Jovens do TikTok estão convencidos de que vivemos numa simulação

Um número crescente de TikTokers – utilizadores da rede social TikTok – está convencido que o nosso mundo é uma simulação ao estilo Matrix.

De acordo com o portal YourTango, a ideia que se espalha pela plataforma TikTok é que uma civilização superavançada – humana ou alienígena – construiu um ambiente virtual tão poderoso que somos apenas personagens digitais dentro de um videojogo sofisticado.

Proposta pela primeira vez em 2001 pelo filósofo da Universidade de Oxford, Nick Bostrom, a teoria da simulação espalhou-se pela aplicação depois da utilizadora Heidi Wong ter publicado um vídeo que introduzia a hipótese e argumentava que somos mais propensos a viver numa simulação do que na realidade, citando avanços recentes nos gráficos de videojogos como evidências.

“Fora de todas estas simulações, há apenas uma realidade básica, por isso, estatisticamente, é mais provável que estejamos numa simulação”, argumentou.

Segundo o YourTango, outras personalidades na plataforma, incluindo Scarlett Mills, Emily Montgomery e Ashley Lanese, aderiram à tendência. “Basicamente, vivemos dentro de um videojogo”, disse a utilizadora Nikki Jain. “Honestamente, isso faz sentido se pensarmos em como os videojogos estão a ficar realistas a cada dia que passa e todas as pequenas falhas que se vê no mundo que são inexplicáveis fariam sentido por trás dessa teoria.”

Essas “falhas” podem incluir, por exemplo, objetos que parecem aparecer do nada ou carros a bater em objetos invisíveis.

A utilizadora Emily Montgomery diz que acredita na teoria da simulação de computador 110%. “Existem inúmeras simulações e um universo real. Portanto, a probabilidade de estarmos num universo real é quase nada”, disse. “As equações fractais provavelmente poderiam explicar a aleatoriedade. Portanto, as hipóteses são de que não somos reais”.

O Futurism aponta que ainda não há nenhuma forma de testar a hipótese de simulação e o facto de que é difícil contestá-la ativamente não a torna verdadeira. Ainda assim, grandes nomes, incluindo Elon Musk, defendam-na.

Um estudo recente, publicado em outubro, veio mostrar que as probabilidades d ahipótese da simulão ser real são de 50/50.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …

Portugal regista recorde diário de 125 mil pessoas vacinadas. DGS põe de lado dispensa de máscara

No sábado foram administradas em Portugal 125 mil vacinas contra a covid-19, um novo recorde diário no país, segundo informação divulgada pela task force que coordena o programa de vacinação. "Ao todo foram administradas, durante o …

Estar com cães de terapia pode trazer benefícios que duram semanas

Um novo estudo mostra que os efeitos positivos associados a passar tempo com cães de terapia podem durar até seis semanas. Em muitas universidades norte-americanas, os alunos têm a possibilidade de frequentar programas específicos para reduzir …

A poluição do ar impacta mais umas pessoas do que outras. Depende da cor da pele

Vários estudos mostram que as pessoas de cor estão desproporcionalmente expostas à poluição do ar nos Estados Unidos. No entanto, não é claro se essa exposição desigual se deve principalmente a alguns tipos de fontes …