Judas pode nunca ter traído Jesus (e apenas ter feito o que Cristo lhe pediu)

Andrey Mironov / Wikimedia

“A Traição de Judas”, pintura a óleo, de A.N. Mironov.

Desde sempre, o nome “Judas” foi associado a um traidor. A história bíblica não lhe pinta uma boa imagem, de facto, mas alguns historiadores duvidam da veracidade de alguns factos.

Judas Iscariotes foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os evangelhos canónicos, veio a ser o traidor que entregou Jesus por trinta moedas de prata e, entrando em desespero, enforcou-se e condenou-se ao inferno. No entanto, a história deste seguidor de Cristo é algo difusa e carregada de mitos e mentiras.

Susan Gubar, da Universidade de Indiana Bloomington, realça que não há provas da sua existência para além dos relatos na bíblia. “Ninguém conseguiu localizar nenhuma fonte de Judas que seja independente das narrativas do Novo Testamento”, explicou, citada pelo site All That’s Interesting.

Aliás, mesmo na bíblia, poucas são as menções a Judas. O seu nome apenas é mencionado posteriormente, apenas para ser referido como o homem que traiu Jesus. Mas, afinal de contas, quem era Judas e seria ele um traidor ou um fiel discípulo de Jesus Cristo?

Na história contada pela bíblia, como forma de identificar Jesus às autoridades romanas, Judas teve de beijá-lo. Um texto egípcio com 1.200 anos, traduzido em 2013, sugere que Jesus tinha a capacidade de mudar de forma, sendo por isso difícil distingui-lo.

Depois de ter entregue o Messias às autoridades, todos os quatro evangelhos contam que, inundado pela culpa, Judas se suicidou. Enquanto uns relatam que ele se enforcou, outros dizem que os seus intestino rebentaram do seu corpo. No entanto, vários discípulos garantem que Judas era um membro respeitado pelos apóstolos e que até rejeitou a recompensar por ter denunciado Jesus.

Uma perspetiva diferente

Mas se Judas sentiu culpa, recusou a recompensa e até se suicidou, o que o terá levado a entregar Jesus aos romanos? Alguns especialistas sugerem que Judas Iscariotes pode nem ter traído Jesus e que a bíblia interpretou incorretamente o significado de ter identificado o Messias às autoridades.

Investigadores teológicos têm uma teoria completamente diferente e sugerem que uma fação de judeus radicais — os zelotes — queria usar a influência de Jesus para enfrentar os seus opressores romanos.

“Quando os zelotes viram a capacidade de Jesus de fazer o que quisesse, disseram-lhe que queriam que ele entrasse na cidade, destruísse as tropas romanas e se tornasse rei, mas ele não queria isso”, escreveu o historiador do século I, Flávio Josefo.

A única maneira que os zelotes tinham de comprovar que Jesus era o verdadeiro Messias, era levá-lo a julgamento. Por isso, possivelmente, quando Judas entregou Jesus aos romanos, poderá ter sido numa tentativa de saber se este poderia ser o Messias capaz de liderar a revolta deste grupo radical contra os romanos.

Susan Gubar explica que, frequentemente, as posições da alta hierarquia da igreja associavam Judas ao povo judeu, como uma espécie de retórica anti-semita.

Também April DeKonick, professora de Estudos Bíblicos na Universidade de Rice, acredita que a demonização de Judas foi usada para condenar os não-cristãos. “A sua história foi abusada por séculos como justificação para cometer atrocidades contra judeus”, referiu ainda.

Judas, o fiel discípulo

Em 2006, foi encontrado o chamado “Evangelho de Judas”, composto por 26 páginas de papiro e que conta a versão de Judas Iscariotes sobre a crucificação de Jesus. De acordo com esta versão da história, Judas é retratado como um fiel discípulo, que apenas traiu Jesus para cumprir uma ordem do próprio Messias.

Supostamente, Jesus terá pedido a Judas que o traísse. Neste evangelho é narrada uma conversa secreta entre Jesus e os seus apóstolos, “três dias antes da Páscoa”, durante a qual o mártir repreende os seus discípulos por não reconhecerem a sua verdadeira natureza.

No entanto, havia um que nadava contra a corrente e percebia aquilo que Jesus verdadeiramente era: Judas. Foi então que Jesus lhe disse: “Separa-te deles, e eu vou contar-te os mistérios do reino, não para que chegues lá, mas para que fiques muito triste. Pois alguém vai tomar o teu lugar, para que os doze possam estar completos no seu Deus”.

Então, Jesus transmitiu-lhe os seus ensinamentos e disse que este deve traí-lo para alcançar os objetivos de Jesus. “Excederás todos eles, pois sacrificarás o ser humano que me carrega”, disse-lhe.

Judas poderá ser injustamente retratado como um traidor pela nossa sociedade, quando na verdade apenas satisfez os desejos do seu mestre. Aliás, algumas comunidades viam Judas como o discípulo favorito de Jesus.

DC, ZAP //

PARTILHAR

32 COMENTÁRIOS

  1. O mais certo é a Bíblia ter interpretado erroneamente ou mesmo omitido muitas coisas ,porém,a verdadeira fé nao necessita de livros nem templos pois está dentro de nós ; o essencial é crer em Deus e em Seu Filho Jesus e na sua mensagem de amor e esperança . Como aconteceu ou não só Deus sabe por isso as lutas e discussões religiosas sao inuteis e o odio contra judeus ou seja quem for é totalmente oposto à mensagem de paz e perdão do Messias. O que está escrito e tido certo por tantos como a palavra de Deus ja levou a muitas guerras e crimes portanto lembremos sempre que o principal ensinamento de Jesus foi o Amor ,amar a todos.

    • Se não obtém essa busca na Bíblia, que registou os acontecimentos da Fé e do seu momento histórico vai buscar a sua fé aonde? Nasceu por geração espontânea? E o que acontece aos povos e homens que nunca ouviram falar de Cristo? Como preservar a memória sem a escrita? Não considera isso algo paradoxal? A Biblia é um livro especial, e, mesmo assim manipulado de forma a agradar ao Império Romano decorria o ano de 150 d.C! Hoje faz-se o mesmo nas “traduções”! A que eu dou importância é à de Frederico Lourenço um especialista nas línguas gregas, latim e aramaicas clássicas e que fez uma tradução para o português o mais isenta possível e dentro das melhores técnicas de tradução. A Bíblia foi escrita por 40 autores, o Antigo Testamento supõe-se ter sido escrito entre 1 500 a.C. e 450 a.C. e o Novo Testamento entre 45 d.C. e 90 d.C.! Não esquecer que existem mais evangelhos do Novo Testamento e só estes quatro foram aceites por determinação do Imperador a conselho dos bispos que defendiam que fossem estes o cânone da Fé Cristã, pois foi Constantino quem convocou o Primeiro Concílio de Niceia em 325, quando se definiu o Credo Niceno e a fundação de facto da Igreja Católica!

      • Os celtas passaram a sua cultura, como muitas civilizações, por via oral durante milénios.
        Só no séc II os romanos começaram a escrever sobre os celtas e foi o q chegou até nós…
        Muitas civilizações se perderam não deixando rasto, aos tempos actuais. Mas durante milénios sobreviveram sem papéis nem escrita.
        O facto de nunca terem sido escritos sobre eles, algo, não significa q não tenham existido.
        Quanto às bíblia, em si, é um compêndio histórico com clara influência religiosa dominante por parte de quem a escreve.
        Alguns excertos são de tal forma desviados do q aconteceu de facto e só serve o propósito de quem escreveu. É só olhar para “as facções” dominantes q “escreveram” a bíblia.
        Obrigado pela sua atenção.
        Abraço.

      • Eu nunca disse que a Bíblia nao é um livro especial porém julgo que nao se pode levar ao pé da letra tudo o que nela está escrito pois ,como eu disse, foi muitas coisas se modificaram e foram se perdendo ao longo dos tempos e só perdurou o que servia aos interesses políticos da altura. Isto não significa que nao contenha verdades .
        A minha fé,ja que pergunta,vou buscá-la dentro de mim mesma,à natureza ,ao amor,enfim ao que observo e sinto,sentido-me grata a Deus por tudo que é belo e bom. Assim sendo,nao tenho necessidade de frequentar templos ou de alguem que me diga como devo amar Deus. Mas respeito e compreendo quem tem essa necessidade.
        Bem haja.

    • Não é farra, é investigação! Até porque todas a investigações feitas têm dado razão à Biblia! Que não relata apenas a verdade revelada de Deus como pretende o Corão do Maomé. É também um relato histórico, feito por diversas pessoas, e que até hoje muitos ignorantes desdenhavam por não ter uma confirmação histórica oficial! Como se têm enganado! Quantas vezes, inclusive aqui neste lugar, foram noticiadas descobertas que confirmam historicamente que a Biblia dos relatados sobre determinados acontecimentos históricos não relatados totalmente pelos os Historiadores oficiais da época (e, que serviam os seus senhores)? Quantas vezes se têm confirmado os lugares e acontecimentos ali relatados? E que se verifica serem verdadeiros? Esta notícia sobre Judas há muito que foi divulgada e o respectivo Evangelho confirma. Nem percebo o seu medo ao dizer que desacredita o evangelho! Muito pelo contrário, descredita quem desprezava a Bíblia e dela fazia descrédito. Para mim, quer do ponto de vista religioso, quer do ponto de vista histórico, confirma-o. E nem sou religioso, note. Dá-lhe maior legitimidade. Não é por Judas ter seguido as instruções de Jesus Cristo que desvaloriza o papel de Jesus na Fé e na História, muito pelo contrário.

      • Nunca nenhuma investigação (digna desse nome) deu “razão” à Bíblia!!
        Nem poderia dar, já que a Bíblia é um livro de ficção, cheio de fábulas e metáforas alteradas/adaptadas ao longos dos tempos!…

  2. Parece incrível estarem sempre a aparecer novos manuscritos de uma história que se passou há 2000 anos atrás.
    Mais incrível ainda é que, naquela altura, praticamente ninguém sabia ler ou escrever, e os diálogos são descritos com uma exuberante riqueza de detalhes, mesmo quando as conversas são secretas (será possível que algum deles tivesse um gravador escondido no bolso? Ah!)
    Há um provérbio antigo que diz “quem conta um conto acrescenta um ponto”.

    • Está determinado aonde? Não defendeu Jesus Cristo o livre arbítrio? Somos muçulmanos ou quê? Que raio é isso? Filosoficamente o determinismo e o fatalismo são inibidores de liberdade, precisamente aquilo contra o qual Jesus se insurgiu!

  3. POR ISSO DIZEM Q LULA É INOCENTE, DOIS BANDIDOS INOCENTADO PELOS CEGOS.
    JUDAS TRAIU SEU MELHOR AMIGO, QUEM LHE COMICIONOU COMO TESOUREIRO, COMIAM NO MESMO PRATO.
    LULA TRAIU A PÁTRIA, SUA MELHOR AMIGA, QUE LHE CONFIOU TODOS SEUS BENS.

      • Senhor Eu , eu tenho meio século e sempre busquei o conhecimento do meu eu e respostas acerca das questões fundamentais da nossa existência. Caso um dia , se inquiete com considerações semelhantes, aconselho-o a visitar o Brasil . No meio de muita manipulação oportunista, encontram-se luzes proféticas de grande sabedoria e conhecimento , verdadeiros elos de um mundo invisível aos nossos sentidos e recursos básicos , fruto da aculturação de inúmeros povos e culturas diferentes. Boa sorte, e , o caminho, caso o venhar a percorrer, misturar-se-á com doçura a acontecimentos da sua divina existência.

        • Agradeço o conselho, mas não tenho problemas com o meu “eu”!!
          E, mesmo que tivesse, duvido muito que seria no Brasil que encontraria respostas/soluções…
          Infelizmente o Brasil é um antro de seitas/religiões que usam a ignorância/manipulação para uma pequena minoria viver “à grande” – enquanto a maioria vive como se sabe…
          De “luz” precisam boa parte dos brasileiros que acham que é com rezas e outras tretas semelhantes que vão resolver os seus problemas!…

  4. Se as coisas foram mais ou menos como contadas, este Jesus era um bom malandro.
    Conta-se tanta coisa, e não se lhe conhece uma profissão ou grandes trabalhos. Passou a vida a passear e em conversas, mas sem grande obra erguida. Eram todos iguais, mas ele é que era um filho especial, de uns pais especiais, sentava-se no centro da mesa e a sua opinião era para ser espalhada, não a opinião dos outros.
    E é melhor não falar das grandes mentiras e dos barretes que enfiou…
    O espantoso é que passado tantos anos a história desta personagem, e de personagens afins, ainda ter tanta eficácia para parte da humanidade tentar controlar, e conseguir, outra parte da humanidade…

    • O melhor foi Jesus ter apanhado uma carraspana tal que andou 3 dais desaparecido e, quando apareceu, dizem que ressuscitou…
      Em terra de cego, quem tem olho é rei e, no meio dos ignorantes as seitas/religiões são o “rei”!…

      • É verdade, e ainda há outro tipo de doutrinas que tb reinam na ignorância, como o comunismo e afins. Na prática vai beber tudo à mesma fonte: à ignorância e à vontade de controlar as massas.
        Quando será que o homem aprende a ser livre e a respeitar a liberdade e a individualidade do próximo?

        • “Quando será que o homem aprende a ser livre e a respeitar a liberdade e a individualidade do próximo?”
          Isso mesmo; faço-lhe essa pergunta a si que está a criticar os outros. O que responde?

            • Não pôs. Defende-a até. E é precisamente esse o ponto fulcral do meu comentário. Precisamente por isso eu perguntei-lhe porque ele próprio não respeita essa liberdade nos outros, já que esse comentário que ele colocou é uma crítica à liberdade de opinião de outras pessoas, tanto no campo espiritual como político. Afinal respeita-se a liberdade e individualidade do próximo, ou não? Resumindo: O Sr RC dá uma martelada no cravo outra na ferradura. Decida-se!…

  5. Quanta tolice misturar a crítica de fatos religiosos com fatos políticos!
    Sim, mesmo tendo se passado mais de dois mil anos, fatos novos, escritas, descobertas, seja lá como queira denominar irão sim surgir, somos humanos, vivemos uma metamorfose e estamos em constante busca da nossa história e origem, para isso e por isso, nos foi concedido o pensar, o raciocinar. Prepare – se , muito está por vir!

  6. Desde quando é que ficção é noticia…
    A bíblia é ficção assim como todos os outros livros “sagrados” a religião é um dos maiores factores que limitam o desenvolvimento cientifico e social, e em vez de serem varridas para o caixote do lixo da das más ideias da humanidade continuam a ser glorificadas por meia dúzia de pessoas.
    Onde estaria-mos como espécie se não houvesse ainda hoje quem negue a evolução ou o aquecimento global, se não tivessem sido destruídos milhões de livros ou poupados milhares de Homens do conhecimento mortos apenas pelas suas ideias ao longo da historia.
    A religião é inimiga do raciocínio, e como prova, quantos prémios Nobel foram entregues a pessoas que vivam em zonas altamente controladas pela religião como por exemplo o médio oriente.

  7. O melhor e tentar a sorte após a morte quem acha que JESUS CRISTO e uma farsa .
    Se satanás e os demônios e Lucifer for uma ideia ilusória (falsa dentro do texto bíblico) então não há o que temer , e também foi em vão a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
    Qual de VOS toparia uma ideia bem real ;quem sabe vocês não estejam no mundo do imaginário (matrix)
    KKKKKKKKKKKKKK
    PULEM DE UM EDIFICIO BEM ALTO PRA VER SE E REAL OU NAO O INFERNO .
    AGORA CERTO COMO 2+2 É…
    DEUS NAO DARA ORDEM AOS SEUS ANJOS PRA SEGURAR NINGUEM QUE ASSIM AGIR OK

    • Quem acha que Deus existe e, vive para essa fábula do paraíso (etc), é que pode adiantar caminho e ir ter com ele… quanto mais rápido, melhor…

  8. O melhor e tentar a sorte após a morte quem acha que JESUS CRISTO e uma farsa .
    Se satanás e os demônios e Lucifer for uma ideia ilusória (falsa dentro do texto bíblico) então não há o que temer , e também foi em vão a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
    Qual de VOS toparia uma ideia bem real ;quem sabe vocês não estejam no mundo do imaginário (matrix)
    KKKKKKKKKKKKKK
    PULEM DE UM EDIFICIO BEM ALTO PRA VER SE E REAL OU NAO O INFERNO .
    AGORA CERTO COMO 2+2 É…
    DEUS NAO DARA ORDEM AOS SEUS ANJOS PRA SEGURAR NINGUEM QUE ASSIM AGIR OK

  9. A bíblia está certa. O resto são teorias. Quem discorda está no seu direito de discordar mas isso não altera e nem afecta os factos.

  10. Aff, quem não quiser acreditar no meu Senhor, eu aceito, mas não o desrespeite a fé alheia, por favor, a Bíblia é tão acertiva sobre tudo o que Ele fez, e a Respeito de Judas Escariotes leia João 17:12. Jesus não perdeu nenhuma das almas que Deus colocou em suas mãos: “Estando eu (Jesus) com eles(toda a humanidade) no mundo, guardava-os em teu nome (DEUS TODO PODEROSO, O GRANDE EU SOU). Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição (Judas), para que a Escritura se cumprisse.” João 17:12.
    Essa atitude de Judas foi previsto em Zacarias e cumprido em Mateus e mais lugares, veja: “…E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do Senhor” (Zacarias 11:12-13, veja a realização dessa profecia em Mateus 27:3-5). Deus sempre soube que ele seria o traidor, pq assim estava determinado, acredito fielmente no meu Senhor, só não entendo quem nem abriu a palavra de Deus para ler e estudá-la e já sai julgando, se achando o intelecto em pessoal (certos estão o JOSÉ E O RC), seja justo pelo menos consigo mesmo e leia com atenção e estude, que aí sim vc poderá dizer algo, mas tenho certeza que ao lê-la vc se converterá, Leia e vc descubrirá que o Senhor Jesus não ficou sentado numa mesa, ele tinha as estratégias de levar pessoas ao arrependimento, se Ele não fosse quem Ele é não persistiria até hoje e nem o calendário teria sido dividido em AC e DC.
    Sou Cristã mas não ofendo meus amigos que professam fé diferente da minha pois RESPEITO É FUNDAMENTAL.
    E outra coisa, Judas não era próximo de Jesus, ele o chamava de Rabi e contestava tudo o que Jesus fazia, ele era Zelote, estude e saberá sobre essa seita, e o discípulo amado foi João, que inclusive os estudiosos dizem que foi o único que morreu de velhice!! Estude se aprofunde de qualquer assunto antes de atacar, só o faça com conhecimento de causa, pq o silêncio muitas vezes é mais precioso do que a palavra. A Bíblia diz “Errais por não conheceres as escrituras nem tampouco o poder de Deus” MT 22:29 (Palavras do próprio Sr Jesus). Jesus não perdeu nenhuma das almas que Deus colocou em suas mãos: “Estando eu (Jesus) com eles no mundo (toda a humanidade), guardava-os em teu nome (DEUS CRIADOR, O GRANDE EU SOU). Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição (Judas Escariotes), para que a Escritura se cumprisse.” João 17:12
    A Bíblia é toda interligada, e sim foram diversas pessoas que a escreveram, porém inspiradas pelo Espírito Santo de Deus.
    E sobre Jesus, leia ISAÍAS, meu bem, misericórdia, você falar que Ele apanhou e depois de 3 dias apareceu, vai ler pelo seu próprio bem, vc não sabe de nada, leia antes por favor, vc não tem ideia de quem Ele é e nem o porque dele ter morrido como morreu e todo o processo de sua morte, e nem de ter ficado morto por 3 dias, e não vou te contar, LEIA, e muito menos sobre a sua RESSURREIÇÃO. Vc está preocupado com Judas??? se preocupe em descobrir o motivo pelo qual o Sr Jesus deixou seu trono de Glória e veio a esse mundo, e cumpriu sua missão com perfeição, ESSE É O GRANDE FOCO DA BÍBLIA CRISTÃ. Louvo e agradeço pela minha remição, pois não poderia pagar o preço e ele o fez, serei eternamente grata ao meno Senhor e Salvador!!!!

    • Isto é que é imaginação!…
      Mais um vez, o fanatismo religioso e a ignorância, anulam o bom senso e a inteligência!!
      Não é por acado que os países mais civilizados são os menos religiosos…

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …