Forças Armadas perdem 4 a 5 militares por dia. Cem foram para supermercados

José Sena Goulão / Lusa

Entre janeiro e setembro, as Forças Armadas perderam 1220 militares. Por dia, conta a TSF que avança os números esta quarta-feira, têm abandonado a carreira uma média diária de quatro a cinco militares desde o início do ano.

De acordo com a Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), os baixos salários são os grandes responsáveis pelas saídas, que se têm sentido desde 2011.

O presidente da associação, António Mota, conta que 90% das saídas são de praças que ganham o salário mínimo nacional. “Um militar que que vá para a GNR fica logo à auferir mais 250 euros. Assim ninguém quer vir para as Forças Armadas”, explica à TSF.

“Ainda recentemente uma grande cadeia espanhola de supermercados que abriu a Norte só de uma vez foi buscar cem militares do Exército para fazer reposições”.

“As Forças Armadas são o melhor sítio para encontrar mão de obra barata – menos que os militares ninguém ganha”, explica António Mota.

Os número de 2019 ainda não estão fechados, mas o ano arrisca-se a ser um dos piores dos últimos tempos, de acordo com o mesmo responsável.

Números da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) revelam que em setembro de 2019 existia um efetivo de 25.580 militares, menos 4,5% do que no final de 2018 – e menos 26% que em 2011.

“Estes números são extremamente preocupantes. Aquilo que está em marcha é uma destruição deliberada das Forças Armadas”, concluiu António Mota.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. AS Forças Armadas de hoje não servem para nada a não ser custar ao erário público dinheiro dos contribuintes, eis a hora de de desmantelar com as coisas inúteis, as FA são uma das muitas que ainda existem.
    Para mais, os soldados não passam de carne para canhão do sistema.

  2. A solução é simples. Quem quiser ir para as forças policiais deve começar a carreira por um ramo das forças armadas. Um cidadão alista-se para uma polícia, recebe de seguida instrução militar adequada e a formação policial, tudo integrado. A seguir é admitido e ganha como se estivesse numa corporação policial, começando por servir num dos ramos das forças armadas, por exemplo, por um ano e meio, ou mais, e após esse período é automaticamente incorporado numa das polícias.
    Quem se alistar num ramo das forças armadas deverá, antes ou logo após, ter lugar reservado para as forças policiais, ainda que possa ter mais instrução para as funções. Deve haver harmonização salarial.

  3. Em contrapartida o número de oficiais e sargentos supera em muito o número de praças, somos o País da Europa com mais oficiais e de alta patente.

RESPONDER

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …