/

Judeus pedem anulação de leilão de objetos nazis

Thaddäus Zoltkowski / Flickr

Figura de cera de Hermann Goering no Panoptikum de Hamburgo

Figura de cera de Hermann Goering no Panoptikum de Hamburgo

O Conselho Representativo das Instituições Judaicas de França (CRIF) pediu hoje a anulação da venda em leilão de objetos que pertenceram a Adolf Hitler e a Hermann Goering, previsto para o final de abril na capital francesa.

O CRIF é a segunda organização judaica a pedir a anulação desta venda, depois de o Gabinete Nacional de Vigilância contra o Antissemitismo (BNVCA) ter classificado de “obscena” a realização deste leilão, segundo a agência France Presse.

Passaportes, livros e pratos que pertenceram aos nazis deverão ser levados a leilão no sábado, dia 26 de abril.

“O CRIF pretende que os objetos e livros – classificados como despojos de guerra da segunda divisão blindada em maio de 1945, em Berghof – sejam retirados do leilão”, segundo um comunicado do Conselho.

Tais objetos terão sido levados por soldados franceses da segunda divisão blindada do general Leclerc, que a 4 de maio de 1945 chegou a Berchtesgaden (sul da Alemanha), localidade onde se encontrava Adolf Hitler, nos Alpes da Baviera, e que tinha acabado de ser bombardeada por aviões aliados.

O CRIF estima que esta venda, que dispõe de mais de 40 objetos provenientes da residência de Hitler e da casa vizinha onde se encontrava instalado Hermann Goering, “mina a memória das vítimas da barbárie nazi”.

“Comercializar publicamente este tipo de objetos consiste em atribuir-lhes um valor simbólico insalubre que se aproxima do cinismo e de uma forma de moral indecente”, argumenta o CRIF, que apela à ministra da Cultura para que se pronuncie sobre esta venda.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.