JPMorgan tem um robô que faz melhor marketing do que um humano

Joe Mabel / wikimedia

JPMorgan Chase Tower, sede do banco

O banco norte-americano JPMorgan Chase tem um sistema de inteligência artificial a escrever as suas mensagens de marketing. O robô conseguiu duas vezes melhores resultados do que um copywriter humano.

Aos poucos, as máquinas estão a superar os humanos em vários aspetos na nossa vida. O JPMorgan tem em suas mãos uma prova disso mesmo: um robô que trata do marketing da empresa. Depois de assinar um contrato com a startup Persado, o sistema de inteligência artificial ficou encarregue do cargo anteriormente ocupado por um humano.

Segundo a revista Quartz, o robô copywriter conseguiu que os utilizadores clicassem até duas vezes mais nas suas mensagens publicitárias comparativamente com aquelas criadas por humanos. O sistema foi testado em anúncios para cartões e hipotecas do banco.

Baseando o seu sucesso no número de cliques que conseguiu, o sistema de inteligência artificial mostrou ser mais eficiente do que um humano. Com pequenas alterações nas mensagens, o robô consegue melhores resultados.

Por exemplo, numa das mensagens escritas por um humano lia-se: “Consiga dinheiro com a hipoteca da sua casa”. O sistema de inteligência artificial da Persado alterou ligeiramente a mensagem, passando a ler-se: “É verdade – você pode conseguir dinheiro com a hipoteca da sua casa”. A mudança quase subliminar apresentou resultados muito melhores, explica a Quartz.

“A tecnologia da Persado é incrivelmente promissora“, disse, em comunicado, Kristin Lemkau, diretora de marketing da empresa. “Reescreveu textos e títulos que um profissional de marketing, através da sua subjetividade e experiência, provavelmente não teria conseguido. E funcionaram”, acrescentou.

O robô tem como base um método de machine learning, que consiste no uso de dados para identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana. A sua base de dados conta com mais de um milhão de palavras categorizadas de acordo com o seu apelo emocional.

“A nossa relação com a Persado não teve impacto na nossa estrutura”, disse um porta-voz da empresa ao AdAge. A empresa assegura assim que ainda não foram efetuados cortes na empresa, como por exemplo, o despedimento de funcionários.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bancos querem passar a cobrar por grandes depósitos. Particulares escapam

BCP, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos defendem que é preciso cobrar aos grandes clientes por depósitos de grande dimensão. Particulares e pequenas e médias empresas escapariam desta medida. A ideia foi lançada pelo …

Filho de Bolsonaro já não vai ser embaixador em Washington

O deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, anunciou na terça-feira, na Câmara dos Deputados, que desistiu da sua indicação para embaixador do país em Washington, nos Estados Unidos (EUA). Na véspera, Jair Bolsonaro, que …

OE2020. Catarina Martins critica chantagem da Comissão Europeia a cada ano

A coordenadora do Bloco de Esquerda criticou esta terça-feira a chantagem da Comissão Europeia em relação a Portugal repetida a cada legislatura e a cada ano, reiterando a disponibilidade "para negociar um Orçamento do Estado …

Maior parte das escolas não cumprem lei de 2009 sobre a educação sexual

Grande parte das escolas não está a cumprir a lei de 2009 que define como deve ser dada a educação sexual no ensino obrigatório, do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. A conclusão surge num relatório …

Pouco poder, mas algum. Deputados únicos podem desencadear revisão da Constituição

Os deputados únicos não têm poder para pedir a votação do programa de Governo, ao contrário dos grupos parlamentares, nem podem sozinhos censurar o Executivo, mas podem desencadear, como qualquer parlamentar, um processo de revisão …

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …