/

Jovens vão poder passar uma semana em quartéis para experimentar vida militar

2

Defesa Nacional / Facebook

Este ano, o Governo vai testar um projeto-piloto que permitirá que jovens passem noites – até uma semana – nos quartéis para que possam experimentar a vida militar.

O objetivo da medida é, de acordo com a TSF, incentivar mais jovens a seguir uma carreira nas Forças Armadas e atenuar a perda de efetivos que se verifica há vários anos.

Os jovens que compareçam ao Dia da Defesa Nacional e fiquem “curiosos” ou “indecisos” sobre a possibilidade de seguirem uma carreira militar podem, assim, ter “uma experiência de vivência militar“, explicou João Gomes Cravinho, ministro da Defesa Nacional, à TSF.

O Dia da Defesa Nacional realiza-se desde 2004 e é obrigatório para rapazes e raparigas de 18 anos. Desde aí, já participaram nestas atividades mais de um milhão de jovens. A ideia para o projeto-piloto surgiu depois de um inquérito ter revelado que 57% dos jovens que participaram no Dia da Defesa Nacional gostariam de passar uma semana numa unidade militar, de acordo com o Jornal de Notícias.

A medida está incluída num conjunto de “atividades de curta duração” inscritas no Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar, apresentado em abril do ano passado pelo ministério da Defesa Nacional, levadas a cabo em coordenação com os ramos das Forças Armadas.

A falta de militares nas Forças Armadas está na ordem do dia. O Exército tem hoje 12.563 efetivos, metade do que tinha em 2002. Apesar disso, o Orçamento de Estado para 2020 não prevê aumentos salariais nem mudanças nas carreiras.

ZAP //

2 Comments

  1. Isso é capaz de ser uma ideia de esquerdas que não largam os smartphones nem para cagar. Onde a imbecilidade já chegou. Nessa semana vão houvir uns berros, aprender a fazer uma cama e muitas mas muitas promessas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.