Jovens da Cova da Moura querem indemnização de mais de meio milhão de euros

(dr) Augusto Brázio

A advogada dos seis jovens agredidos confirma o pedido formal de indemnização feito esta terça-feira no valor global de mais de meio milhão de euros.

Na sequência da acusação de todos os 18 agentes da esquadra da PSP de Alfragide de crimes de tortura, racismo e injúria, os seis jovens que alegadamente terão sido agredidos  exigem agora uma indemnização global de mais de meio milhão de euros por danos não patrimoniais, avança o Público.

Além disso, a advogada que representa os jovens pede também a compensação de todas as despesas efetuadas com o tratamento e reparação dos danos causados pelos agentes.

Lúcia Gomes, a advogada, confirmou já ter feito o pedido formal na terça-feira no âmbito do processo-crime em curso. “Juntámos documentação que comprova que os danos vão muito para além das consequências físicas e que têm danos psiquiátricos muito sérios, dificilmente reparáveis com qualquer quantia”, afirmou.

Além dos 18 agentes da PSP, o pedido de indemnização é também feito contra a Direção Nacional da PSP.

Os agentes são acusados pelo Ministério Público dos crimes de falsificação de documento agravado, denúncia caluniosa, tortura e outros crimes. Na acusação, deduzida em julho, o procurador diz que os agentes trataram as alegadas vítimas como se fossem objetos, “nos quais batiam por prazer, alimentados por ódio racial”.

Já depois desse despacho, a 4 de setembro, o procurador pediu a alteração das medidas de coação de termo de identidade e residência para a suspensão das funções dos 18 arguidos. O pedido ainda está no Tribunal de Sintra para ser avaliado pela juíza, pois ainda decorre o prazo para se pronunciarem, disse o gabinete de apoio aos serviços de gestão do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Já agora, depois de ser “aliviado” dos meus bens por jovens da Cova da Moura, posso pedir indemnização ao ditos cujos? Fiquei com danos para além das consequências físicas.
    Ah pois, ao contrário não é racismo, nem abre noticiários.

  2. ena pá , eu não precisava de tanto para passar o dia encostado ás paredes a coçar os tomates e a chatear meio mundo … se levaram nas fuças, alguma coisa fizeram , se foi exagerado ou não ? eles dizem que sim , mas quem lhes deu diz que ainda mereciam mais. agora só podem mesmo estar a gozar com o povo que trabalha e paga impostos e que chega ao fim da vida e tem uma reforma de merda. agora estes que trabalhar , “está mas é quieto que isso doi”, e que na sua maioria vivem á conta do orçamento ainda querem mais qualquer coisita, parece o outro que levou o filho para os assaltos e no qual o GNR que estava a cumprir o seu dever teve o azar de acertar, ainda lhe saiu caro por prestar um serviço. vamos mas é a ter coragem meus senhores de ver isto com olhos de gente e acabar com estas chulices, que á trabalho para toda a gente.

  3. eu se vivesse na cova da moura pedia pelo menos mais de 1 milhao… tudo isto faz me lembrar o tempo em que o sucialista brizola controlava o rio de janeiro ja faz muitos anos, onde proibiu a policia de entrar nas favelas para que os donos dos fumos, que era amigalhaços da sua filhinha( isto para nao especular mais) pudessem ” trabalhar” a vontade. a cova da moura e uma favela a moda portuguesa, mas se continuarem os brizolas ca da terra a defender esses guetos por conveniencia e conivencia…. vai acabar mal…. com estes advogados do sos racismo , concerteza os lisboetas vai ter que pagar mais e mais coimas e impostos a geringonça instalada na praça do municipio.
    quanto a imprudencia da policia deixar os marginais vestirem se de meninos do coro é erro de palmatoria. daqui peço que quando aturaem em zonas de guerra urbana, vevem instaladas camaras de filmar nas espingardas e nos capacetes, para lancarem no youtube quando forem provocados quer pelos midia quer pelos promotores destes bunkers em pela cidade de lisboa( quantos votos dará a cova da mora?)

  4. E os danos patrimoniais e nao patrimoniais causados aos Policias e viaturas da PSP quando tem de entrar naquel antro de boa vida?
    Esses somos todos nós que pagamos e os meninos ainda se riem de nós.
    Aquilo resolvia-se alojando lá uns quantos ciganos, para eles policiarem a área.
    Havia ser giro vê-los a queixarem-se de assédio e de racismo !!!!

  5. Tenho de chegar à conclusão, que apesar de não conhecer os factos e apenas saber as causas sociais que levam à marginalidade, este pedido dos advogados pretende ser um incentivo a essa própria marginalidade desvalorizando a importância da polícia na adequação dos meios a utilizar nestas circunstâncias. esta indemnização, tal como os efeitos colaterais e psiquiátricos aduzidos parecem-me verdadeiramente estimuladores para o apoio à chulice, a retração da ação poçicial e o desvio da responsabilidade do Estado (que somos todos) em contribuir para uma distribuição de dignidade mais abrangente. Parece realmente estar na moda o branqueamento do crime e a chulice.

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …