Ministério da Justiça enviada ao Observador.

Rodrigues da Cunha argumenta que Francisca Van Dunem não o notificou da sua exclusão e que o Conselho Superior do Ministério Público não respeitou prazo do concurso.

Dos cinco candidatos iniciais, foram selecionados três, cujos nomes seguiram para o gabinete da ministra da Justiça. O juiz queixoso defende que só ele podia ter sido escolhido.

Isto porque, segundo argumenta Rodrigues da Cunha, o procedimento de seleção de candidaturas teria de ficar concluído até 15 de fevereiro de 2019, mas o Conselho Superior do Ministério Público só designou os três candidatos a 28 de fevereiro. O juiz desembargador realça que isto “viola desde logo o princípio da legalidade, da boa-fé da confiança, bem como da imparcialidade/transparência”.

José Rodrigues da Cunha alega que nunca foi formalmente notificado da sua exclusão do procedimento de seleção do Procurador Europeu. Na ação apresentada pela próprio pode ler-se que apenas tomou conhecimento pelos esclarecimentos prestados por Francisca Van Dunem no Parlamento.

Van Dunem reconheceu a “ofensa de uma regra de cortesia” por não ter notificado o juiz sobre a sua decisão, apresentando a mais “sentida compunção”. No entanto, garante que “não houve violação de qualquer regra do processo”.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa recusa responder a Sócrates. Carlos César reafirma "tristeza" e "raiva"

O primeiro-ministro António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates. Carlos César, presidente do PS, reafirma o que disse em 2018. Este sábado, António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates e …

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …