Juan Guaidó denuncia execuções a tiro num bairro de Caracas

Rayner Peña / EPA

Juan Guaidó

A oposição da Venezuela denunciou este domingo que estão a decorrer “operações de extermínio e execuções extrajudiciais” no bairro caraquenho de Petare (um dos maiores da América Latina) pelas quais responsabiliza o Governo do Presidente Nicolás Maduro. Pelo menos 12 pessoas terão morrido.

As denúncias da oposição têm lugar depois de residentes nesse populoso bairro divulgarem, através das redes sociais, vídeos de longos e intensos tiroteios ocorridos às noites e em plena quarentena da covid-19.

“Relatórios preliminares, no caso de Petare, confirmam que pelo menos 12 pessoas foram assassinadas durante operações (policiais) nas últimas horas. As identidades das vítimas não foram divulgadas, nem fornecidos detalhes sobre o motivo pelo qual foram executadas extrajudicialmente”, declarou o líder da oposição, Juan Guaidó.

Num comunicado divulgado em Caracas, Guaidó lançou um alerta “à opinião pública nacional e internacional perante esta nova operação de extermínio e execuções extrajudiciais da ditadura”.

“A ditadura iniciou, a 6 de maio, o envio de forças repressivas em uma das áreas mais populosas da capital para, supostamente, procurar gangues criminosos que pretendam alterar a ordem interna e tranquilidade. Essa operação inclui organismos como as Forças de Ações Especiais (FAES), cuja dissolução foi exigida por organizações internacionais como o Conselho de Direitos Humanos da ONU, por ser responsável por liderar execuções extrajudiciais”, disse Juan Guaidó.

Por outro lado, acrescentou que durante um dos tiroteios foi detido um ex-autarca e líder comunitário, Junior Pantora, “que nada tem a ver com atividades fora da lei”.

“É público e notório que os grupos irregulares que hoje a ditadura acusa de desestabilizadores foram criados pelo próprio regime para espalhar o terror e manter o controle interno dos setores populares”, considerou.

“Guerras internas do regime”

Segundo Guaidó, alguns grupos criminosos foram criados, dotados de armamento e empoderados e como deixaram de apoiar o regime “passaram a ser atacados por outros grupos, amparados pela ditadura”.

De acordo com o opositor, “alguns, inclusive, foram libertados das cadeias, em dias recentes, para ‘recuperar’ o controlo do território. De este conflito, fica claro, que a única vítima evidente é a população, que sofre pelas guerras internas do regime”.

“Nesse sentido, solicitamos à comunidade internacional que mantenha o máximo alerta perante a nova escalada repressiva da ditadura de Nicolás Maduro, que já foi acusada em várias ocasiões pela política de assassinatos seletivos e execuções extrajudiciais. A vida de mais venezuelanos pode estar em risco por esta operação de extermínio, que não respeita direitos humanos nem as liberdades fundamentais”, sublinha.

A oposição anunciou ainda que vai levar esta denúncia ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos e às instâncias correspondentes que possam ajudar a fazer justiça.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …