Jovens da Cova da Moura querem indemnização de mais de meio milhão de euros

(dr) Augusto Brázio

A advogada dos seis jovens agredidos confirma o pedido formal de indemnização feito esta terça-feira no valor global de mais de meio milhão de euros.

Na sequência da acusação de todos os 18 agentes da esquadra da PSP de Alfragide de crimes de tortura, racismo e injúria, os seis jovens que alegadamente terão sido agredidos  exigem agora uma indemnização global de mais de meio milhão de euros por danos não patrimoniais, avança o Público.

Além disso, a advogada que representa os jovens pede também a compensação de todas as despesas efetuadas com o tratamento e reparação dos danos causados pelos agentes.

Lúcia Gomes, a advogada, confirmou já ter feito o pedido formal na terça-feira no âmbito do processo-crime em curso. “Juntámos documentação que comprova que os danos vão muito para além das consequências físicas e que têm danos psiquiátricos muito sérios, dificilmente reparáveis com qualquer quantia”, afirmou.

Além dos 18 agentes da PSP, o pedido de indemnização é também feito contra a Direção Nacional da PSP.

Os agentes são acusados pelo Ministério Público dos crimes de falsificação de documento agravado, denúncia caluniosa, tortura e outros crimes. Na acusação, deduzida em julho, o procurador diz que os agentes trataram as alegadas vítimas como se fossem objetos, “nos quais batiam por prazer, alimentados por ódio racial”.

Já depois desse despacho, a 4 de setembro, o procurador pediu a alteração das medidas de coação de termo de identidade e residência para a suspensão das funções dos 18 arguidos. O pedido ainda está no Tribunal de Sintra para ser avaliado pela juíza, pois ainda decorre o prazo para se pronunciarem, disse o gabinete de apoio aos serviços de gestão do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Já agora, depois de ser “aliviado” dos meus bens por jovens da Cova da Moura, posso pedir indemnização ao ditos cujos? Fiquei com danos para além das consequências físicas.
    Ah pois, ao contrário não é racismo, nem abre noticiários.

  2. ena pá , eu não precisava de tanto para passar o dia encostado ás paredes a coçar os tomates e a chatear meio mundo … se levaram nas fuças, alguma coisa fizeram , se foi exagerado ou não ? eles dizem que sim , mas quem lhes deu diz que ainda mereciam mais. agora só podem mesmo estar a gozar com o povo que trabalha e paga impostos e que chega ao fim da vida e tem uma reforma de merda. agora estes que trabalhar , “está mas é quieto que isso doi”, e que na sua maioria vivem á conta do orçamento ainda querem mais qualquer coisita, parece o outro que levou o filho para os assaltos e no qual o GNR que estava a cumprir o seu dever teve o azar de acertar, ainda lhe saiu caro por prestar um serviço. vamos mas é a ter coragem meus senhores de ver isto com olhos de gente e acabar com estas chulices, que á trabalho para toda a gente.

  3. eu se vivesse na cova da moura pedia pelo menos mais de 1 milhao… tudo isto faz me lembrar o tempo em que o sucialista brizola controlava o rio de janeiro ja faz muitos anos, onde proibiu a policia de entrar nas favelas para que os donos dos fumos, que era amigalhaços da sua filhinha( isto para nao especular mais) pudessem ” trabalhar” a vontade. a cova da moura e uma favela a moda portuguesa, mas se continuarem os brizolas ca da terra a defender esses guetos por conveniencia e conivencia…. vai acabar mal…. com estes advogados do sos racismo , concerteza os lisboetas vai ter que pagar mais e mais coimas e impostos a geringonça instalada na praça do municipio.
    quanto a imprudencia da policia deixar os marginais vestirem se de meninos do coro é erro de palmatoria. daqui peço que quando aturaem em zonas de guerra urbana, vevem instaladas camaras de filmar nas espingardas e nos capacetes, para lancarem no youtube quando forem provocados quer pelos midia quer pelos promotores destes bunkers em pela cidade de lisboa( quantos votos dará a cova da mora?)

  4. E os danos patrimoniais e nao patrimoniais causados aos Policias e viaturas da PSP quando tem de entrar naquel antro de boa vida?
    Esses somos todos nós que pagamos e os meninos ainda se riem de nós.
    Aquilo resolvia-se alojando lá uns quantos ciganos, para eles policiarem a área.
    Havia ser giro vê-los a queixarem-se de assédio e de racismo !!!!

  5. Tenho de chegar à conclusão, que apesar de não conhecer os factos e apenas saber as causas sociais que levam à marginalidade, este pedido dos advogados pretende ser um incentivo a essa própria marginalidade desvalorizando a importância da polícia na adequação dos meios a utilizar nestas circunstâncias. esta indemnização, tal como os efeitos colaterais e psiquiátricos aduzidos parecem-me verdadeiramente estimuladores para o apoio à chulice, a retração da ação poçicial e o desvio da responsabilidade do Estado (que somos todos) em contribuir para uma distribuição de dignidade mais abrangente. Parece realmente estar na moda o branqueamento do crime e a chulice.

RESPONDER

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …