Jovens da Cova da Moura querem indemnização de mais de meio milhão de euros

(dr) Augusto Brázio

A advogada dos seis jovens agredidos confirma o pedido formal de indemnização feito esta terça-feira no valor global de mais de meio milhão de euros.

Na sequência da acusação de todos os 18 agentes da esquadra da PSP de Alfragide de crimes de tortura, racismo e injúria, os seis jovens que alegadamente terão sido agredidos  exigem agora uma indemnização global de mais de meio milhão de euros por danos não patrimoniais, avança o Público.

Além disso, a advogada que representa os jovens pede também a compensação de todas as despesas efetuadas com o tratamento e reparação dos danos causados pelos agentes.

Lúcia Gomes, a advogada, confirmou já ter feito o pedido formal na terça-feira no âmbito do processo-crime em curso. “Juntámos documentação que comprova que os danos vão muito para além das consequências físicas e que têm danos psiquiátricos muito sérios, dificilmente reparáveis com qualquer quantia”, afirmou.

Além dos 18 agentes da PSP, o pedido de indemnização é também feito contra a Direção Nacional da PSP.

Os agentes são acusados pelo Ministério Público dos crimes de falsificação de documento agravado, denúncia caluniosa, tortura e outros crimes. Na acusação, deduzida em julho, o procurador diz que os agentes trataram as alegadas vítimas como se fossem objetos, “nos quais batiam por prazer, alimentados por ódio racial”.

Já depois desse despacho, a 4 de setembro, o procurador pediu a alteração das medidas de coação de termo de identidade e residência para a suspensão das funções dos 18 arguidos. O pedido ainda está no Tribunal de Sintra para ser avaliado pela juíza, pois ainda decorre o prazo para se pronunciarem, disse o gabinete de apoio aos serviços de gestão do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Já agora, depois de ser “aliviado” dos meus bens por jovens da Cova da Moura, posso pedir indemnização ao ditos cujos? Fiquei com danos para além das consequências físicas.
    Ah pois, ao contrário não é racismo, nem abre noticiários.

  2. ena pá , eu não precisava de tanto para passar o dia encostado ás paredes a coçar os tomates e a chatear meio mundo … se levaram nas fuças, alguma coisa fizeram , se foi exagerado ou não ? eles dizem que sim , mas quem lhes deu diz que ainda mereciam mais. agora só podem mesmo estar a gozar com o povo que trabalha e paga impostos e que chega ao fim da vida e tem uma reforma de merda. agora estes que trabalhar , “está mas é quieto que isso doi”, e que na sua maioria vivem á conta do orçamento ainda querem mais qualquer coisita, parece o outro que levou o filho para os assaltos e no qual o GNR que estava a cumprir o seu dever teve o azar de acertar, ainda lhe saiu caro por prestar um serviço. vamos mas é a ter coragem meus senhores de ver isto com olhos de gente e acabar com estas chulices, que á trabalho para toda a gente.

  3. eu se vivesse na cova da moura pedia pelo menos mais de 1 milhao… tudo isto faz me lembrar o tempo em que o sucialista brizola controlava o rio de janeiro ja faz muitos anos, onde proibiu a policia de entrar nas favelas para que os donos dos fumos, que era amigalhaços da sua filhinha( isto para nao especular mais) pudessem ” trabalhar” a vontade. a cova da moura e uma favela a moda portuguesa, mas se continuarem os brizolas ca da terra a defender esses guetos por conveniencia e conivencia…. vai acabar mal…. com estes advogados do sos racismo , concerteza os lisboetas vai ter que pagar mais e mais coimas e impostos a geringonça instalada na praça do municipio.
    quanto a imprudencia da policia deixar os marginais vestirem se de meninos do coro é erro de palmatoria. daqui peço que quando aturaem em zonas de guerra urbana, vevem instaladas camaras de filmar nas espingardas e nos capacetes, para lancarem no youtube quando forem provocados quer pelos midia quer pelos promotores destes bunkers em pela cidade de lisboa( quantos votos dará a cova da mora?)

  4. E os danos patrimoniais e nao patrimoniais causados aos Policias e viaturas da PSP quando tem de entrar naquel antro de boa vida?
    Esses somos todos nós que pagamos e os meninos ainda se riem de nós.
    Aquilo resolvia-se alojando lá uns quantos ciganos, para eles policiarem a área.
    Havia ser giro vê-los a queixarem-se de assédio e de racismo !!!!

  5. Tenho de chegar à conclusão, que apesar de não conhecer os factos e apenas saber as causas sociais que levam à marginalidade, este pedido dos advogados pretende ser um incentivo a essa própria marginalidade desvalorizando a importância da polícia na adequação dos meios a utilizar nestas circunstâncias. esta indemnização, tal como os efeitos colaterais e psiquiátricos aduzidos parecem-me verdadeiramente estimuladores para o apoio à chulice, a retração da ação poçicial e o desvio da responsabilidade do Estado (que somos todos) em contribuir para uma distribuição de dignidade mais abrangente. Parece realmente estar na moda o branqueamento do crime e a chulice.

RESPONDER

NOS avança com providência cautelar contra alteração das regras do leilão 5G

A NOS vai avançar com uma providência cautelar contra a alteração das regras do leilão propostas pela ANACOM, no dia em que termina o prazo para as operadores responderem. Na última quinta-feira, no 60.º dia de …

França aprova lei que alarga poder da polícia apesar de críticas e manifestações

O parlamento francês aprovou hoje um projeto de lei sobre segurança que visa alargar os poderes da polícia, apesar das críticas de ativistas dos direitos civis, que temem que a legislação ameace os esforços para …

Bancos dos Emirados estão a congelar contas da família dos Santos

Os bancos dos Emirados Árabes Unidos estão a congelar os bens da família dos Santos e de pessoas a ela relacionadas, respondendo a um pedido da justiça angolana efetuado a 13 de abril, avançou a …

A pedido da Comissão Europeia, EMA volta a rever dados da vacina da AstraZeneca

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta quarta-feira que está a rever os dados sobre a vacina Vaxzevria a pedido da Comissão Europeia. Segundo um comunicado citado pelo Observador, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) …

João Leão prevê para este ano défice de 4,5%. Ministro afasta aumento de impostos e austeridade

A terceira vaga da pandemia forçou o Governo a rever em baixa a previsão de crescimento da economia portuguesa para este ano. Assim, o ministro das Finanças antecipa um défice de 4,5% e crescimento de …

Já não é preciso isolamento para idosos que saiam dos lares por mais de 24 horas

Os idosos que vivem nos lares e que saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Na orientação atualizada nesta quinta-feira, …

Mais duas mortes e 501 casos nas últimas 24 horas em Portugal

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 501 novos casos de covid-19. O relatório desta quinta-feira (15 de abril) dá também conta de mais duas mortes …

PCP quer criar crime de enriquecimento injustificado com pena agravada para políticos

O PCP propôs esta quinta-feira, no Parlamento, a criação do crime de enriquecimento injustificado, com penas até três anos, mas que é agravado para titulares de cargos políticos e públicos, até aos cinco. O projeto dos …

Câmara de Lisboa estende testagem gratuita a todos os moradores

A Câmara de Lisboa decidiu alargar, a partir de quinta-feira, a testagem gratuita nas farmácias à covid-19 a todos os moradores, deixando o programa de estar limitado às freguesias com maior incidência da doença, foi …

"Fechaduras", testemunha do julgamento de Tancos, está em parte incerta

Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", testemunha da acusação e da defesa no caso de Tancos, não compareceu em 08 de março à audiência e voltou a não aparecer esta quinta-feira, com o Tribunal de Santarém …